9ª OBAP - premiação

- Notas da categoria Integrado

- Notas da categoria Subsequente

- Notas da categoria Internacional

CNF 0689Um misto de emoção e muita alegria marcou a cerimônia de encerramento da 9ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária – Edição Internacional. O evento de premiação aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu (Paraná) e envolveu gestores, estudantes e professores de 15 estados brasileiros e de 6 países.

Os números revelam o quão vencedores foram todos aqueles que vieram participar da fase presencial da competição. Ao todo, competiram, desde a primeira fase, quase três mil estudantes de 133 instituições das redes federal, estaduais, municipais e privadas. Na fase final, participaram 61 equipes, sendo 30 na disputa pelas medalhas da categoria ensino técnico integrado, outras 10 competindo na modalidade ensino técnico subsequente e 21 equipes competindo pela modalidade internacional, da Angola, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Vencedores

CNF 0854Na modalidade Técnico Subsequente Nacional, a equipe “UDI Agro”, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia, obteve a maior pontuação. Os alunos Vítor Rodrigues, Divino Souza e Rodrigo Nascimento, sob orientação do professor Heliomar de Melo, receberam, com grande animação, o troféu e medalha de ouro. “A gente que é da modalidade Subsequente associa estudo com trabalho, e a dedicação exigida acho que é ainda maior. Agradecemos nosso orientador pelo incentivo para não desistirmos. Estamos muito felizes por poder dar visibilidade positiva ao nosso Instituto e ao nosso curso”, destacou Rodrigo.

CNF 0367Na categoria Internacional, receberam medalhas as 9 melhores equipes. A medalha de ouro foi entregue à equipe argentina “Martin Fierro”, da Escuela de Educación Secundária Agrária Número 1 de Arrecifes, província de Buenos Aires. A equipe é composta pelos alunos Juan Ojeda, Camila Becker e Camila Martinez e orientada pelo professor Fernando Brouver. “Felicitamos à organização da OBAP por esse belíssimo evento. Estamos muito felizes, é a primeira experiência que temos fora da Argentina e saímos com um resultado tão bom. Tínhamos muito temor sobre esta participação, já que a prova prática é muito distinta do que fazemos na Argentina, mas nos preparamos e nos fortalecemos como equipe. Estes meninos voltam para nosso país com muita experiência e como inspiração para outros alunos”, ressaltou o orientador.

7c313bf2 02bf 4175 a138 fe5ba45f9cd6Na modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio, categoria nacional, a equipe vencedora foi a “Robustão Capixaba”, composta pelos alunos Thaís da Silva, Laura Qualhando e Michel Gonçalves, sob orientação da professora Renata Clipes, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Alegre. Eles agora serão convidados a participarem da fase seletiva que vai formar o time brasileiro para competir na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO), que, em 2020, será realizada na Rússia. “É muito bom vencer. Ano passado, participamos da OBAP e não ganhamos nada. Este ano, treinamos mais, vimos em que poderíamos melhorar e o resultado foi este. Vamos continuar treinando para poder representar o Brasil na IESO”.

Homenagem especial

Durante a cerimônia, houve um momento especial para homenagear os quatro estudantes que foram selecionados na 8ª OBAP para representar o Brasil na IESO 2019, realizada na Coreia do Sul: Guilherme Teixeira Simões; João Augusto Vilas Boas dos Santos Gonçalves IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho), Ednaldo de sousa (IFPI-Campus Paulistana) e Luís Eduardo Siqueira Freitas (IFTM - Campus Uberaba).

O aluno Ednaldo de Sousa subiu ao palco, também, para receber uma homenagem das mãos do coordenador da OBAP, professor Marcelo Bregagnoli. Ednaldo ganhou bronze no international team field investigation, um teste em grupo realizado por equipes que integram competidores de diversos países, e também levou a medalha de bronze na competição individual, que compreende a etapa de provas teórica e prática.

Redes sociais

Acesse o Flickr do IFSULDEMINAS para conferir todas as fotos da cerimônia! E veja outras publicações sobre a OBAP nas outras redes sociais do Instituto: Instagram e Facebook.

Texto: Ana Carolina Pimenta / IFPR
Fotos: Marcus Fogaça / Conif