Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PRODI... > Avaliação Institucional Externa Virtual

Avaliação Institucional Externa Virtual

IFSULDEMINAS recebe comissão de avaliação do INEP/MEC

A visita ocorre para o recredenciamento institucional na oferta do ensino a distância

Uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC) estará nesta semana, no período de 31 de agosto a 02 de setembro, no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) para realizar uma avaliação in loco, de forma virtual, das instalações institucionais de ensino a distância (EaD). As dependências do polo Muzambinho foram as escolhidas para a apresentação.

Esta ação é uma das etapas do processo avaliativo para conceder o recredenciamento do Instituto para continuar a oferta de cursos na modalidade EaD, permitida desde julho de 2016.

O instrumento avaliativo contempla dez dimensões: a missão e o plano de desenvolvimento institucional (PDI); a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; a responsabilidade social da instituição; a comunicação com a sociedade; as políticas de pessoal; a organização e gestão da instituição; a infraestrutura física; o planejamento e a avaliação; as políticas de atendimento aos estudantes; e a sustentabilidade financeira.

Após a visita e verificação pela comissão das informações apresentadas previamente pelo IFSULDEMINAS a respeito da oferta do EaD, um relatório é emitido e, na sequência, há a geração de um novo conceito institucional (CI) para o IFSULDEMINAS. O CI tem cinco níveis, sendo que os valores iguais ou superiores ao nível 3 indicam qualidade satisfatória da instituição de ensino superior. Atualmente, o IFSULDEMINAS possui CI nível 4.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 30/08/2022