Assistência Estudantil
Disponível o edital do Programa de Auxílio Estudantil 2017
Estudantes do IFSULDEMINAS poderão se inscrever a partir do dia 20 de julho
- Retificação - publicado em: 20/07/2017
- Retificação - publicada em: 11/08/2017
Os estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos ou superiores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) poderão solicitar o auxílio estudantil. O edital lançado pela Pró-Reitoria de Ensino tem por objetivo identificar e selecionar os estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica para concessão dos auxílios.
O programa realiza uma análise socioeconômica dos estudantes e verifica se eles atendem aos critérios, contemplando as seguintes modalidades: auxílio-alimentação, auxílio-creche, auxílio-transporte, auxílio material didático e auxílio-moradia, contribuindo para permanência e êxito do estudante, sendo que o é possível receber mais de um auxílio simultaneamente.
Os alunos contemplados nos Editais 32/2016, 40/2016 e 04/2017 e Auxílio Emergencial que tiveram alteração na realidade socioeconômica familiar e acadêmica não necessitam se inscrever. Eles deverão procurar o Serviço Social do campus para solicitar revisão de seu auxílio estudantil, mas o atendimento à nova situação dependerá da disponibilidade orçamentária do programa.
Inscrições
Os interessados poderão realizar inscrição entre os dias 20 de julho e 11 de agosto, pelo site:https://auxilioestudantil.ifsuldeminas.edu.br/login O primeiro passo é realizar o cadastro no sistema de Auxílio Estudantil. Por meio desse cadastro, o estudante poderá efetuar a inscrição e ainda deverá preencher o Questionário Socioeconômico, seguindo o passo a passo (Escolha dos Auxílios, Renda do Candidato, preenchimento do Questionário Socieconômico e preenchimento do Quadro de Familiares) e, ao finalizar, clicar no botão "Concluir e Enviar sua inscrição para Análise". Após a inscrição, o estudante deverá entregar a documentação comprobatória dentro do período de inscrições, no setor de Serviço social do seu campus.
Ao efetivar sua inscrição, será gerado um número de protocolo que será usado durante todo o processo do Edital. O número de protocolo gerado deverá ser anotado no anexo VI, que possui duas vias: uma deverá ser fixada no lado de fora do envelope lacrado com documentação comprobatória. Já a outra via, devidamente preenchida e assinada pelo servidor que receber o envelope, deverá ser guardada pelo candidato. Esta é a única comprovação de que os documentos foram entregues dentro do prazo estabelecido no Edital. (Confira a lista da documentação completa no Edital!). Lembrando que a inscrição deve ser realizada em um computador, pois o Sistema Auxílio Estudantil não está configurado para funcionar com todas as suas funcionalidades em celulares e tablets.
Seleção
A seleção será por meio de avaliação socioeconômica, composta por três etapas (todas eliminatórias):
1ª etapa: cadastro no Sistema do Auxílio Estudantil, inscrição no Edital Aberto e entrega da documentação comprobatória, conforme item 5.2 do Edital.
2ª etapa: análise da inscrição no Sistema Auxílio Estudantil e dos documentos exigidos.
3ª etapa : entrevista com o candidato, se necessário, a ser realizada por assistente social do IFSULDEMINAS.
Recursos
O estudante que interpor recurso contra o resultado de alguma das seguintes etapas do processo seletivo terá dois dias úteis, de acordo com o cronograma. Candidatos que não foram aceitos na 1ª etapa não poderão interpor recurso, uma vez que esta etapa corresponde aos pré-requisitos descritos no edital. Para recorrer contra o resultado das 2ª e/ou 3ª etapas, o estudante deverá preencher o Formulário de Recurso e enviá-lo via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entregá-lo na sala do Serviço Social e/ou CGAE dos campi ou para o responsável indicado pela gestão do campus (quando for Polo de Rede, Núcleos Avançados ou campus Avançado). O Formulário de Recurso deve ser utilizado para que o estudante apresente argumentos e documentos que fundamente os questionamentos.
Resultado
Os candidatos inscritos deverão acompanhar sua situação no Sistema Auxílio Estudantil , assim como a data, horário das entrevistas e resultado.
Cronograma
Etapas | Prazos |
Abertura do Edital | 12 de julho |
Período de Inscrições pelo site - 1ª etapa | 20 de julho a 11 de agosto |
Entrega da Documentação | Até 14 de agosto |
Análise das inscrições e documentação - 2ª etapa |
15 a 29 de agosto |
Divulgação do resultado da 2ª etapa | Até 30 de agosto |
Solicitação de recurso da 2ª etapa | 31 de agosto a 04 de setembro |
Análise dos recursos e divulgação | 05 e 06 de setembro |
Entrevistas - 3ª etapa | 07 a 15 de setembro |
Divulgação do resultado parcial | 18 de setembro |
Solicitação de recurso da 3ª etapa | 19 de setembro |
Análise dos recursos | 19 e 20 de setembro |
Resultado final da seleção | Até 20 de setembro |
Assinatura do Termo de Compromisso | Até 22 de setembro |
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
12/07/2017
Redes Sociais