Página inicial > Últimas notícias > Projeto Capacita Sul de Minas

Projeto Capacita Sul de Minas

Projeto Capacita Sul de Minas abrirá mais de 15 mil vagas em cursos gratuitos, on-line e presenciais, pelo IFSULDEMINAS

Instituto Federal amplia sua oferta de pós-graduação e de cursos de capacitação profissional

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) lançou, nesta semana, o Projeto Capacita Sul de Minas para ampliar a oferta de qualificação e capacitação de profissionais, jovens e mulheres. A partir deste mês de agosto, serão abertos 25 cursos gratuitos, on-line e presenciais, com estimativa de atender 15.800 pessoas, residentes em 72 municípios sul-mineiros, até o fim de 2022.

As oportunidades são diversificadas para suprir as demandas regionais e compreendem desde cursos rápidos (com carga total de 8 horas) até pós-graduações (12 meses de duração). Algumas ofertas, todas on-line, já estão recebendo inscrições, como:

- cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade a distância (EaD). As qualificações são para Assistente Administrativo e de Secretaria Escolar; Auxiliar de Laboratório de Saúde; Balconista de Farmácia e, por fim, Garçom/Garçonete. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 09 de agosto de 2021. Para mais informações acesse aqui.

- cursos de pós-graduação Lato Sensu na modalidade a distância (EaD). As especializações são para Educação Inclusiva; Gestão Escolar e Gestão Educacional. As inscrições são igualmente gratuitas e seguem até 16 de agosto de 2021. Confira os editais que regulamentam o ingresso neste link.

FIC presencial
A partir de outubro, será a vez de iniciar o ciclo de ofertas presenciais. Serão 16 cursos gratuitos, como: pedreiro, horticultor, maquiador, cuidador de idoso, costureira, recepcionista, de marketing digital e de Libras, entre outros. Essas e outras oportunidades serão divulgadas em breve no portal.ifsuldeminas.edu.br.

As novidades também contemplam crianças e jovens. Eles serão apresentados ao mundo maker, à robótica e ao universo da inovação por meio de laboratórios móveis, montados no interior de caminhões, que irão rodar pela região. Além disso, haverá cursos exclusivos para mulheres, capacitando-as para realizarem pequenos consertos na área de hidráulica e elétrica, incentivando o empreendedorismo e abrindo horizontes para o mercado de trabalho.

Apoio via Emenda Parlamentar
O Projeto Capacita Sul de Minas é uma iniciativa do IFSULDEMINAS, organizada e realizada com verba de R$ 2 milhões, destinada via emenda parlamentar pelo Deputado Federal Odair Cunha (PT-MG). De acordo com o reitor do Instituto, Marcelo Bregagnoli, a iniciativa é uma importante ferramenta social. “Principalmente nesses momentos de pandemia, em que a empregabilidade é fundamental para as famílias, o IFSULDEMINAS implementa novas ações voltadas à capacitação. É a geração de valor público por meio de ações educacionais que contribuem para o desenvolvimento regional”, comentou o gestor.

As diversas ações envolvem as pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSULDEMINAS e, segundo o pró-reitor de Extensão, Cleber Ávila Barbosa, trata-se de um programa inédito na Rede Federal. “Fomentado pelo deputado Odair Cunha e promovido pela união e sinergia entre as pró-reitorias, o Capacita Sul de Minas tem um grande potencial de contribuição social na geração de emprego e renda por meio do aperfeiçoamento profissional e estímulo ao empreendedorismo, já que é composto por cinco eixos: oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) presenciais e a distância; Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) a distância; e capacitação de crianças, jovens e mulheres em robótica, eletrônica e hidráulica. Estamos muito entusiasmados, pois nossa previsão é atender um público diverso, formado por mais de 15 mil pessoas”.

Confira as cidades beneficiadas pelo Capacita Sul de Minas: Aguanil, Alterosa, Andradas, Arceburgo, Areado, Baependi, Boa Esperança, Bom Repouso, Botelhos, Brasópolis, Cabo Verde, Cambuí, Cambuquira, Cana Verde, Capetinga, Carvalhópolis, Caxambu, Cruzília, Divisa Nova, Elói Mendes, Estiva, Extrema, Formiga, Guaranésia,Guaxupé, Heliodora, Ibiraci, Ibitiúra de Minas, ilicínea, Inconfidentes, Ingaí, Ipuiúna, Itajubá, Itamogi, Itamonte, Itanhandu, Itaú de Minas, Jacuí, Jacutinga, Luminárias, Machado, Monsenhor Paulo, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Nepomuceno, Nova Resende, Olímpio Noronha, Ouro Fino, Paraguaçu, Paraisópolis, Passa Quatro, Passos, Pedralva, Piranguinho, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Pouso Alto, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, Santana da Vargem, São Bento Abade, São João da Mata, São Lourenço, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Serrania, Silvianópolis,Toledo, Três Corações, Varginha e Venceslau Brás.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 05/08/2021