Seminários PROEN
Pró-reitoria de Ensino do IFSULDEMINAS realiza seminários itinerantes nos campi
Os primeiros eventos discutiram supervisão, regulação e avaliação da Educação Superior
A Pró-reitoria de Ensino (PROEN) iniciou em abril deste ano uma programação de visita aos campi do IFSULDEMINAS, que irá se estender ao longo de 2018. O objetivo dos seminários é debater e aperfeiçoar os processos educacionais.
Nesta primeira rodada do evento, a equipe da PROEN, composta pela diretora de Ensino Márcia Rodrigues Machado, a procuradora educacional institucional Maria Inês de Almeida Pelegrini, a pedagoga institucional Sônia Regina Alvim Negreti e a coordenadora-geral de biblioteca Rosimeire Ribeiro, apresentou a temática da “Regulação, Supervisão e Avaliação da Educação Superior” nos campi Pouso Alegre (11/04), Passos (24/04), Machado (25/04) e Poços de Caldas (09/05). Participaram dos eventos, gestores, coordenadores dos cursos e os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada curso, além de bibliotecários e pesquisador institucional.
Todos os quatro (4) campi estão com protocolos de reconhecimento de curso superior no ano de 2018. Como houve mudança na legislação sobre o tema e aperfeiçoamento de instrumentos avaliativos, no final de 2017, a PROEN escolheu o tema para abrir a programação dos seminários itinerantes.
Histórico
As políticas públicas educacionais da educação superior são direcionadas pelo princípio constitucional da garantia de padrão de qualidade, previsto no art. 206, inciso VII da Constituição Federal de 1988. Fundamentando-se nessa máxima, em 2004, foi instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que tem como finalidade a melhoria da qualidade da educação nos cursos de graduação e instituições de educação superior.
Durante os seminários, também foi demonstrado o histórico de processos regulatórios pelos quais o IFSULDEMINAS já passou com seus trinta (30) cursos reconhecidos e com renovação de reconhecimento pelo Ministério da Educação, além de cinco (5) avaliações institucionais de recredenciamento, credenciamento institucional EaD e de três polos. Entra neste processo avaliativo do Sinaes, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que também foi abordado no seminário. “O ENADE é de suma importância tanto para a instituição como para o aluno, além de seu resultado incidir sobre o Conceito Preliminar de Curso, e este sobre o Índice Geral de Cursos – IGC”, ressalta a procuradora educacional institucional Maria Inês de Almeida Pelegrini.
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
22/05/2018
Redes Sociais