Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEN > CPC 2019
Início do conteúdo da página

CPC 2019

Três cursos superiores do IFSULDEMINAS recebem nota máxima em avaliação do MEC

No total, 12 cursos da instituição foram avaliados em 2019

Os cursos superiores de Engenharia Agronômica (Campus Inconfidentes), de Medicina Veterinária (Campus Muzambinho) e de Engenharia Química (Campus Pouso Alegre) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) obtiveram nota máxima no Conceito Preliminar de Cursos (CPC) 2019. Os resultados foram divulgados na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os cursos pertencem ao seleto grupo dos melhores bacharelados e cursos de tecnologia avaliados pelo MEC no período. Dos 8.188 cursos de 1.250 instituições públicas e privadas de todo o país, apenas 2,6% receberam a nota máxima de qualidade no CPC 2019.

Objetivos do CPC

O CPC auxilia na elaboração de políticas e estratégias para o campo educacional e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). O indicador leva em consideração diferentes aspectos dos cursos de graduação, como o desempenho dos estudantes nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a percepção dos próprios estudantes em relação ao curso e à formação dos professores.

Quando o CPC de um curso é 1 ou 2, o MEC o considera insatisfatório. A nota 3 já o qualifica como satisfatório. Já os conceitos 4 e 5 representam a melhor performance, sendo a nota 5 considerada como de excelência.

Resultados do IFSULDEMINAS

Ao todo, 12 cursos superiores do IFSULDEMINAS foram avaliados no ano passado e receberam nota 5 (máxima), 4 e 3. Confira na tabela, a seguir, a relação completa dos cursos e seus respectivos resultados no CPC 2019.

 Curso  Campus Conceito CPC 2019
Agronomia  Machado 4
Educação Física  Muzambinho 3
Engenharia Agronômica  Inconfidentes 5
Engenharia Agronômica  Muzambinho 4
Engenharia Civil  Pouso Alegre 4
Engenharia Química   Pouso Alegre 5
Engenharia de Alimentos   Inconfidentes 4
Engenharia de Computação   Poços de Caldas 3
Tecnologia em Gestão Ambiental  Poços de Caldas 4
Tecnologia em Gestão Ambiental  Inconfidentes 4
Medicina Veterinária  Muzambinho 5
Zootecnia  Machado  4

 

De acordo com a procuradora educacional institucional, Maria Inês de Almeida Pelegrini, os resultados da avaliação atestam o constante aprimoramento do IFSULDEMINAS. “Como a maioria dos cursos obteve conceitos 4 e 5 no CPC, isso claramente indica que estamos no caminho certo em busca da qualidade e que devemos estar sempre atentos à inovação, aos aspectos metodológicos e às novas estratégias em relação ao ensino ofertado. A partir desses resultados, daremos sequência à nossa ação de intervenção, em vista de melhorias pedagógicas e de devolver para a sociedade profissionais críticos e competentes capazes de atender diferentes demandas da atualidade”, enfatizou. 

Medicina Veterinária

Além do conceito máximo por faixa, o curso de Medicina Veterinária se destacou no índice CPC Contínuo, que é a nota final da instituição, com uma média de todos os componentes que foram avaliados).O curso alcançou a marca de 4.5780 pontos, fazendo com que o INEP apresentasse o IFSULDEMINAS como uma das instituições com maior CPC Contínuo 2019, por área de avaliação. "Isto é motivo de orgulho e um indicador forte de que somos uma instituição pública que oferta uma educação gratuita de qualidade, busca cumprir sua missão no âmbito de sua inserção na comunidade e de seus arranjos produtivos regionais", completou a procuradora educacional institucional.

Edição 2019

No ano passado, foram avaliados cursos de 29 áreas, os bacharelados de agronomia; arquitetura e urbanismo; biomedicina; educação física; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia e zootecnia; além dos superiores de tecnologia nas áreas de agronegócio; estética e cosmética; gestão ambiental; gestão hospitalar; radiologia e segurança no trabalho.

Segundo os dados do Inep, o melhor percentual no CPC 2019 ficou com as ofertas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e Centros Federais de Educação Tecnológica, com 98,2% cursos alcançando uma das três faixas de maior desempenho. Em seguida vieram as universidades, com 96% dos cursos nas faixas de 3 a 5.

Leia também

- Quero Educação 2020: IFSULDEMINAS tem 24 cursos superiores estrelados no Guia da Faculdade

- Enade 2019: Instituição é destaque em avaliação do ENADE. Nove cursos com notas 4 e 5

 

Texto: Ascom IFSULDEMIINAS/Reitoria
Data: 15/12/2020
Fim do conteúdo da página