'Mais Ciência na Escola'
Institutos Federais do Estado de Minas Gerais celebram a aprovação de Projeto no Programa Mais Ciência na Escola
Os Institutos Federais de Minas Gerais - Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) - celebram a aprovação do projeto “De Norte a Sul, mais ciência e tecnologia nas Minas Gerais” no Programa 'Mais Ciência na Escola'. A iniciativa foi selecionada pelo edital CHAMADA Nº 13/2024, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O projeto tem como objetivo transformar a educação básica ao fomentar a inovação e a inclusão digital em escolas públicas de Minas Gerais. Com um orçamento de R$ 9 milhões — R$ 3 milhões para cada instituição participante —, o projeto prevê a construção de laboratórios maker em 90 escolas do estado. Esses espaços serão fundamentais para promover a alfabetização digital, estimular a criatividade e preparar os estudantes para os desafios do futuro.
No IFSULDEMINAS, os coordenadores do projeto são Thiago Caproni, do campus Poços de Caldas, e João Marcos Fernandino Evangelista, do campus Passos.
Articulação Institucional
O Reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, comentou sobre a importância da articulação que favoreceu a aprovação da proposta. “O IFSULDEMINAS se articulou com os demais Institutos Federais, demonstrando um compromisso na construção de um arranjo institucional mineiro integrado. Sob a liderança das Pró-Reitorias de Extensão e Pesquisa, conseguimos estruturar conexões estratégicas entre nossos campi e parceiros externos, assegurando uma submissão robusta ao Programa ‘Mais Ciência na Escola’. A sinergia e empenho coletivo refletiram na excelência da proposta, coordenada pelos professores Thiago Caproni e João Evangelista”.
Cleber também mencionou os desafios superados na construção de parcerias, destacando a heterogeneidade das demandas locais e a necessidade de alinhar múltiplos atores institucionais a um objetivo comum. O reitor ressaltou ainda que a integração das Diretorias garantiu a coesão e efetividade do projeto, fortalecendo a rede de inovação do IFSULDEMINAS e preparando os estudantes para um futuro promissor.
O professor Thiago Caproni, um dos coordenadores do Projeto do IFSULDEMINAS, detalhou os esforços das Diretorias de Extensão e de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo e as parcerias com diversos campi através das coordenações de extensão e labMaker: “A união de esforços e expertises dessas instituições resultou em uma proposta mais consistente e bem estruturada, integrando as diversas experiências dos servidores que atuam em atividades maker em suas respectivas instituições. Esses elementos foram fundamentais para superar renomadas instituições como UFU, UFV e UFMG na competição”, disse Caproni.
O coordenador explicou que a implementação dos laboratórios nas escolas selecionadas será realizada em duas etapas. A primeira envolve a seleção de servidores do IFSULDEMINAS para atuarem como bolsistas no programa. A segunda, que ocorrerá em janeiro de 2025, será a publicação de um novo edital para a seleção de estudantes que também contribuirão para a execução das atividades previstas. Paralelamente, estão em andamento os processos de cotação de preços para a aquisição de equipamentos e materiais destinados às escolas selecionadas, situadas em diversos municípios de Minas Gerais. O planejamento prevê que, em março de 2025, terão início as capacitações dos professores dessas instituições, que serão os principais agentes na disseminação da cultura maker em suas respectivas escolas.
Impacto do Projeto
Daniela Ferreira Cardoso, Pró-Reitora de Extensão do IFSULDEMINAS, destacou a importância do projeto para a instituição. “Participar deste projeto é uma oportunidade de estar diretamente envolvido na transformação da educação básica em nosso estado, impulsionando uma educação emancipatória e inclusiva. Com essa iniciativa, promovemos um letramento digital que vai além da técnica, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia intelectual dos alunos. Juntos, reafirmamos nosso compromisso em levar ciência, inovação e transformação social a todas as regiões de Minas Gerais”.
Com um orçamento de R$9 milhões, o projeto "De Norte a Sul, mais ciência e tecnologia nas Minas Gerais" prevê a construção de laboratórios maker em 90 escolas do estado de Minas Gerais. O valor será distribuído da seguinte maneira: R$3 milhões para cada uma das três instituições envolvidas no projeto, que são o IFSULDEMINAS, IFMG e IFNMG. A proposta foi elaborada coletivamente pela equipe responsável, garantindo uma abordagem abrangente e inclusiva.
As Escolas
De acordo com Thiago Caproni, a iniciativa impactará diretamente dez municípios do Sul de Minas: Poços de Caldas, Elói Mendes, Três Corações, Machado, Poço Fundo, Paraguaçu, Carmo de Minas, São Lourenço, Borda da Mata e Passos (confira o mapa de todas as escolas de Minas Gerais participantes do projeto por meio deste link). Algumas dessas escolas, por serem de tempo integral ou localizadas em quilombos, reforçam a relevância do projeto, que busca superar os desafios de acesso a recursos educacionais avançados. “Promover o letramento digital e desenvolver competências tecnológicas em áreas que enfrentam barreiras no acesso a ferramentas educacionais de ponta são prioridades fundamentais do projeto”, destaca Caproni.
O projeto foi elaborado em uma colaboração entre os Institutos Federais de Minas Gerais, liderada pelo IFSULDEMINAS, com o apoio das Pró-Reitorias de Extensão. Essa articulação resultou em uma proposta sólida e integrada que atende às demandas locais de forma abrangente e atende aos principais objetivos:
- • Ampliar a inclusão digital
- • Fomentar a capacidade de inovação e criatividade entre os estudantes
- • Preparar os alunos para os desafios do futuro
“Esta iniciativa está perfeitamente alinhada com a missão do IFSULDEMINAS de formar cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas. Ela reforça o papel do Instituto como agente transformador na sociedade, promovendo a integração entre educação, tecnologia e cidadania. Não é apenas uma questão de oferecer recursos tecnológicos, mas de qualificar o processo pedagógico e capacitar estudantes externos à instituição para se tornarem protagonistas em suas comunidades”, conclui Caproni.
Contratações
A implementação do projeto “De Norte a Sul, mais ciência e tecnologia nas Minas Gerais” segue em ritmo acelerado com o início do processo de contratação de servidores do IFSULDEMINAS, conforme edital 271/2024. A seleção busca bolsistas para atuarem no programa Mais Ciência na Escola, contribuindo diretamente para a criação de laboratórios maker em escolas públicas e impulsionando a educação científica e tecnológica na região.
A iniciativa é um marco para o fortalecimento da Educação em Tempo Integral e para a promoção de competências STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática). O objetivo é integrar tecnologias digitais de forma pedagógica, incentivando o interesse dos estudantes em carreiras científicas e tecnológicas e preparando-os para os desafios do futuro.
A contratação dos servidores será um passo essencial para consolidar o impacto do projeto, que busca transformar o ambiente educacional das escolas participantes e promover a inovação no ensino por meio da ciência e da tecnologia
Texto: Pró-reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS (PROEX)
Revisão: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 05/12/2024
Redes Sociais