Página inicial > Últimas notícias > Mobilização: Rede Federal

Mobilização: Rede Federal

Instituições da Rede Federal se mobilizam em prol da educação

Na 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), realizada em Vitória (ES), entre os dias 23 e 27 de setembro, os representanteas das instituições federais de ensino formularam um documento em defesa da educação pública e dos institutos federais. Chamado de Carta de Vitória, o texto faz referência a leis, projetos de leis e questões orçamentárias que comprometem a gestãos dos institutos. Confira o texto!

O documento trata também da medida provisória 746, que reformula o Ensino Médio brasileiro, sem o devido debate com a sociedade. De acordo com a carta, a proposta marginaliza disciplinas da base humanística. A medida próvisória também precariza o ensino, ao permitir o exercício da docência por indivíduos que tenham “notório saber”. A carta menciona a proposta de emenda constitucional 241/2016, que fixa limites de investimentos, e o projeto de lei 257/2016, que retira direitos dos trabalhadores. O documento trata ainda do quadro orçamentário deste ano, dos cortes de recursos que estão gerando insegurança institucional e da Lei Orçamentária Anual de 2017, que não garante que os valores investidos sejam corrigidos pelo IPCA no próximo ano.

Nesta quinta-feira, 29 de setembro, será o Dia Nacional de Mobilização de diversas categorias do serviço público, entre elas os servidores da educação. O IFSULDEMINAS também sai em defesa da educação e apoia a conscientização da população sobre os problemas e ameaças apontados. Para isso, propõe à comunidade acadêmica uma discussão sobre a Carta de Vitória e sobre as questões que ameaçam a educação pública brasileira, o projeto original dos IFs e sua sustentabilidade.

Confira a luta da Rede Federal pelo Orçamento de 2017!

Saiba mais sobre a mobilização!

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria
Data: 28/09/2016