Página inicial > Últimas notícias > Notícias sobre os cursos FIC's > Projeto Capacita Sul Minas - Costura

Projeto Capacita Sul Minas - Costura

Campus Passos forma primeiras turmas de Corte e Costura

01Na última terça-feira, dia 14 de dezembro, o IFSULDEMINAS - Campus Passos certificou as duas primeiras turmas do curso FIC de Corte e Costura. O projeto integra o Capacita Sul Minas, realizado via emenda parlamentar do Deputado Federal Odair Cunha (PT-MG), e visa capacitar mão-de-obra e fornecer peças confeccionadas para os hospitais da região do sul de Minas Gerais.

De acordo com a professora Jussara Teixeira e o coordenador do programa, Clayton Mendes, neste ano foram produzidos 400 kits (contendo lençóis e camisolas) de um total de 3.000 kits que serão produzidos e doados até o final de 2022. Além da produção de kits, mais de 100 estudantes foram qualificados.

"Em Passos, e também no Campus Machado, foram ofertadas 160 vagas pelo Capacita Sul Minas, de um total de 500. Em 2022, há expectativa de abertura de pelo menos 4 turmas em Passos e outras turmas também em Machado, Boa Esperança e Paraguaçu", comentou o coordenador.

Há um edital de doação publicado no site da Reitoria e a Pró-Reitoria de Extensão está fazendo levantamento das instituições credenciadas no edital para fazer a doação.

Curso de Corte e Costura

02O IFSULDEMINAS - Campus Passos deu início ao curso de Corte e Costura, no dia 03 de novembro, por meio do Capacita Sul Minas, projeto realizado via emenda parlamentar do Deputado Federal Odair Cunha (PT-MG). Até junho de 2022, cerca de 500 alunos participarão do programa, que visa capacitar mão-de-obra e fornecer peças confeccionadas para os hospitais da região do sul de Minas Gerais.

As duas primeiras turmas, com 20 alunos cada, já estão aprendendo a manusear as máquinas de costura e em breve farão os cortes das peças, que serão distribuídas para o Campus Machado, onde também acontecem os cursos de costura. Cada aluno confeccionará aproximadamente 10 kits contendo lençóis, camisolas e fronhas. De acordo com a coordenadora do curso de Tecnologia em Design de Moda, professora Jussara Teixeira, o Campus Passos funcionará como uma central de corte.

"Um projeto excelente, que dá oportunidade aos alunos de conviver de fato com o processo industrial de produção na indústria de confecção, porque os alunos aprenderão a costurar, a mapear, enfestar e a cortar em uma realidade muito próxima do que realmente acontece nas confecções.Isso aumenta o leque de oportunidades para eles no mercado de trabalho", ressaltou a docente.

O estudante de Tecnologia em Design de Moda, Matheus Solem, está adorando o curso e acredita que qualificação profissional é sempre bem-vinda a fim de se preparar para a vida produtiva e social. "Essa capacitação servirá para aprimorar minhas técnicas de corte e costura e, aliás, até já fiz o estágio para o enfesto e os cortes de tecidos para a produção das peças hospitalares!"

03A instrutora Luana Kunz, que veio do Espírito Santo especialmente para ministrar as aulas, está satisfeita com o andamendo do projeto e destacou que os alunos estão aprendendo rapidamente a manusear o maquinário. " O projeto é muito bacana e o curso é muito bom para os alunos entenderem melhor os processos de uma empresa e a confecção do vestuário".

Estima-se que, ao final do projeto do IFSULDEMINAS, sejam produzidos 5000 lençóis, 50000 fronhas e 1500 camisolas. As peças serão entregues aos hospitais pelo Deputado Odair Cunha.

Texto: Ascom/Campus Passos
Publicado em: 19/12/2021