Missão internacional

Reitores de 26 países participam de encontro internacional em Salamanca, na Espanha

O reitor Marcelo Bregagnoli participou do evento que discutiu o futuro da educação

Foto 2Com o slogan "Universidade, Sociedade e Futuro", o IV Encontro Internacional de Reitores da Universia, realizado em 21 e 22 de maio de 2018 em Salamanca, na Espanha, coincidiu com o 8º centenário da Universidade, uma das mais antigas da Europa. O evento reuniu mais de 700 reitores e representantes acadêmicos de 26 países para refletirem juntos sobre a Universidade do século XXI num momento de profunda mudança e seu papel fundamental no desenvolvimento social.

O reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, professor Marcelo Bregagnoli, foi um dos participantes brasileiros ao lado de outros 120 reitores e representantes das principais instituições de ensino do país que integraram a comitiva da Universia Brasil. Após retornar ao Brasil, Bregagnoli falou sobre a experiência. "É importante entrar em contato com a realidade de instituições públicas e privadas de diversos países e, sobretudo, ver como elas se comportam diante das restrições orçamentárias que estão ocorrendo em muitos lugares. Ver também como as instituições financeiras, como o Banco Santander, têm trabalhado para apoiar essas instituições de ensino", ponderou.

O encontro foi presidido por Ana Botín, presidente do Banco Santander e Universia, e a abertura contou com a presença do rei da Espanha, Filipe VI, e do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo. Durante dois dias, foram realizadas 13 mesas de debate sobre temas estratégicos, como formação e aprendizagem, diante do impacto da transformação digital, transferência de conhecimento e P & D & I no horizonte de 2030, promovendo empreendedorismo ou a empregabilidade de graduados universitários, entre outros tópicos.

Em seu discurso, Ana Botin destacou o poder transformador da tecnologia e mostrou ser uma “firme defensora da inovação e do progresso tecnológico e, em igual medida, do crescimento sustentável e inclusivo”.

Um dos principais pontos discutidos durante o evento, foi a necessidade de as instituições não somente se adaptarem às transformações sociais, mas de liderarem essas mudanças, o que requer estratégia institucional para que possam cumprir sua missão com as comunidades locais e também contribuir com a sociedade de forma mais ampla.

Para Bregagnoli, a interação entre as instituições foi outro ponto forte do evento. "Mais de 700 reitores estiveram presentes, muitas ações foram debatidas e acima de tudo, o evento oportunizou o compartilhamento dessa visão de internacionalização entre as instituições", disse.

O IV Encontro Internacional de Reitores Universia 2018 dá continuidade às reuniões de Rio de Janeiro (Brasil, 2014), Guadalajara (México, 2010) e Sevilha (Espanha, 2005), com o apoio do Banco Santander. As discussões culminaram na elaboração da Carta de Salamanca, um documento com as principais conclusões e propostas para ajudar na construção da universidade do futuro.

Confira a carta de Salamanca na íntegra!

Portugal: Bregagnoli esteve também nos institutos politécnicos da Guarda (IPG) e de Bragança (IPB), em Portugal. De acordo com ele, "a atuação similar com os institutos federais favorece a cooperação técnica com os institutos politécnicos, tanto que assinamos a primeiro acordo de dupla diplomação para o curso de Engenharia Civil com o IPG". O IPB, que já possui convênio com o IFSULDEMINAS, conta atualmente com estudantes em intercâmbio acadêmico. Na ocasião, Bregagnoli esteve com os intercambistas em Bragança.

Espanha: Juntamente com outros reitores, o professor Marcelo Bregagnoli visitou a Universidade de Vigo, na Espanha, para conhecer as instalações da instituição. A universidade, que já possui acordo de cooperação técnica com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), possui uma grande oferta de cursos inovadores na área de tecnologia e pode se tornar uma nova parceira do IFSULDEMINAS.

Internacionalização do Ensino

Desde 2013, o Instituto Federal do Sul de Minas investe na internacionalização do ensino. Atualmente, possui mais de 70 convênios com instituições estrangeiras com o objetivo de promover o intercambio acadêmico, enviando e recebendo estudantes por meio do Programa de Mobilidade Estudantil. Ao todo, cerca de 170 alunos já viajaram para países da Europa, Oceania, Américas do Norte e do Sul e já recebeu quase 50 estudantes estrangeiros nos campi.

Clique e assista a matéria sobre internacionalização do Ensino!

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS com informações do Portal Universia

Data: 06/06/2018