Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > 10ª OBAP - Teste Teórico

10ª OBAP - Teste Teórico

Teste teórico finaliza primeiro dia de competição da 10ª OBAP

WhatsApp Image 2022 03 04 at 19.15.27Depois de uma maratona de provas práticas, na manhã e tarde desta sexta-feira (04/03), com intervalos para descanso e alimentação, os competidores voltaram a se concentrar para a realização do teste teórico da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A partir das 19h, os obapianos ocuparam seis salas do prédio administrativo/pedagógico do campus para resolver, individualmente, um questionário com 20 questões de múltipla escolha e dois problemas discursivos.

Entre as temáticas cobradas, o teste abordou tópicos como Adubação e Fertilização; Agricultura; Comportamento e Bem-estar Animal; Inseminação Artificial de Bovinos; Mecanização Agrícola; Topografia; entre outros. As provas serão corrigidas por uma comissão integrada por servidores do IFSULDEMINAS, IFSudesteMG e IFSP.

20220304 202920Desempenho

Uma das primeiras competidoras a finalizar a prova foi a estudante da escola estadual Monsenhor Odorico, do Ceará, Lara dos Santos. "Eu achei a teórica mais fácil do que as práticas, porque nela tinham assuntos que eu já havia estudado, por isso, acho que vou me sair bem. Já a parte prática de hoje cedo fiquei tensa com o desafio de inseminação artificial bovina, pois nunca havia visto. Já a calda bordalesa, eu conhecia o preparo. Eu tô achando aqui ótimo, tô adorando tudo e o lugar é agradável".

20220304 202217Apesar desta edição ser voltada apenas para estudantes brasileiros, a participante Sabrina Bergmann, que mora no Paraguai, veio competir. Ela estuda no Centro Estadual Manoel Moreira, na cidade fronteiriça de Foz do Iguaçu, no Paraná, e integra a equipe Sem Fronteiras, uma referência ao fato de viver entre os dois países. "Achei a prova teórica muito interessante, eu gostei. Não senti pressão nenhuma, mas estava ansiosa antes de começar a prova. Tinha alguns conteúdos que ainda não havia estudado e tive alguma dificuldade nas questões discursivas, mas achei esta experiência totalmente nova. Tô adorando a OBAP, ela é bem incrível, inovadora".

Sábado

Finalizado o primeiro dia de provas, os competidores precisam descansar para o segundo e último dia do evento, que contará com as últimas provas práticas. O somatório da pontuação obtida individualmente e por equipe, nos dois dias de provas, vale medalha. Os vencedores serão conhecidos na noite deste sábado, 05 de março, durante a cerimônia de encerramento da OBAP.

Redes Sociais

Confira aqui a matéria mostrando como foram as primeiras três provas práticas aplicadas nesta sexta-feira (04/03). Além do conteúdo divulgado no portal institucional do IFSULDEMINAS, a cobertura da 10º OBAP também será feita no perfil da Olimpíada no Instagram. Participante, use @obap.oficial para postar conteúdos e acompanhe os momentos mais marcantes da competição.

A OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição científica idealizada pelo IFSULDEMINAS. Tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrar estudantes de cursos técnicos da área e os conectar à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária. A OBAP é realizada anualmente em duas fases, a virtual e a presencial. Mais de 20 mil pessoas já participaram da olimpíada que, em 2018, foi aberta também a estudantes da América Latina e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, proporcionando a internacionalização e a troca de experiências acadêmicas e culturais.

Benefícios da OBAP

A premiação obtida na OBAP pode ser usada para ingresso em instituições de ensino superior, por meio das vagas olímpicas; torna os medalhistas aptos a serem contemplados com recursos do Auxílio Brasil; e garante o direito dos vencedores da modalidade integrado participarem da seletiva para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra, a IESO.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 04/03/2022