Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEN > Vestibular 2021/1ºsemestre
Início do conteúdo da página

Vestibular 2021/1ºsemestre

Publicados editais para ingresso nos cursos técnicos e superiores do IFSULDEMINAS em 2021

São mais de 3.300 vagas em 82 cursos técnicos e superiores

 

- Acesse aqui a página do Vestibular

- Faça aqui sua inscrição!

- CPC 2019: Três cursos superiores do IFSULDEMINAS recebem nota máxima em avaliação do MEC

Quero educação 2020: IFSULDEMINAS tem 24 cursos superiores estrelados no Guia da Faculdade

- Enade 2019: Instituição é destaque em avaliação do ENADE. Nove cursos com notas 4 e 5

 

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa a abertura dos editais de ingresso de novos alunos no primeiro semestre de 2021 para cursos técnicos integrados e subsequentes e cursos superiores da instituição, todos gratuitos.

Ao todo, são ofertadas 1.245 vagas para o ensino integrado, 700 para o subsequente e 1.368 para o ensino superior (fora as 267 vagas, via SiSU, disponibilizadas em edital próprio ainda a ser lançado). 

As oportunidades são para 44 cursos técnicos nos seis campi (Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre) e dois campi avançados (Carmo de Minas e Três Corações) do instituto e 38 superiores, apenas nos campi. Destacam-se dois novos cursos: os Técnicos Subsequentes em Design de Interiores (Campus Pouso Alegre) e em Geoprocessamento (Polo Inconfidentes), este com carga horária 100% on-line. 

Formas de ingresso

O Ingresso no Ensino Técnico será feito por sorteio, ordem de inscrição ou análise de histórico escolar. Já no Ensino Superior, será com base na nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste ano, o IFSULDEMINAS também permitirá o ingresso de estudantes no ensino técnico e no superior por meio de vagas olímpicas (edital separado). Ou seja, estudantes premiados em Olimpíadas do Conhecimento poderão concorrer a vagas específicas.

Ações Afirmativas 

Como de praxe, o IFSULDEMINAS reserva 50% de suas vagas à inclusão social, por meio da política de Ações Afirmativas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Os outros 50% serão destinados à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservados para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral). Para a comprovação da escolaridade, renda e deficiência de que tratam as vagas de Ações Afirmativas e o PcD Geral é obrigatório, no momento da matrícula, apresentar documentação comprobatória. Além disso, os candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar. 

Taxa de inscrição gratuita

As inscrições começam a partir do dia 7 de dezembro de 2020 e devem ser feitas por meio deste link. Não haverá cobrança de taxa de inscrição no processo seletivo atual e a seleção se dará de forma totalmente on-line. Todas as informações, editais e atualizações deste processo seletivo estarão concentras neste site.

Acesse a modalidade de ensino desejada e confira um resumo sobre a seleção 2021/1º (estes resumos não excluem a necessidade de ler atentamente os editais que regem as seleções):

 

BOTÕES INTERNOS TÉCNICO INTEGRADO   BOTÕES INTERNOS TÉCNICO SUBSEQUENTE   BOTÕES INTERNOS SUPERIORES

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
Data: 04/11/2020
Fim do conteúdo da página