10ª OBAP - Premiação

Equipes do IFRS, IFAL e IFTM são os grandes vencedores da fase presencial da 10ª OBAP

- Classificação final das equipes: categoria Integrado

- Notas individuais: categoria Integrado

- Classificação final das equipes: categoria Subsequente

- Notas individuais: categoria Subsequente

IMG 6963A felicidade de participar novamente de um evento presencial, depois de dois anos de pandemia, só não foi maior do que a alegria de se descobrir vencedor da 10ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A cerimônia de encerramento e premiação aconteceu na noite do último sábado (05/03), no auditório do Campus de Alegre do Ifes, e contou com a presença de autoridades, gestores, além dos competidores, que vieram de 16 estados brasileiros. Confira aqui as fotos do evento.

Mesmo numa configuração menor e diferente da habitual, devido à 10ª OBAP ter sido inicialmente planejada para acontecer apenas em formato virtual em 2021, a realização da fase presencial no início de março deste ano em Alegre, Espírito Santo, foi marcante para a história da competição. Pela primeira vez, a olimpíada contou com a presença massiva feminina, que representou 70% dos competidores. Além disso, o número de instituições públicas municipais e estaduais, que enviaram estudantes à OBAP, se igualou ao de Institutos Federais. Confira aqui outras histórias que fizeram esta edição singular

O percurso traçado pelos vencedores teve início em julho de 2021, quando cerca de 900 estudantes das redes federal, estadual e municipal, de mais de 300 unidades de ensino de 23 estados brasileiros, se inscreveram na olimpíada. Destes, 108 vieram para o Espírito Santo participar da fase final da competição, divididos em 36 equipes, sendo 34 na disputa pelas medalhas da categoria ensino técnico integrado e duas competindo na modalidade ensino técnico subsequente.

Vencedores

IMG 6707

Na modalidade Técnico Subsequente, a equipe “Agrotop”, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Santana do Ipanema, obteve a maior pontuação nas provas técnicas e teórica. A equipe composta pelos estudantes Almir Honório Torres, Patrícia Pereira Silva e Theresa Kirys Soares Rocha, orientados pela professora Jania dos Santos, receberam medalhas de ouro e troféu. "Tivemos várias experiências e vamos levar vários aprendizados pra nossa escola. Chegando lá, iremos contar várias histórias e levar todo o conhecimento aprendido aqui para o meio rural", informou a vencedora Patrícia.

IMG 7373Na modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio, a equipe vencedora foi a “Brinco de Princesa”, composta pelas alunas Ana Júlia Floss, Bruna Daltrozo e Raíssa Salvadori, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá, orientadas pela professora Renata Porto Alegre Garcia. Elas foram agraciadas com medalhas de ouro, troféu e um kit especial do IFSULDEMINAS. Dessa equipe, também saiu o destaque da competição, a aluna Ana Júlia Floss, que teve o melhor desempenho no teste teórico. "Eu não esperava ganhar esses dois prêmios, pois foi a primeira vez que nosso campus veio representar o IFRS na fase presencial. Claro que a gente se preparou e se esforçou muito, com o apoio dos nossos professores. O sentimento é de gratidão, felicidade e muita euforia. Pra mim, o resultado e a experiência na OBAP indicam que eu estou no caminho certo e são uma influência positiva para continuar na área de Agrárias", revelou Ana Júlia.

A orientadora Renata Garcia pontuou que nesta edição marcada pela forte presença feminina, o primeiro lugar merecidamente foi das mulheres. "Fiquei muito orgulhosa em vê-las fazendo as provas. A todo tempo, elas mostraram a delicadeza feminina, força e determinação. O sucesso delas veio do trabalho coletivo".

DSC0167Uma novidade da cerimônia, neste ano, foi a premiação da equipe que atingiu a maior pontuação durante a execução das cinco provas práticas: Levantamento Planialtimétrico; Calda Bordalesa; Inseminação Artificial; Semeadora e Adubos e Fertilizantes. Recebeu troféu e medalhas a equipe Us Mineirin 2022, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia, composta pelos alunos Cícero Fernandes, Gustavo da Silveira e Jonatas Rezende; orientados pelo professor Heliomar Júnior. "Ganhar em grupo, representando a instituição que a gente gosta e estuda é uma felicidade que não dá para mensurar. Na OBAP, a gente estudou, divertiu, foi muito intenso", avaliou o estudante Cícero Fernandes.

Como orientador do IFTM, Heliomar Júnior levou pela terceira vez um troféu da OBAP para Uberlândia. "Mais do que a premiação, minha alegria é ver o brilho e o crescimento pessoal e profissional que eles têm desde quando começamos a definir a estratégia de estudo lá na fase virtual"

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 08/03/2022