Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Livros

Confira as publicações.

 

 Acesse:  

Café nas Montanhas 1 Livro: Café nas montanhas - Caracterização da cafeicultura na área de atuação da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé de Marcelo Bregagnoli e Jorge Florêncio Ribeiro Neto.

Este livro é sequência de um estudo prévio (400 produtores) realizado em 2012 nos municípios de atuação da Cooxupé no Sul de Minas Gerais (Botelhos, Cabo Verde, Campestre, Juruaia, Muzambinho e Nova Resende), depois de projeto aprovado pelo CNPq, intitulado: Diagnóstico das propriedades cafeeiras nos municípios de atuação da Cooxupé. Nesta fase do trabalho, cidades consideradas “polos” na produção de café foram definidas pela Cooxupé, sendo 14 municípios no Sul de Minas Gerais (Alfenas, Alpinópolis, Alterosa, Areado, Bom Jesus da Penha, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Conceição Aparecida, Guaxupé, Guaranésia, Itamogi, Monte Belo, Monte Santo de Minas e São Pedro da União), 7 municípios no Cerrado Mineiro (Araguari, Campos Altos, Coromandel, Monte Carmelo, Patrocínio, Rio Paranaíba e Serra do Salitre) e a cidade de Caconde no Nordeste Paulista, totalizando 647 produtores/cooperados entrevistados. Objetiva-se também com esta obra, através da divulgação dos resultados, propor linhas de pesquisas para as diversas instituições de investigação científica do país, na busca de atividades cafeeiras sustentáveis. 

 

Pés pelas mãos

 E-book: Pés pelas mãos - Um retrato da migração cafeeira (Acesse)

 O trabalho feito como conclusão do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) pela jornalista Tatiana de Carvalho Duarte,  se tornou em um livro que busca através de imagens, demostrar como os migrantes sobrevivem durante a época da colheita de café na  cidade de Cabo Verde, Sul de Minas Gerais, que anualmente leva cerca de três mil pessoas, num período de dois a quatro meses à cidade.  Essa atividade acaba criando uma grande troca de cultura, hábitos, memórias, aspirações e visões de mundo com a população da cidade.

 Por meio de entrevistas e fotografias, o livro em forma de fotorreportagem, procura demonstrar que a obra pode ser trata como uma  representação em torno das identidades culturais e servir como um documento para futuras pesquisas, que são produzidas no contínuo  deslocamento migratório do povo brasileiro.

    

glossarioambiental

 E-book: Glossário Ambiental (Acesse)

 Com intuito de facilitar a pesquisa no IFSULDEMINAS, o professor Luiz Flávio Reis Fernandes produziu o "Glossário Ambiental", obra que  coloca de maneira objetiva e esclarecedora termos ambientais na forma de um glossário, tendo como referência o alfabeto de A até Z.

 Há glossários de diversas áreas do saber, mas este propõe mais uma finalidade, à de se transformar em uma ferramenta para toda a  comunidade acadêmica e não só para os alunos do IFSULDEMINAS. O documento utilizado para o glossário foi elaborado a partir da  participação dos alunos matriculados no primeiro período do curso de Gestão Ambiental do IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes.

 

 

Livros Edital 2012: 

cafe nas montanhas web 1Café nas montanhas: cafeicultura sustentável no Sul de Minas Gerais (Acesse) 

Resultado de uma pesquisa de campo promovida pela parceria entre o IFSULDEMINAS e a Cooxupé, o livro Café nas montanhas se destina a tomadores de decisão que atuam no agronegócio do Sul de Minas Gerais. O livro analisa a importância do café, das pequenas propriedades e das pequenas cidades para o arranjo produtivo local do Sul de Minas Gerais, e deixa entrever a seguinte questão: o Sul de Minas Gerais é capaz de manter-se com sucesso na atualidade?

 

 

 

uniformes luso brasileirosUniformes luso-brasileiros nas guerras do sul contra os espanhóis 1750-1790 (Acesse alguns trechos)

O artista plástico Dennis Hanson demonstra neste livro como aquarela e softwares de edição de imagem podem recriar um pedaço do passado. Tradição e tecnologia permitiram ao artista reconstruir desenhos setecentistas que vândalos haviam destruído. O resultdo é uma obra rica em cores e significados. Uniformes luso-brasileiros está disponível apenas em versão impressa, mas você pode conferir alguns trechos neste PDF.

 

 

 

 

Desenvolvimento Integrado 1Desenvolvimento social integrado: uma análise a partir da produção cultural, da tecnologia da informação e da saúde (Acesse) 

O livro integra, na ótica comum do desenvolvimento social, temas tão diversos quanto o empreendedorismo na área de tecnologia da informação, a inovação em design como diferencial competitivo, o advento da televisão digital paralelamente à exclusão digital, a resposta social dos blogs às transmissões televisivas, o valor da palavra falada para o incentivo à leitura, as redes de relacionamentos de empresas incubadas em universidades e a gestão ambiental de resíduos têxteis e hospitalares.  

  

 

 CAPA IESOInternational Earth Science Olympiad 2015 Final Report

O International Earth Science Olympiad 2015 Final Report é a publicação que reúne o registro de todas as informações e detalhes das atividades da 9th International Earth Science Olympiad (IESO), realizada pela Organização Internacional de Educação em Geociências - IGEO - e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, em Poços de Caldas-MG, entre os dias 13 e 20 de setembro de 2015.
Primeira vez que este evento mundial foi sediado no Brasil, a IESO 2015 reuniu 250 alunos e professores de 27 países que participaram da competição de conhecimentos acerca de temas da área de Ciências da Terra.

 

 

CAOA IESO 2 Earth Science Education: global perspectives

O livro Earth Science Education: global perspectives aborda a importância do ensino/aprendizagem das disciplinas da área de Ciências da Terra para o destino da humanidade, seu papel central para o desenvolvimento de percepções ambientais e do pensamento sistêmico, em contraponto ao pouco prestígio que essas disciplinas recebem nos sistemas educacionais de vários países do mundo.

A publicação reúne os relatos de professores e pesquisadores de 27 países, responsáveis por orientarem suas equipes no processo de preparação e seleção para participar da International Earth Science Olympiad (IESO) 2015, realizada pela Organização Internacional de Educação em Geociências - IGEO - e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página