Gestão de Riscos no IFSULDEMINAS
Alinhado à política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, o IFSULDEMINAS institucionalizou sua Política de Gestão de Riscos, por meio da Resolução CONSUP nº 62/2020 em 15 de novembro de 2020.
Risco tem como origem a palavra risicu ou riscu, em latim, podemos dizer que ousar é arriscar, pôr-se em risco. No ambiente organizacional, gestão de risco refere-se a dirigir, administrar, gerenciar esta ousadia. (LAMBOY et al.,2017, p. 501).
Portanto manter uma cultura da administração dos riscos no ambiente organizacional é um elemento-chave de eficácia de qualquer gestão.
É fundamental entender o risco sobre duas perspectivas:
Para ajudar na compreensão, a seguir alguns conceitos utilizados na Gestão de Riscos do IFSULDEMINAS:
Gerenciamento de riscos – processo de natureza permanente, estabelecido, direcionado e monitorado pela Alta Administração, que contempla as atividades de identificar, avaliar e gerenciar potenciais eventos que possam afetar a Instituição, destinado a fornecer segurança razoável quanto à realização de seus objetivos.
Gestão de riscos – refere-se à arquitetura (princípios, estrutura e processo) para gerenciar riscos eficazmente, enquanto que gerenciamento de riscos refere-se à aplicação dessa arquitetura para riscos específicos.
Gestor de risco – proprietário do risco, definindo como pessoa ou entidade com a responsabilidade e a autoridade para gerenciar um risco.
Plano de Gerenciamento de Riscos – esquema dentro da estrutura da gestão de riscos, que específica a abordagem, os componentes de gestão e os recursos a serem aplicados para gerenciar riscos.
Acesse os canais de denúncias, reclamações e elogios
Do Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles | Publicações | Links úteis |
|
- Política de Gestão de Riscos |
Redes Sociais