Auxílio Estudantil 2018
Confira novo cronograma do Programa de Auxílio Estudantil 2018
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa nesta quinta-feira, 22 de março, um novo cronograma para o Programa de Auxílio Estudantil 2018. A retificação se destina exclusivamente aos estudantes que efetuaram matrícula nos cursos presenciais no período compreendido entre 05 a 20 de março de 2018. Para estudantes que se encaixarem nessa situação, é obrigatória a apresentação de declaração da secretaria comprovando a efetivação da matrícula no período citado acima. Estudantes que não apresentarem tal comprovação terão sua inscrição indeferida.
Publicado em: 22/03/2018
____________________________________________________________________________________________
Divulgado novo cronograma do Programa de Auxílio Estudantil 2018
Inscrições foram prorrogadas até o dia 14 de março
- Novo Cronograma do Edital 14/2018
O IFSULDEMINAS divulga nesta sexta-feira, dia 09 de março, um novo cronograma para o Programa de Auxílio Estudantil 2018. As alterações foram necessárias devido a problemas técnicos que impediram alguns estudantes de realizarem suas inscrições dentro do prazo estabelecido anteriormente.
Inscrições
Com as modificações, os interessados têm até o dia 14 de março para se inscreverem no programa pelo endereço: auxilioestudantil.ifsuldeminas.edu.br.
O primeiro passo é realizar o cadastro no sistema de Auxílio Estudantil. Por meio desse cadastro, o estudante poderá efetuar a inscrição. É preciso verificar o e-mail cadastrado no momento da matrícula para ter acesso a senha, de posse da senha, o próximo passo é realizar a inscrição no ícone: Editais Abertos e ainda preencher o questionário e enviar para análise. Para o preenchimento do Questionário Socioeconômico, o estudante deverá seguir o passo a passo (Escolha dos Auxílios, Renda do Candidato, preenchimento do Questionário Socioeconômico e preenchimento do Quadro de Familiares) e, ao finalizar, clicar no botão "Concluir e Enviar sua inscrição para Análise".
Documentação comprobatória
Após a inscrição, o estudante deverá entregar a documentação comprobatória em envelope lacrado (fechado e colado) com a folha do protocolo (Anexo VI) fixado do lado de fora do envelope. O período para entregar a documentação solicitada foi extendido até o dia 15 de março.
A entrega deverá ocorrer na Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE), e/ou no Setor de Assistência ao Educando (SAE) dos campi, na sala do serviço social ou para os coordenadores de unidade, nos casos dos Núcleos Avançados e Polos de Rede. Outros documentos poderão ser solicitados pelo assistente social, a qualquer momento, para melhor compreensão da situação socioeconômica do estudante. Confira a lista da documentação completa no Edital!
Publicado em 09/03/2018
____________________________________________________________________________
Inscrições para o Programa de Auxílio Estudantil terão novo prazo
A Pró-Reitoria de Ensino do IFSULDEMINAS, por meio da Coordenação de Acompanhamento ao Educando, divulga nesta quinta-feira, 08 de março, nota de esclarecimento referente ao Programa de Auxílio Estudantil.
"Devido a problemas de ordem técnica, as inscrições dos auxílios estudantis terão seu prazo prorrogado. O setor está verificando, junto às assistentes sociais qual será o novo cronograma. Assim, informamos aos estudantes que não estão conseguindo realizar suas inscrições que será concedido novo prazo para realização das mesmas, bem como para a entrega da documentação. Pedimos que todos fiquem atentos às publicações que serão veiculadas no site institucional."
Data: 08/03/2018
___________________________________________________________________________
Programa de Auxílio Estudantil 2018 abre inscrições a partir de 10 de fevereiro
Os estudantes regularmente matriculados no ano letivo de 2018, que ingressaram via transferência externa, participantes de intercâmbio ou com matrículas trancadas podem se inscrever para o Programa Auxílio estudantil 2018. O programa tem por objetivo identificar e selecionar os estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica para concessão dos seguintes auxílios: alimentação, creche, transporte,material didático e moradia. Estudantes que tiveram sua inscrição indeferida no Edital 74/2017, bem como os demais estudantes que não ingressaram no ano letivo 2018, não poderão participar deste edital, deverão aguardar o edital do segundo semestre para solicitar o auxílio estudantil.
