Página inicial > Últimas notícias > Greve dos servidores

Greve dos servidores

Comunicado sobre a greve dos servidores do IFSULDEMINAS

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) informa à comunidade a decisão dos servidores sobre a deflagração de greve de professores e técnicos administrativos dos Campi Inconfidentes, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre e da Reitoria, aprovadas em assembleias promovidas pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE). Além disso, o IFSULDEMINAS tem conhecimento de que nos próximos dias ocorrerão assembleias nas demais unidades da instituição a fim de deliberar sobre a pauta, conforme o seguinte calendário:

• - Assembleia no Campus Muzambinho: 15 a 18/04
  • - Assembleia no Campus Avançado Três Corações: - 17/04
  • - Assembleia no Campus Machado: 24/04
  • - Assembleia no Campus Avançado Carmo de Minas: a definir

De acordo com os ofícios enviados pelas seções sindicais ao IFSULDEMINAS, a instituição informa à comunidade interna e externa que os Campi Poços de Caldas e Pouso Alegre iniciaram a greve no dia 10 de abril, por tempo indeterminado. Já a Reitoria e os Campi Inconfidentes e Passos irão paralisar as atividades a partir de 15 de abril, também por tempo indeterminado.

Como as informações ainda são preliminares e as discussões estão em curso, a instituição irá emitir, nos próximos dias, nota oficial sobre o posicionamento definido por cada uma de suas nove unidades sobre o estado de greve e informará as diretrizes institucionais que serão adotadas durante o período.

Destaca-se que o IFSULDEMINAS reconhece o direito constitucional à greve e considera as reivindicações do movimento grevista legítimas, como a recomposição do orçamento das instituições federais de ensino, a reestruturação das carreiras e a recomposição salarial dos servidores federais da Educação.

A gestão do IFSULDEMINAS esclarece que a adesão à greve é uma decisão individual do servidor, que o movimento grevista está inserido em um contexto nacional, com a adesão de 446 unidades de ensino de 23 estados brasileiros, e que a gestão de cada unidade do Instituto está em contato com o comando de greve local para definir e garantir a continuidade dos serviços essenciais para minimizar os impactos nas atividades acadêmicas e administrativas.

Diretoria de Comunicação do IFSULDEMINAS
11/04/2024

Acompanhe as principais informações sobre a Greve

Confira o resumo da situação atual dos campi do IFSULDEMINAS:

Campus Situação atual Contato
Carmo de Minas Aguardando assembleia. (35) 99961-4276
Inconfidentes De acordo com a Nota Oficial 02, o campus Inconfidentes comunica "Suspenção do calendário acadêmico", seguindo a decisão do CADEM (Colegiado Acadêmico do Campus) - tomada no dia 12/04/2024.As atividades letivas estarão suspensas a partir do dia 15/04/2024, por tempo indeterminado. Publicada portaria 56/2024, sobre os serviços essenciais do campus. (35) 3464-1200
Machado Aguardando assembleia, agendada para o dia 24/04. (35) 3295-9700
Muzambinho Aguardando assembleia, agendada para o período de 15 a 18/04. (35) 3571-5099
Passos De acordo com a Nota Oficial, o movimento grevista irá ocorrer a partir do dia 15 de abril de 2024, por tempo indeterminado. A instituição irá emitir nos próximos dias nota oficial sobre como serão mantidas as atividades essenciais, se haverá suspensão do calendário acadêmico e informará as diretrizes institucionais que serão adotadas durante o período. (35) 3526-4856
Poços de Caldas Em reunião do Colegiado Acadêmico do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas (CADEM) realizada dia 11/04/2024, foi definida a suspensão dos calendários acadêmicos dos cursos técnicos e superiores (ingressantes e veteranos), em detrimento da greve, conforme Ata nº 3 CADEM.
(35) 3697-4950
Pouso Alegre Conforme Nota Oficial 02, o campus Pouso Alegre informa que, por decisão do CADEM, o calendário acadêmico está suspenso enquanto perdurar o movimento de greve. Essa decisão se aplica a todas as aulas dos cursos presenciais e EaD, bem como treinos, projetos e demais atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com relação às atividades essenciais e demais orientações, essas serão divulgadas nos próximos dias. (35) 3427-6600
Três Corações Aguardando assembleia, agendada para o dia 17/04. (35) 3239-9494

Conif