Página inicial > PROEX > Lançamento oficial IF Mais Empreendedor Nacional

Lançamento oficial IF Mais Empreendedor Nacional

IFSULDEMINAS e Setec lançam oficialmente o programa IF Mais Empreendedor Nacional para toda a Rede Federal

lança if mais empreendedorNa tarde desta segunda-feira, 22 de março, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) lançaram oficialmente o programa IF Mais Empreendedor Nacional. A divulgação foi feita durante uma transmissão ao vivo pela TV IFSULDEMINAS e está disponível no canal do instituto no Youtube.

O objetivo do programa é levar estudantes da Rede Federal EPCT, supervisionados por docentes, para atuarem junto à comunidade regional, oferecendo consultoria gratuita e especializada a micro e pequenos empresários e empreendedores individuais que tiveram os negócios afetados pela crise sanitária e econômica gerada pela pandemia da COVID-19.

O modelo do programa foi idealizado e iniciado pelo IFSULDEMINAS no segundo semestre de 2020. Os resultados alcançados regionalmente e o potencial em atuar junto ao setor privado e em servir como ambiente de prática profissional para aprimorar os conhecimentos teóricos dos discentes levaram a Setec a destinar R$ 6,9 milhões em recursos para que o IF+Empreendedor fosse ampliado para todas as instituições da Rede EPCT, presente em 26 estados e no Distrito Federal.

Edital de Adesãoifsuldeminas e setec

O edital 05/2021, que rege a adesão das instituições ao programa, foi publicado no dia 15/03 via Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEMA) e o período de adesão segue até 25/04.

A FADEMA é a entidade responsável pela gestão administrativa e operacional do pagamento de bolsas para a execução dos projetos e pela verificação do enquadramento das propostas e documentos institucionais. O IFSULDEMINAS coordena a execução do programa. Já a Setec é a parte responsável por estabelecer as diretrizes, prover os recursos financeiros e monitorar as ações. As instituições que aderirem ao programa deverão selecionar suas próprias equipes, o coordenador institucional e os empreendimentos que receberão intervenção e desenvolver as ações propostas.

Cerimônia on-line

Wandemberg VenceslauO secretário de Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos, abriu o evento destacando o importante apoio do IFSULDEMINAS ao assumir a coordenação nacional do programa e descreveu os números que a iniciativa visa alcançar nacionalmente. “A Setec reconhece o grande potencial de mobilização social dessa ação. Com potencial de atender 1470 empreendimentos, com o envolvimento significativo de cerca de 1800 estudantes, além de mais de 300 servidores, que atuarão como coordenadores de equipes e institucionais. O papel da Setec, de articulador e indutor dessa política de educação profissional e tecnológica, só pode ser realizado com sucesso se houver o engajamento desses atores da Rede Federal”.

Na sequência, foi a vez de Sergio Ricardo Calderini Rosa, gerente de Projeto e diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica da Setec falar sobre o lançamento. Rosa enfatizou a relevância do perfil do público-alvo do programa. “Os micro e pequenos empresários são responsáveis por 30 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do país e eles são empregadores de mais de 50 por cento do corpo de trabalho do Brasil. Então, ao levar o conhecimento da Rede Federal para esse segmento, a gente reforça a importância dos Institutos Federais para o desenvolvimento do país e ratifica para a sociedade a importância dessas instituições”.bregagnoli

Continuando o evento, o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, e o pró-reitor de Extensão da instituição, Cleber Ávila Barbosa, ressaltaram como elemento fundamental para o sucesso das ações a articulação entre Ensino, Extensão e Pesquisa, comunidade acadêmica e parceiros. Por fim, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, Sindynara Ferreira, conduziu a apresentação do programa e forneceu uma visão geral sobre o edital 05/2021.

No final da apresentação, representantes do IFSULDEMINAS e da Setec esclareceram dúvidas pontuais dos participantes.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 23/03/2021