Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reunião.PLS

Representantes dos Campi e Reitoria do IFSULDEMINAS se reúnem para discutir o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS)

IMG 4967Aconteceu nesta terça-feira, 10/12, no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) uma reunião com todos os representantes dos campi e Reitoria, para tratar e avaliar as atividades da Comissão do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS)  de 2019,  bem como o planejamento das ações para 2020. Este foi o segundo encontro presencial do ano, além de mais duas reuniões por Webconferência desde a criação da Coordenadoria de Sustentabilidade.

O objetivo deste encontro é apresentar os resultados do IFSULDEMINAS no UI GreenMetric World University Rankings em 2019. Outros assuntos estiveram em pauta como a adesão formal à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), estabelecer o saneamento e tratamento de efluentes como o próximo passo do IFSULDEMINAS em sustentabilidade, após os investimentos em produção de energia solar (IF Solar) e captação de água pluvial (IF Pluvial).

IMG 4979Desta forma, a fim de alinhar as práticas e ações acerca da temática sustentabilidade, o Reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, falou sobre a prioridade do Instituto para com a pauta. “A estrutura multiunidade dos Institutos Federais exige que marcos normativos e ações sejam balizadas, a fim de se obter resultados padronizados. Mais que isso, exige resultados em função de ações que ocorreram de forma organizada e com objetivo comum. O IFSULDEMINAS é exemplo em diversas ações, com experiências em muitas áreas, a exemplo da preservação ambiental, da consciência social, visando o bem-estar das pessoas com a geração de renda”.

A reunião

IMG 4971A reunião envolveu todos os Campi e a Reitoria do IFSULDEMINAS, exceto o Campus Passos que, excepcionalmente, não pôde enviar um representante. Dentre os presentes, estiveram o Reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, o Diretor de Desenvolvimento Institucional, professor Luciano Carvalho, o Coordenador de Sustentabilidade, professor Sérgio Pedini e os membros da Comissão do PLS, Luiz Gustavo Santos (Carmo de Minas), Ana Lúcia Silvestre e André Gripp (Poços de Caldas), Gabriela Belinato e Lucy Nascimento (Pouso Alegre), Sissi Silva (Inconfidentes), Ariane Borges e Otávio Paparidis (Machado), Marcelo Morais e Greimar Jesus (Muzambinho), Edilson Cândido (Três Corações) e Leonardo Manso (Reitoria).

Como convidados, estiveram presentes o Secretário de Meio Ambiente da cidade de Extrema, Paulo Henrique Pereira, e o servidor Davi Dias, da Reitoria, para explanarem sobre o Plano Conservador da Mantiqueira.

IMG 4976“A Reitoria do IFSULDEMINAS possui uma parceria com o Plano Conservador da Mantiqueira. O Projeto Conservador das Águas de Extrema  abrange 120 municípios que são ligados aos oito campi da Instituição aqui no Sul de Minas. A minha vinda para esta segunda reunião  foi fazer uma prestação de contas do que  estamos trabalhando e quais foram os avanços e  o planejamento para os próximos 5 anos”, disse o Secretário.

Paulo Henrique ainda informou aos presentes sobre a captação de recursos, pelo Plano Conservador da Mantiqueira, como por exemplo, a recuperação de 100 hectares, custeada pela empresa International Paper, além de solicitar ao IFSULDEMINAS, que já é parceiro, outras ações como a criação de empresas juniores e incubadoras voltadas a projetos ambientais.

- Confira a reportagem realizada em 2017 sobre a implantação do Plano Conservador da Mantiqueira no IFSULDEMINAS.

Assuntos discutidos

IMG 4969Foram apresentados e discutidos os resultados da avaliação do relatório enviado à Universitas Indonesia, que possibilitou ao IFSULDEMINAS a 235ª posição entre as universidades mais sustentáveis do mundo no Ranking GreenMetric.

O Diretor de Desenvolvimento Institucional, professor Luciano Carvalho, destacou sobre a importância das reuniões presenciais, para discussão dos assuntos, que também foram tratados por Webconferência. “Fazemos várias reuniões por web durante todo ano. Mas essa última de 2019 queriamos  presencial, para analisarmos os resultados do GreenMetric e traçarmos o plano de ação para 2020”, destacou.

O Coordenador de Sustentabilidade, professor Sérgio Pedini, informou a todos que, com o estabelecimento dos projetos IF Solar e IF Pluvial, a próxima meta do IFSULDEMINAS é ser destaque nacional em saneamento e tratamento de efluentes, com estudo prévio através de parcerias para levantamento das necessidades dos campi, priorizando aqueles instalados em cidades onde não há tratamento de esgoto por empresa ou serviço autônomo da prefeitura.

IMG 4963“Mais do que apenas cumprir uma regra legal, é uma iniciativa que incorpora a sustentabilidade em nossa Instituição, em todos os níveis, da administração, do ensino, da pesquisa e da extensão. O Plano de Gestão de Logística Sustentável veio para ficar no IFSULDEMINAS”, destacou o Coordenador.

Dentre diversos assuntos discutidos e acordados foi a criação de um arquivo compartilhado, onde as melhores práticas em sustentabilidade de cada Campus serão disponibilizadas para posteriormente, serem replicados em todas as unidades, assim como outros documentos pertinentes. Também será estabelecido um cronograma para revisão da Resolução nº 100, de 16 de dezembro de 2013, que aprovou o Plano de Gestão de Logística Sustentável do IFSULDEMINAS.

Sustentabilidade e IFSULDEMINAS

Confira aqui alguns resultados e projetos da Instituição, que foram destaque do ano de 2019, em termos de sustentabilidade:

- Destaque no UI GreenMetric World University Ranking: Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) aparece no Ranking. A Instituição saltou 47 posições da última avaliação, concorrendo com mais instituições (eram 719 e agora 780). Confira aqui a notícia na íntegra.

- Projeto, “Lacre Amigo”: tem por objetivo coletar lacres de latas de alumínio e cartelas de remédios, na Reitoria e nos Campi do Instituto, a fim de trocar por cadeiras de rodas. Segundo o coordenador de Sustentabilidade substituto e um dos responsáveis por compilar os dados enviados pelos campi para a confecção do relatório do GreenMetric, Leonardo Manso, a iniciativa  de setembro de 2019, partiu da  professora Lucy Nascimento, do campus Pouso Alegre, junto a concessionária Arteris Fernão Dias e o IFSULDEMINAS. “Uma cadeira de rodas será doada a cada 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres de alumínio. Os lacres foram destinados ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre, conforme termo assinado em 3 de outubro”.

Confira abaixo as fotos da entrega dos lacres, que ocorreu na última quinta-feira, 12/12, pelos integrantes da Comissão do PLS. Foram totalizadas 18 garrafas pet com lacres de alumínio, entregues ao Setor de Assistência Social do Hospital Samuel Libânio.

Abaixo, fotos da reunião ocorrida em 12 de dezembro de 2019

 

 

Texto: Ascom/Reitoria
Apoio: ProAD/Leonardo Silva Manso
Fotos: Gabriela Belinato e Ascom Reitoria
Data: 17/12/2019

 

Fim do conteúdo da página