14ª OBAP - Vencedores
Emoção e Gratidão marcam o encerramento da 14ª OBAP
Competidores destacaram a alegria com a medalha de ouro e o apoio de seus professores

De forma inédita, em um evento ao ar livre, decorado com cordão de luzes e animado por banda ao vivo e cheio de calor humano, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) recebeu a cerimônia de premiação da 14ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), no último dia 15 de agosto.
Os resultados eram aguardados com muita expectativa pelos competidores e seus orientadores. A cerimônia de encerramento e de premiação da OBAP contou com a presença de todos os estudantes e orientadores das equipes competidoras, além de autoridades e de gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPCT). Confira aqui a matéria da participação das autoridades e gestores.
Pela segunda vez campeã, a equipe Cara Preta, da Central de Desenvolvimento Agrário de Florestal, da Universidade Federal de Viçosa (CEDAF/UFV-Campus Florestal) levou o primeiro lugar na competição por equipes, na modalidade integrado/concomitante. Eles compartilharam que vieram esperando a medalha, pois treinaram bastante desde que conseguiram a classificação na modalidade virtual. Perguntados se vão incentivar os colegas a participar, responderam: "Com certeza! A gente já tem a turminha que a gente olha assim e fala ‘esses meninos aí, eles vão se destacar, né?’. A gente vai falar com eles e vai ensinando e compartilhando a experiência”. A equipe Cara Preta era composta pelos estudantes Cauã Aguiar Saldanha, Frederico Calonge Villaça e Pedro Henrique de Morais Campidel e pela orientadora Josiane Rosa Silva de Oliveira.
Da equipe Cara Preta também saiu o primeiro colocado na competição individual e foi dobradinha novamente. O aluno Frederico Calonge Vilaça contou que estuda o ano todo para a competição: “Eu estou feliz, ano passado foi mais inesperado, esse ano a gente já veio com a bagagem do ano passado. Estudei pra caramba e valeu a pena”. Fred, como gosta de ser chamado, também contou o que pretende fazer ao terminar o curso Técnico em Agropecuária: “Eu estou achando que vou trabalhar mesmo. É isso aí, trabalhar”. O pai de Frederico, Rodrigo Guimarães Vilhaça, esteve presente para acompanhar o filho, ele destacou a dedicação do aluno: "O Frederico sempre foi muito dedicado, desde pequeno, inclusive. E cada vez mais ele procura se aprimorar, praticando na fazenda e em casa também, assistindo vídeos no YouTube. E o esforço dele realmente foi recompensado, com as conquistas da OBAP”.
A equipe Us Mió di Bão, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, foi a campeã na modalidade Técnico Subsequente. Além da alegria de levar a medalha de ouro para a casa, eles destacaram a interação que a Olimpíada proporciona: “Além de você aprender muito, na parte que você vai estudar sobre as provas práticas, você faz novas amizades e tem contato com pessoas de todas as regiões do Brasil e internacional, trabalhar com o pessoal da Argentina, foi muito interessante”. O orientador da equipe, professor Juvenal Caetano de Barcelos, já veterano na OBAP, destacou o espírito de equipe: “Eu estou satisfeito não só por mim, mas pelo trabalho dos nossos colegas, não foi só eu, vários colegas professores também fizeram a sua parte, colaboraram com o treinamento deles. Nós estamos muito felizes e estamos aqui para competir, trocar experiências, para os alunos conhecerem novos campos, e conseguimos tudo isso, foi maravilhoso”. A equipe Us Mió di Bão era composta pelos alunos José Eduardo Duarte Mendes, Cristiano Rodrigues Ferreira dos Santos e José Abílio Alves Neto, além do orientador professor Juvenal.
O ganhador da modalidade individual do Técnico Subsequente foi o aluno Vinícius Dela Justina, da equipe Agro Guarapuava, Colégio Imperatriz Dona Leopoldina - Colônia Entre Rios, de Guarapauava (PR).
Modalidade Internacional
Este ano a OBAP contou com a participação de equipes de três países sul-americanos, Colômbia, Uruguai e Argentina. Essas equipes competiram entre si e tiveram como primeira colocada a equipe Martín Fierro, da Escuela de Educación secundaria Agraria N1 Martín Fierro, da Argentina. As ganhadoras estavam muito emocionadas com a medalha de ouro. Elas compartilharam que foi uma experiência muito linda, que fizeram muitas amizades e aprenderam muitas coisas novas. As competidoras aproveitaram para agradecer o apoio da escola e dos professores e também de suas famílias”.
A equipe Martin Fierro era composta pelos alunos Juan Ignacio Barcelo, Graciana Mindurry e Lujan Del Valle Lujan pela orientadora Yesica Belén Corvino .
E assim se encerrou a 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária. Para chegar até a fase presencial, as 50 equipes classificadas disputaram com quase 2 mil equipes na fase online, que ocorreu em maio deste ano.
A olimpíada é uma competição que busca estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrando estudantes de cursos técnicos da área e os conectando à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária.
A edição de 2025 foi realizada pelos Institutos Federais do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Instituto Federal Baiano (IFBaiano) e Instituto Federal Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), com o apoio do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também contribuíram para a realização da olimpíada a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) e a Receita Federal do Brasil.
Os ganhadores receberam medalhas, troféus e brindes doados pela Receita Federal, como smartphones, smartwatches e até drones, entre outros.
Confira todos os resultados:
Classificação final das equipes - Integrado/Concomitante
Notas individuais - Integrado/Concomitante
Classificação final das equipes - Subsequente
Notas individuais - Subsequente
Classificação final das equipes - Internacional
Notas individuais - Internacional
Texto: Ascom OBAP
Fotos: Ascom IFSertãoPE
Redes Sociais