Inscrições
Os interessados deverão realizar inscrição entre os dias 10 de fevereiro e 08 de março, por meio do endereço: auxilioestudantil.ifsuldeminas.edu.br. O primeiro passo é realizar o cadastro no sistema de Auxílio Estudantil. Por meio desse cadastro, o estudante poderá efetuar a inscrição. É preciso verificar o e-mail cadastrado no momento da matrícula para ter acesso a senha, de posse da senha, o próximo passo é realizar a inscrição no ícone: Editais Abertos e ainda preencher o questionário e enviar para análise. Para o preenchimento do Questionário Socioeconômico, o estudante deverá seguir o passo a passo (Escolha dos Auxílios, Renda do Candidato, preenchimento do Questionário Socioeconômico e preenchimento do Quadro de Familiares) e, ao finalizar, clicar no botão "Concluir e Enviar sua inscrição para Análise".
Após a inscrição, o estudante deverá entregar a documentação comprobatória em envelope lacrado (fechado e colado) com a folha do protocolo (Anexo VI) fixado do lado de fora do envelope. A entrega deverá ocorrer na Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE), e/ou no Setor de Assistência ao Educando (SAE) dos campi, na sala do serviço social ou para os coordenadores de unidade, nos casos dos Núcleos Avançados e Polos de Rede. Outros documentos poderão ser solicitados pelo assistente social, a qualquer momento, para melhor compreensão da situação socioeconômica do estudante. Confira a lista da documentação completa no Edital!
Acesso ao Sistema
Para acessar o Sistema de Auxílio Estudantil, o primeiro passo é estar cadastrado no Sistema Acadêmico com um e-mail válido. O candidato poderá solicitar sua senha para acessar o Sistema pela primeira vez, por meio do link “Criar Senha” na página inicial do Sistema Auxílio Estudantil e preencher o CPF (do candidato). O procedimento para cadastro da senha será enviado para o e-mail do candidato.
Seleção
A seleção será feita por meio de avaliação socioeconômica, composta por três etapas (todas eliminatórias):
- 1ª etapa: cadastro no Sistema do Auxílio Estudantil, inscrição no Edital Aberto e entrega da documentação comprobatória, conforme item 6.2
- 2ª etapa: análise da inscrição no Sistema Auxílio Estudantil e dos documentos exigidos.
- 3ª etapa: entrevista com o candidato e, se necessário, visita domiciliar a ser realizada por assistente social do IFSULDEMINAS.
Recursos
O estudante terá dois dias úteis, de acordo com o cronograma do Edital, para interpor recurso contra o resultado de alguma das etapas do processo seletivo. Os candidatos indeferidos na 1ª etapa não poderão interpor recurso. Para recorrer contra o resultado das 2ª e/ou 3ª etapas, o estudante deverá preencher, obrigatoriamente, o Formulário de Recurso disponível no Sistema do Auxílio Estudantil http://auxilioestudantil.ifsuldeminas.edu.br/ e enviar via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entregar na sala do Serviço Social e/ou CGAE dos campi em envelope lacrado com Anexo VII (protocolo) fixado do lado de fora do envelope.
Resultado
Os candidatos inscritos deverão acompanhar sua situação no Sistema do Programa Auxílio Estudantil através do link: http://auxilioestudantil.ifsuldeminas.edu.br/.Após concluídas todas as etapas, o estudante deverá acessar o Sistema do Auxílio Estudantil para imprimir o Termo de Compromisso. Em seguida preencher, assinar e entregar na sala do Serviço Social e/ou CGAE com a cópia do cartão bancário.
Cronograma
Abertura do Edital | 31 de janeiro |
Período de Inscrições pelo site | 10 de fevereiro a 08 de março |
Entrega da Documentação | 10 de fevereiro a 09 de março |
Análise das inscrições e documentação - 2ª etapa | 12 a 29 de março |
Divulgação do resultado da 2ª etapa | 02 de abril |
Solicitação de recurso da 2ª etapa | 03 e 04 de abril |
Análise dos recursos e divulgação | 04 a 09 de abril |
Agendamento das Entrevistas no Sistema | 10 de abril |
Entrevistas 3ª etapa | 11 de abril a 04 de maio |
Divulgação do resultado parcial | 07 de maio |
Solicitação de recurso da 3ª etapa | 08 e 09 de maio |
Análise dos recursos | 09 a 10 de maio |
Resultado final da seleção | 11 de maio |
Assinatura do Termo de Compromisso | 11 e 14 de maio |
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
01/02/2018
Redes Sociais