Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PPPI > 1º Seminário de Indicações Geográficas de Café

1º Seminário de Indicações Geográficas de Café

IFSULDEMINAS e parceiros promovem 1º Seminário de Indicações Geográficas de Café

Evento on-line e gratuito ocorre em 23 de setembro

Acesse aqui a página do evento!

indicações geográficas caféO Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizam o 1º Seminário de Indicações Geográficas de Café, que acontece de maneira virtual, no dia 23 de setembro de 2021. O objetivo é discutir e apresentar experiências, questões, desafios e oportunidades para o aperfeiçoamento da temática, que constitui a indicação de procedência ou a denominação de origem de um produto ou serviço, cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.

Inscrições

O evento é gratuito e voltado a produtores, técnicos, gestores, estudantes e demais interessados e será transmitido pela TVIFSULDEMINAS, canal do Instituto no Youtube. Para participar, basta se inscrever, de forma gratuita, por meio deste link até o dia 23/09. Haverá tradução em libras para todas as atividades e emissão de certificado de participação.

A Diretoria de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (DITE) e o Polo Embrapii Agroindústria do Café (Polo EMBRAPII), ligados à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) do IFSULDEMINAS, coordenam a ação no âmbito do IFSULDEMINAS. Segundo Cristina Lúcia Janini Lopes, que está à frente da DITE, a pauta do evento está vinculada a projetos e pesquisas desenvolvidas na instituição. “Este 1º Seminário traz consigo a essência de uma temática tão importante para a nossa região, bem como para o país, além de ser um dos setores estudados por nossos servidores, uma vez que o IFSULDEMINAS tem um Polo de Inovação em Cafeicultura, que engloba o Polo EMBRAPII e o Centro de Validação Tecnológica. Ele vai discutir o panorama nacional e internacional, com o intuito de estimular o surgimento de outras potenciais Indicações Geográficas de Café e de ampliar e atualizar as discussões entre os interessados, como os produtores, as indústrias, os pesquisadores, os órgãos envolvidos; além de colocar em pauta a posição real do nosso país frente a essas discussões. Sua realização será um passo importante para este debate essencial para a cafeicultura brasileira".

Programação

A programação se dará em tempo real, permitindo a participação do público via chat, e prevê a participação de representantes de todas as regiões de indicação geográfica de café registradas no país. Serão mais de oito horas de apresentações e discussões, no formato de palestra, mesa redonda, fórum, painel, além da apresentação de projetos e de estudos de caso nacionais e internacionais. Clique aqui para acessar a programação completa e os links de transmissão.

Saiba mais

Conforme informações da DITE, o registro de Indicação Geográfica (IG) é dado a produtos ou serviços que carregam as características do seu local de origem em função de recursos naturais como o solo, a vegetação e o clima. Ou seja, possui uma identidade própria que o difere de outros similares. A IG traz benefícios à organização coletiva dos produtores, o estímulo à economia local e a ampliação do renome dos produtos da região, com impactos na competitividade, bem como no aumento do potencial para a atividade do turismo. Cada IG pode estar vinculada a uma associação de produtores que atua na gestão da mesma, incluindo o controle, a proteção e a sua promoção.

O marco legal das Indicações Geográficas no Brasil é a Lei da Propriedade Industrial (nº 9.279/1996), que regula os direitos e obrigações sobre propriedade industrial e intelectual no Brasil. Atualmente, sua regulamentação segue a Instrução Normativa do INPI nº 95/2018, que estabelece as condições para o registro das IGs.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 31/08/2021