14ª OBAP - Cerimônia de encerramento

Parceria, acolhimento e emoção marcam o encerramento da 14ª OBAP
Realizada na quinta-feira (15/08), em uma área externa do Campus Petrolina Zona Rural, no Instituto Federal Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), a cerimônia de premiação e encerramento da 14ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) foi marcada por emoção e celebração entre os mais de 200 competidores desta edição.
Acolhidos em uma estrutura montada sob o céu nordestino, os participantes se reuniram para o último ato da competição, que revelou os vencedores nas categorias individual e por equipe, nas modalidades Técnico Integrado, Subsequente e Internacional. Confira aqui a matéria completa sobre os campeões desta edição.
A OBAP tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, reunindo estudantes de cursos técnicos da área de Ciências Agrárias e promovendo a integração entre ciência e práticas contemporâneas da agricultura e da pecuária. Neste ano, a fase presencial foi realizada, de forma inédita, no Nordeste, fruto de uma parceria entre o IFSULDEMINAS, o IFBaiano e o IFSertãoPE. O evento contou com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além do patrocínio da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) e da Receita Federal do Brasil.
Abertura
A cerimônia contou com a presença de estudantes e orientadores das equipes competidoras, além de servidores e gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).
O Coral Vozes do Sertão, do IFSertãoPE, regido pelo professor Alan Barbosa, recepcionou os convidados com músicas populares e a execução do Hino Nacional. A apresentação reuniu cerca de 30 integrantes, acompanhados por teclado, violino, zabumba e sanfona.
Parceiros
Antes da entrega das medalhas de ouro, prata e bronze, os gestores dos três Institutos Federais realizadores da 14ª OBAP tiveram um momento de fala.
O diretor-geral do Campus Petrolina Zona Rural e anfitrião da cerimônia, Vitor Prates Lorenzo, abriu os pronunciamentos destacando o empenho da equipe em oferecer uma festa de encerramento emocionante e enriquecedora. “Quando foi decidido que iríamos sediar a OBAP, a maior olimpíada de Agropecuária do Brasil, eu tinha certeza de que faríamos o que fizemos: mostrar a força do nosso campo, a força do sertanejo que, acima de qualquer adversidade, consegue desenvolver, crescer, produzir e cultivar”, afirmou.
O reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Alencar, reforçou a importância de mostrar aos visitantes a potencialidade do Sertão e incentivou os obapianos a levarem para suas casas as histórias e aprendizados adquiridos. Para marcar sua fala, apresentou uma versão adaptada da canção Disparada, de Zé Ramalho, com versos inspirados na OBAP, interpretados de forma emocionada.
O reitor Cleber Ávila Barbosa do IFSULDEMINAS, instituição que criou a OBAP, também prestigiou a solenidade e compartilhou seu orgulho pela competição. “Ver a evolução da OBAP desde a sua gênese, em 2011, no Sul de Minas, e perceber o quanto ela avançou e se consolidou como a principal olimpíada da nossa Rede é um orgulho. A OBAP transcende a ideia de ser apenas um evento ou competição; ela se materializa como um movimento, marcado pela paixão pela Agropecuária e pelo protagonismo estudantil”, declarou.
Já Aécio José Araújo Passos Duarte, reitor do IFBaiano, palco das provas práticas e teóricas da fase presencial desta OBAP, ressaltou a força coletiva dos Institutos Federais na formação em Agropecuária e destacou o papel transformador da educação profissional. “Ontem, no Campus Senhor do Bonfim, presenciei algo fantástico que a gente luta para que não morra: a ênfase ao aspecto prático das nossas formações. Precisamos continuar estimulando nossos alunos a buscarem a competência e as habilidades necessárias às formações através dos nossos professores e das formações que a gente oferece. Promover esse tipo de evento nos consolida, consolida as formações que a gente oferece, afirmou.
Encerrando os discursos, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC e coordenador-geral da OBAP, Marcelo Bregagnoli, celebrou o sucesso da 14ª edição e agradeceu a todos os envolvidos: parceiros, comissão organizadora, orientadores e estudantes.
Bregagnoli destacou a OBAP como referência nacional em qualidade e inovação na educação profissional e tecnológica e revelou que a competição pode servir de modelo para o futuro sistema de avaliação de cursos técnicos no Brasil, em fase de regulamentação pelo governo federal. “A OBAP é uma referência de qualidade, que pode balizar inclusive muitas ações para a política nacional de educação profissional e tecnológica. Pela primeira vez, o país tem uma política que envolve essa área tão importante, capaz de gerar renda, emprego e oportunidades, mas sobretudo de melhorar a qualidade de vida”, concluiu.
Texto: Ascom OBAP
Fotos: Ascom IFSertãoPE
Redes Sociais