10ª OBAP - 1º Dia de Provas Práticas
Provas práticas de Inseminação Artificial, Agroecologia e Topografia abrem a 10ª edição da OBAP
O primeiro dia de provas presenciais da 10ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) foi intenso para os competidores. Ainda pela manhã, enquanto os orientadores recebiam o descritivo das cinco provas práticas que ocorrem na sexta e no sábado, os jovens participaram de um encontro com os vencedores da 9ª OBAP, ex-alunos do Campus de Alegre, do Ifes, sede da edição atual (confira aqui a cobertura do encontro).
Além disso, a Comissão Organizadora reforçou para estudantes e orientadores os protocolos de biossegurança no evento, como o uso obrigatório de máscara, a manutenção do distanciamento social e a higienização de objetos e/ou ferramentas utilizados nas provas práticas a cada troca de equipes.
Provas práticas
Pelas 9h30, foi dada a largada para o início da competição. As 36 equipes se revezaram para realizar as três atividades práticas propostas para o dia. Toda a dinâmica foi observada de perto pelos reitores do IFSULDEMINAS e do Ifes, Marcelo Bregagnoli e Jadir Pela, respectivamente, e pelo diretor-geral do Campus de Alegre, Romulo Matos de Moraes.
Agroecologia
Na quadra poliesportiva, os obapianos precisaram preparar uma calda bordalesa, em no máximo 20 minutos; este foi o desafio de Agroecologia, temática estreante na competição. O professor responsável pelo desafio, Francisco Gonçalves, do IFSudesteMG, esclareceu o que é esse preparo. "Esta calda tem três nutrientes essenciais para a planta: cálcio, enxofre e cobre. A mistura a protege contra a ação de microorganismos e ainda serve como fertilizante, adotado pela agricultura orgânica. Uma solução acessível e simples de fazer".
Mayza Pereira, da equipe Agrocats, é estudante do Campus de Alegre, sede desta edição da OBAP. Sua equipe teve um pouco de dificuldade para acertar a proporção dos ingredientes, mas o aprendizado ficará guardado. "Eu não sabia dessa calda bordalesa antes de me preparar para a OBAP e fiquei bem feliz em saber que ela existe, tanto que pretendo fazê-la em casa, pois é um fertilizante muito seguro para a natureza".
Insemiação artificial em bovinos
Na outra extremidade da quadra, os competidores se depararam com maquetes para realizarem o teste de inseminação artificial em bovinos. Eles tiveram 12 minutos para completar uma sequência de tarefas que envolvia simular a limpeza do aparelho reprodutor, escolher e descongelar o sêmen, preparar o aplicador e fazer a inseminação e a higienização.
Para o estudante Jonatas Rezende, do Campus Uberlândia do IFTM, faltou mais tempo e treinamento para executar com perfeição a tarefa. "A palavra que melhor define essa prova pra mim é desafiadora, porque foi um pouco corrido e difícil para fazê-la, pois ela foi bem criteriosa e a avaliação, rigorosa. Mas foi um aprendizado muito grande realizá-la. Pra gente que é estudante, estar aqui agrega muito para o conhecimento e para o crescimento pessoal".
O profesor do IFSULDEMINAS, Marcelo Rosa, responsável pela elaboração do teste explicou que essa prova representa fielmente a realidade desta ação no meio rural. "Aqui substituimos apenas o ser vivo pela maquete, mas todos os procedimentos e etapas são idênticos ao real. Dessa forma, conseguimos analisar o nosso futuro profissional técnico em Agropecuária, dentro da sua qualificação para trabalhar a reprodução de bovinos".
Levantamento Topográfico
O último teste foi um procedimento de campo. Os obapianos realizaram um levantamento topográfico para resolver como bombear, de maneira fictícia, a água de um poço artesiano localizado em um ponto A para um reservatório, localizado em um ponto B. Para tanto, precisavam calcular e determinar dados planialtimétricos. A prova tinha duração de uma hora, a mais longa da competição.
Paulo Augusto Ferreira Borges, professor do IFSULDEMINAS que organizou a prova, esclareceu porque a topografia é um tema recorrente na olimpíada. "Esta é uma atividade inerente ao profissional formado na área, pois o auxilia em diversos trabalhos de campo. Notamos que nesta edição alguns competidores tiveram mais dificuldade em operar e instalar o instrumento. Acredito que seja por causa da pandemia, que afastou os estudantes das aulas práticas".
As atividades foram acompanhadas pelos integrantes da comissão técnica formada por servidores do IFSULDEMINAS, Ifes, IFSudesteMG e IFSP e tiveram o apoio dos alunos dos cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Cafeicultura do Ifes e de Zootecnia e Agronomia da Ufes.
Prova teórica
Logo mais, no período da noite, os obapianos terão mais um desafio neste primeiro dia de competição: a realização do teste teórico, individualmente.
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Confira aqui a matéria mostrando como foi a chegada das equipes na competição. Além do conteúdo divulgado no portal institucional do IFSULDEMINAS, a cobertura da 10º OBAP também será feita no perfil da Olimpíada no Instagram. Participante, use @obap.oficial para postar conteúdos e acompanhe os momentos mais marcantes da competição.
A OBAP
A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição científica idealizada pelo IFSULDEMINAS. Tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrar estudantes de cursos técnicos da área e os conectar à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária. A OBAP é realizada anualmente em duas fases, a virtual e a presencial. Mais de 20 mil pessoas já participaram da olimpíada que, em 2018, foi aberta também a estudantes da América Latina e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, proporcionando a internacionalização e a troca de experiências acadêmicas e culturais.
Benefícios da OBAP
A premiação obtida na OBAP pode ser usada para ingresso em instituições de ensino superior, por meio das vagas olímpicas; torna os medalhistas aptos a serem contemplados com recursos do Auxílio Brasil; e garante o direito dos vencedores da modalidade integrado participarem da seletiva para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra, a IESO.
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