Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PROEN > Inscrições Processo Seletivo 2020
Início do conteúdo da página

Inscrições Processo Seletivo 2020

Retificação altera a forma de acesso à segunda opção de curso, para os Cursos Superiores

- Retificação

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) por meio da Pró-reitoria de Ensino (ProEN) comunica que, em virtude da adequação do processo seletivo ao sistema no qual são realizadas as inscrições, foram feitas alterações na forma de acesso à segunda opção de curso, para os cursos superiores.

Dessa forma, não haverá mais a necessidade de escolha da segunda opção de curso/campus no ato da inscrição. Essa escolha será realizada posteriormente, por meio de processo específico de manifestação de interesse em vagas não ocupadas nos cursos ofertados pelos campi do IFSULDEMINAS.

As informações gerais podem ser obtidas no Edital 143/2019 - Retificação 03, atentando-se para o disposto no Item 3.
O cronograma para a manifestação de interesse em vagas não ocupadas bem como as orientações específicas serão publicados oportunamente.

Texo: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 07/10/2019

__________________________________________________

Abertas as inscrições para cursos técnicos e superiores do IFSULDEMINAS

Inscrições seguem até 11 de novembro; pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até 11 de outubro

- Inscreva-se!

Já está aberto o período de inscrições no processo seletivo para ingresso em 2020/1º semestre no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). São ofertadas 3.224 vagas nas unidades de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Candidatos a cursos técnicos e superiores têm do dia 1º de outubro e a 11 de novembro de 2019 para realizarem as inscrições pela internet, no endereço: https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/.
O candidato deverá preencher todos os campos obrigatórios apresentados no formulário de inscrição. Os documentos exigidos são:

a) Número do RG e CPF do(a) candidato(a). Não serão aceitos RG e CPF de terceiros, mesmo que de parentes.

b) Se estrangeiro(a): número da carteira de estrangeiro(a) ou número do passaporte visado.

Além disso, o estudante deverá, obrigatoriamente, possuir endereço de e-mail válido e ativo, para receber as comunicações sobre o processo seletivo. O e-mail não poderá ser @bol ou @uol. Após terminar de preencher o formulário on-line, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição, que neste ano é no valor de R$ 30,00 tanto para cursos técnicos, quanto para superiores. O pagamento da guia poderá ser realizado até o dia 12 de novembro de 2019.

Se houver qualquer dificuldade para realizar a inscrição pela internet, o candidato também poderá se inscrever pessoalmente nos campi do IFSULDEMINAS, observando os locais e horários dispostos na tabela abaixo:

Campus Local Dias e Horários
Campus Passos Recepção do Campus De segunda-feira a sexta-feira, das 08h30 às 12h; das 13h30 às 17h; das 18h30 às 22h
Campus Poços de Caldas Secretaria Escolar De segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 12h; das 13h30 às 17h; das 18h30 às 22h
Campus Machado Secretaria Escolar De segunda-feira a sexta-feira, das 07h às 21h
Campus Muzambinho Sala da COPESE, prédio H, Sala 10, porta à esquerda De segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 10h e das 14h às 16h
Campus Inconfidentes  Sala da COPESE, no Prédio Principal - Praça Tiradentes, 416 - Centro De segunda-feira a sexta-feira das 08h às 11h e das 13h às 16h
Campus Pouso Alegre Biblioteca do Campus e Secretaria De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 20h
Campus Avançado Três Corações Biblioteca Escolar De segunda à sexta-feira das 9h às 21h
Campus Avançado Carmo de Minas Sala de Assistência ao Educando De segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 21h

 

Opção de curso

É na hora da inscrição que o candidato irá fazer a sua escolha de curso. Para quem for concorrer a um curso técnico, deverá escolher, primeiramente, o campus e, em segundo lugar, uma única opção de curso, conforme opções disponíveis no item 1 do edital 142/2019, nos quadros 2 a 9.

Já candidatos à vaga no Ensino Superior terão oportunidade de se inscreverem em até duas opções de curso de mesmo nível, no mesmo campus ou em diferentes. O candidato será classificado prioritariamente em sua primeira opção de curso. A relação de cursos por campus encontra-se no item 1 do edital 143/2019, nos quadros 2 a 8.

