Página inicial > DDRI > Coordenadoria de Arquivos > Assinatura Eletrônica

Assinatura Eletrônica

Aprenda como assinar um Documento Eletrônico e como validar uma Assinatura Eletrônica

Como assinar um Documento Eletrônico

Para assinar um documento eletrônico, com emprego de certificado digital emitido no âmbito da ICP-Brasil, veja abaixo dois vídeos/tutoriais contendo as instruções de como realizar o processo.

Link para o vídeo tutorial

- Como assinar um documento eletrônico (Assinador Serpro)

- Como assinar um documento eletrônico (Adobe Reader)

- Vídeos eleborados pela Coordenadoria de Suporte de Tecnologia de Informação (CSTI)Link para o vídeo tutorial

Como validador uma Assinatura Eletrônica

Para verificar se uma assinatura eletrônica está aderente às normas da ICP-Brasil, basta acessar o site do Verificador de Conformidade do Padrão de Assinatura Digital do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI):

Link para a página do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI)
- Como validar uma assinatura eletrônica

Obs.: O Verificador de Conformidade do Padrão de Assinatura Digital ICP-Brasil é um serviço gratuito disponibilizado pelo ITI. Com o verificador você pode aferir se um arquivo assinado com certificado ICP-Brasil está em conformidade com o DOC-ICP-15.