Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > 10ª OBAP - Bate-papo com Medalhistas

10ª OBAP - Bate-papo com Medalhistas

Campeões da 9ª OBAP têm bate-papo com atuais competidores

Os medalhistas da última edição são ex-alunos do Campus de Alegre

WhatsApp Image 2022 03 04 at 10.33.48Antes do início das provas práticas, deste primeiro dia de competição da 10ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), os 108 competidores se reuniram no auditório do Campus de Alegre do Ifes onde receberam as boas-vindas da Comissão Organizadora e orientações sobre as provas práticas e teóricas e sobre o protocolo de biossegurança contra a Covid-19.

Em sua fala, o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli, iniciou ressaltando que todos ali presentes já eram vencedores por terem sido selecionados da fase virtual, realizada em setembro de 2021, para a etapa presencial, que acontece nesta sexta e sábado no Espírito Santo. Na sequência, Bregagnoli convidou os vencedores da edição passada da olimpíada para falarem sobre a experiência deles na competição e como a OBAP havia influenciado positivamente suas trajetórias.

WhatsApp Image 2022 03 04 at 10.34.13Thaís Vaillant, Michel Egidio e Laura Qualhano são ex-estudantes do Campus de Alegre e foram os campeões da categoria Técnico Integrado na edição passada da olimpíada, realizada na cidade de Foz do Iguaçu (confira aqui a matéria completa). Os já medalhistas ressaltaram a importância de que todos apreciem esse momento de troca de conhecimento e experiências com as outras equipes e aproveitem a oportunidade de realizarem as provas práticas para colocar em ação as teorias aprendidas em sala de aula.

Os três, atualmente, cursam Agronomia (Laura e Michel) e Zootecnia (Thaís) na Universidade Federal do Espírito Santo e são voluntários no apoio técnico às provas da edição deste ano da OBAP. Para Laura, estar novamente na olimpíada é uma emoção, pois ela foi fundamental para a escolha da profissão. "A minha experiência na OBAP serviu como um divisor de águas. Antes da olimpíada, eu pensava em fazer Física ou Engenharia Química. Aí, fui e descobri que tinha essa paixão e, hoje, faço Agronomia".

WhatsApp Image 2022 03 04 at 14.39.56Philipe Mota, representante do Instituto Federal Fluminense, Campus Avançado Cambuci, estava na plateia e gostou do bate-papo. "Achei inspirador, pois eles falaram o que passaram como competidores e vencedores. O depoimeto deles reflete a nossa realidade, a gente se identifica e se inspira também. Eu espero sair da OBAP com a medalha no peito, com conhecimento e amizades".

Competição

Ainda hoje (04), os obapianos realizam a primeira parte das atividades práticas, com a execução de três provas em equipe. E, no período da noite, a partir das 19h00, terão duas horas para concluir, individualmente, as 20 questões da prova teórica. A competição segue durante o sábado (05), quando os participantes resolvem as últimas duas atividades práticas. A cerimônia de premiação e encerramento ocorrerá ainda no sábado, a partir das 19h30.

Redes SociaisWhatsApp Image 2022 03 04 at 10.34.41

Confira aqui a matéria mostrando como foi a chegada das equipes na competição. Além do conteúdo divulgado no portal institucional do IFSULDEMINAS, a cobertura da 10º OBAP também será feita no perfil da Olimpíada no Instagram. Participante, use @obap.oficial para postar conteúdos e acompanhe os momentos mais marcantes da competição.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 04/03/2022