Página inicial > Últimas notícias > II Semana da Agropecuária

II Semana da Agropecuária

II Semana da Agropecuária recebe o reitor Marcelo Bregagnoli para falar sobre "Mercado de Trabalho e Características do Profissional"

Na manhã desta quinta-feira, 29 de setembro, o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli participou da II Semana da Agropecuária promovida pelo Campus Inconfidentes. O evento, que acontece entre os dias 27 e 30 de setembro, traz uma programação variada de palestras com o objetivo de complementar a formação dos estudantes. (Confira a programação completa).

Bregagnoli ministrou a palestra “Mercado de Trabalho e Características do Profissional”. Ele falou sobre como a educação profissional abre oportunidades de qualificação para jovens trabalhadores e sobre a formação integral que une o Ensino Médio ao Técnico. Além disso, também expôs aos alunos, as possibilidades no mercado e faixa salarial para o Técnico em Agropecuária. Ele se dirigiu aos alunos não só da perspectiva profissional, mas falou também sobre sua experiência. “Eu gostaria de dar a esses meninos esperança e oportunidade para verem que o mundo lá fora é injusto e cruel. Mas é assim, principalmente, com aqueles que não se preparam. Já aqueles que se preparam passam sobre as adversidades”, disse Bregagnoli.

O diretor da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, Paulo Roberto Ceccon, também esteve presente para ministrar uma palestra. “Sinto muito orgulho por estar aqui, no Campus Inconfidentes, para dar uma palestra para alunos que fazem o Técnico em Agropecuária. O tema será sobre “Correção dos Solos” e para mim é um prazer muito grande rever e reviver o tempo em que eu estudei aqui”, comentou o professor.

A aluna do curso de Engenharia Agronômica, Pâmela Campi, participou das palestras e também da organização do evento. “Como organizadora, o que agrega para gente é a responsabilidade, e também nos aproxima dos alunos do Técnico em Agropecuária, cria um vínculo de amizade, e as palestras nos proporcionam o conhecimento”, comentou a estudante. Segundo ela, o evento também abre um leque de oportunidades, na medida em que aproxima os discentes dos palestrantes, abrindo a mente dos participantes para outras áreas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer. “Os palestrantes trazem para nós essas outras áreas que a gente ainda não teve conhecimento, tanto para nós, estudantes da Engenharia Agronômica, quanto para os alunos do Técnico em Agropecuária”, completou.

Mobilização pela Rede Federal

Na oportunidade, o reitor também falou sobre a mobilização da Rede Federal em prol da Educação que acontece hoje, 29, em todos os institutos. “Aproveitei para falar da defesa da Rede Federal e sobre o quanto essa rede é importante para o desenvolvimento do país. Questionar algumas medidas que tem sido tomadas pelo governo, como a aprovação da medida provisória sem uma discussão mais ampla da sociedade, sem balizar-se nos quatro pilares da educação profissional: ciência, tecnologia, trabalho e cultura. Quando você tira qualquer um desses pilares, você deixa de ter educação profissional”, destacou.

Saiba mais sobre a mobilização!

Sobre o evento

A II Semana da Agropecuária é organizada pelo Grupo de Estudos Visconde de Mauá (GEVIM), que tem como coordenador, o professor Edu Max da Silva. Ele destaca que os palestrantes são, em sua maioria, egressos do instituto. “Nós convidamos principalmente ex-alunos que se formaram aqui na escola e hoje desempenham suas funções e atividades relacionadas à Agropecuária. Convidamos palestrantes também da escola para nos ajudar na montagem do evento”, comentou Edu. O professor chama a atenção para a relevância da participação nas atividades. “Essa semana é de suma importância para os alunos, porque eles vão ouvir opiniões de outros técnicos, outros profissionais, para que eles formem a opinião deles. Isso é muito importante na vida profissional”, completou o docente.

Texto e fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes adaptado pela Ascom/Reitoria
Data: 29/09/2016

registrado em: