Página inicial > Últimas notícias > Projeto Além do Horizonte - minicomputadores

Projeto Além do Horizonte - minicomputadores

IFSULDEMINAS, Receita Federal e parceiros entregam mais de 2 mil minicomputadores para prefeituras do Sul de MG

Equipamentos serão destinados a escolas públicas

WhatsApp Image 2022 05 17 at 13.17.01Durante solenidade na sede da Delegacia da Receita Federal (RF), em Varginha, na manhã desta terça-feira (17/05), representantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), da Receita Federal, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Varginha e das Universidades Federais de Itajubá e de Lavras realizaram a entrega de 2060 minicomputadores a 43 prefeituras do Sul de Minas Gerais, pelo projeto Além do Horizonte. Os equipamentos eram originalmente aparelhos de TV Box irregulares que foram apreendidos pela RF e transformados em minicomputadores pelas instituições de ensino e que, agora, foram destinados a escolas públicas.

Dos 2060 aparelhos doados nesta fase do projeto, 476 foram reprogramados pelo IFSULDEMINAS, como apontou o reitor do Instituto, professor Marcelo Bregagnoli. “A ação em parceria com a Receita Federal sempre busca o bem-comum da sociedade, por meio da integração entre as instituições. No IFSULDEMINAS, envolveu a Reitoria e três dos nossos campi: as unidades de Machado, Passos e Poços de Caldas, que entregam agora à comunidade sul-mineira 103, 202 e 171 equipamentos reconfigurados, respectivamente, em prol da inclusão digital. Todas as escolas públicas beneficiadas pelos aparelhos reprogramados pelo Instituto foram selecionadas por meio de chamada pública às prefeituras, que demonstraram interesse em receber os minicomputadores para uso exclusivamente educacional”.

As prefeituras beneficiadas na região foram: Aiuruoca, Alterosa, Andradas, Arceburgo, Baependi, Boa Esperança, Bom Jesus da Penha, Bueno Brandão, Campo Belo, Campo do Meio, Capetinga, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição Aparecida, Delfim Moreira, Delfinópolis, Guapé, Guaxupé, Itajubá, Itaú de Minas, Jacuí, Machado, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Monte Sião, Muzambinho, Nova Resende, Passa Quatro, Pimenta, Pouso Alegre, Pratápolis, Ribeirão Vermelho, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Pedro da União, São Sebastião do Rio Verde, São Tomás de Aquino, Silvianópolis, Três Corações, Três Pontas.

O projeto

WhatsApp Image 2022 05 11 at 14.15.43O Projeto Além do Horizonte, de descaracterização de TV Box, surgiu em Minas Gerais a partir de outras parcerias entre a RF e as instituições de ensino IFSULDEMINAS, UFU e UFLA para destinação sustentável de mercadorias apreendidas. A primeira ação foi realizada em dezembro do ano passado, quando foram destinados 745 minicomputadores a escolas públicas de oito municípios mineiros.

Esses equipamentos foram destinados a instituições de ensino superior, que fizeram a transformação dos aparelhos em minicomputadores. No IFSULDEMINAS, este trabalho foi desenvolvido pelos professores João Paulo de Toledo Gomes (Campus Passos), Fernando Araujo de Andrade Sobrinho (Campus Poços de Caldas) e Fabio dos Santos Corsini (Campus Machado), que atuaram sob a coordenação e auxílio da Diretoria de Tecnologia da Informação do Instituto. Os servidores também contaram com a colaboração de estudantes do IFSULDEMINAS. A força de trabalho montada na instituição, primeiramente, removeu o software que dá acesso ilegal aos satélites. O aparelho, então, foi bloqueado para que não pudesse mais ser utilizado para essa finalidade. Em seguida, o equipamento foi reconfigurado para funcionar como um minicomputador, com sistema operacional e softwares de educação gratuitos. Após esse processo, os aparelhos passaram pelo ateste da equipe da Receita Federal para assegurar que não possam mais retornar ao mercado como receptores de TV Box.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS e Receita Federal
registrado em: