Página inicial > Notícias > Item 02 - filho > Dia Internacional Contra a Corrupção - 9 de de Dezembro

Dia Internacional Contra a Corrupção - 9 de de Dezembro

Design sem nome

Saiba como o IFSULDEMINAS tem avançado em ações contra a corrupção

A corrupção não ocorre só no nosso país. Tanto que a comunidade internacional vem se mobilizando para preveni-la e combatê-la. Existem diversas convenções assinadas com esse objetivo, tanto no âmbito global quanto no regional. No contexto global, o Brasil é signatário da Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais, de 1997, e da Convenção das Nações Unidas contra Corrupção (Convenção da Organização das Nações Unidas - ONU), de 2003. Já no âmbito regional, o Brasil é membro da Convenção Interamericana contra a Corrupção (Convenção da Organização dos Estados Americanos – OEA), de 1996.

A integridade pública é uma resposta estratégica e sustentável à corrupção. Integridade é um dos principais pilares das estruturas políticas, econômicas e sociais e, portanto, é essencial ao bem-estar econômico e social e à prosperidade dos indivíduos e das sociedades como um todo. Uma forma de tratar a integridade no âmbito nacional é a criação de sistemas de integridade. A Transparência Internacional trouxe, ainda na década de 1990, o conceito de Sistema Nacional de Integridade, que abrange as instituições de um país, responsáveis pelo combate à corrupção (os três poderes, os partidos políticos, os setores público e privado, a sociedade civil, entre outros). Por sua vez, para a OCDE, um sistema de integridade abrangente e coerente é um dos componentes da estratégia de integridade pública a ser adotada pelos países como resposta à corrupção. Saiba como o IFSULDEMINAS tem avançado nesse sentido.

Marca Participacao PNPC

Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

O IFSULDEMINAS é participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. Na primeira fase do programa o Instituto levantou as vulnerabilidades da organização quanto à fraude e à corrupção, a partir de um autodiagnóstico feito pelos gestores por meio do sistema e-Prevenção. Nele, foram autoavaliados a existência e o uso de mecanismos institucionais considerados, tanto no Brasil como no exterior, essenciais ao enfrentamento de situações relacionadas à fraude e corrupção.

Para avançar no tema, o Instituto passou a contar com o suporte on-line do PNPC que oferece treinamentos e orientações personalizadas e contínuas para a montagem de ações necessárias ao aprimoramento de um sistema de integridade organizacional.

Coordenação de Integridade e Controle Interno 1

Coordenação de Integridade e Controle Interno - COI

Na reunião do Conselho Superior que ocorreu no dia 01 de novembro de 2022, foi aprovada pelos conselheiros a criação e o regulamento da Coordenação de Integridade e Controle Interno - COI. O regulamento da COI foi construído em conformidade com o Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal vinculado à Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União. Clique aqui para acessar o regulamento

Formas de Contato

canais

Clique aqui para acessar os canais da Ouvidoria

A Ouvidoria de Prevenção e Combate à Corrupção recebe e acompanha denúncias de corrupção, fraude e de atos lesivos como nepotismo e conflito de interesses, praticados por agentes públicos, contratados e licitantes. Recebe também solicitações, elogios, reclamações e sugestões sobre serviços e servidores ligados ao tema. Clique aqui para acessar os canais da Ouvidoria.

Outro canal de expressão é a Corregedoria do IFSULDEMINAS. Ela integra o Sistema de Correição do Poder Executivo Federal, ligado ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, sendo encarregada de orientar e apurar irregularidades cometidas pelos servidores da autarquia.

Unidade de Auditoria Interna tem como objetivo avaliar os atos de gestão quanto à legalidade, legitimidade, eficácia e eficiência, e prestar consultoria para aperfeiçoamento das atividades e estruturas de controles internos.

Comissão de Ética é mais um elo entre a administração, os servidores e o público. É uma instância comprometida quanto à sua atuação consultiva, preventiva e educadora, que busca criar mecanismos que valorizem o comprometimento de todos com as práticas éticas instituídas. Além disso, procura favorecer a implementação de uma cultura ética na Instituição, como estratégia fundamental para a harmonia na convivência social e para o desenvolvimento institucional.

Vamos construir coletivamente o novo "Código" que tratará de Ética e Integridade

codigo

Comissão de Ética e a Coordenação de Integridade e Controle Interno - COI se reuniram para verificar a fundamentação legal de atualização do atual Código de Ética para "Código de Ética e Integridade" . Para a verificação de conformidade a COI recebeu o retorno da CGU que concordou com a proposta e a Comissão de Ética recebeu uma Nota Informativa da Coordenação-Geral do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal também no entendimento que a Instituição poderá adotar um único código tratando da ética e da integridade. Em breve será divulgado um formulário de participação social, antes disso, você já está convidado para enviar suas sugestões no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.