Isenção da Taxa de Inscrição

O candidato que desejar solicitar a isenção da Taxa de Inscrição deverá realizar sua inscrição no processo seletivo até o dia 11 de outubro de 2019, sob pena de ter seu pedido desconsiderado. Após se inscrever, deverá enviar documentação obrigatória que comprove ter renda familiar por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1497,00) e ter concluído o ensino fundamental (para ingressantes em cursos técnicos) ou médio (para quem deseja realizar curso superior) em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. Caso o pedido seja deferido/aceito, o candidato desconsiderará a GRU e não precisará fazer o pagamento da taxa. Caso o pedido seja indeferido/não aceito, deverá imprimir a GRU e pagar a taxa de inscrição.

A comprovação da situação de vulnerabilidade socioeconômica deverá ser feita por meio da apresentação de um dos seguintes documentos listados abaixo, em envelope lacrado e identificado com a etiqueta constante no ANEXO III:

a) Apresentação da Folha Resumo do Cadastro Único atualizado, devidamente assinada e emitida pelo órgão gestor do Programa Bolsa Família (quem não possuir o Cadastro Único, deverá procurar o órgão gestor do Programa no município onde reside), cópia do Histórico Escolar*, comprovante de bolsa integral para aqueles que estudaram em escolas particulares e Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição (ANEXO II);

ou b) Apresentação da documentação indicada no ANEXO I, cópia do Histórico Escolar, comprovante de bolsa integral para aqueles que estudaram em escolas particulares e Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição (ANEXO II)

O candidato deverá entregar os documentos que comprovem sua situação socioeconômica à COPESE do campus escolhido, no período de 01 a 11 de outubro de 2019. A entrega pode ser feita pessoalmente, das 8h às 11h e das 13h às 17h, ou via Correios (SEDEX com AR). Os endereços das COPESEs seguem abaixo.

Campus  Endereço Copese
Campus Avançado Carmo de Minas A/C Copese Alameda Murilo Eugênio Rubião, s/nº, Bairro Chacrinha Carmo de Minas/MG, CEP 37472-000
Campus Inconfidentes A/C Copese - Prédio Principal Praça Tiradentes, 416, Bairro Centro Inconfidentes/MG, CEP 37576-000
Campus Machado A/C Copese Rodovia Machado – Paraguaçu, Km 3, Bairro Santo Antônio Machado/MG, CEP 37750-000
Campus Muzambinho A/C Copese - Campus Sede Estrada Muzambinho, Km 35, Bairro Morro Preto Muzambinho/MG, CEP 37890-000
Campus Passos A/C Copese Rua da Penha, 290, Bairro Penha II Passos/MG, CEP 37.903-070
Campus Poços de Caldas A/C Copese Rua Dirce Pereira Rosa, 300, Jardim Esperança Poços de Caldas/MG, CEP 37713-100
Campus Pouso Alegre A/C Copese Avenida Maria da Conceição Santos, 900, Bairro Parque Real Pouso Alegre/MG, CEP 37550-970
Campus Avançado Três Corações A/C Copese Rua Coronel Edgar Cavalcanti de Albuquerque, 61, Bairro Chácara das Rosas Três Corações/MG, CEP 37417-158

 

Ações Afirmativas e PcD Geral

É também no momento das inscrições que o candidato deverá optar por concorrer a uma vaga pela ampla concorrência, pelo sistema de ações afirmativas (popularmente conhecido por cotas) ou pelo PcD Geral (Pessoas com Deficiência). O IFSULDEMINAS reserva 50 por cento de suas vagas a estudantes que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% são destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 8 do edital.  Clique aqui e saiba mais sobre como concorrer às vagas reservadas às ações afirmativas.

 

Para mais informações sobre o Processo Seletivo 2020/1º semestre acesse as matérias:

- IFSULDEMINAS lança editais com mais de 3 mil vagas para ingresso em 2020/1º semestre

- Manual do candidato já está disponível no site do Vestibular

- Conteúdo Programático das provas do Ensino Técnico

- Entenda a diferença entre as modalidades de cursos técnicos e superiores

Texo: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 02/10/2019

 

Fim do conteúdo da página