Dia de prova

Confira como foi o dia de prova do Vestibular 2019/2º semestre do IFSULDEMINAS

Foram realizadas na manhã do último domingo, 05 de maio, as provas do Vestibular 2019/2º semestre do IFSULDEMINAS. O processo seletivo contou com a presença de quase 900 inscritos para a disputa das 339 vagas ofertadas para cursos superiores e técnicos subsequentes presencias. As provas tiveram duração de quatro horas e foram aplicadas nos municípios de Muzambinho, Carmo de Minas e Poços de Caldas.

DSC 1022Cerca de 660 candidatos compareceram ao Campus Muzambinho nesse último domingo. As provas foram realizadas nos prédios da Cafeicultura, Agronomia, Informática e também no Pedagógico. Ao todo, o campus ofertou, entre vestibular e SiSu, 138 vagas no ensino superior, distribuídas entre os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharelado em Medicina Veterinária e Tecnologia em Cafeicultura. Medicina Veterinária foi o mais concorrido, com 15,21 candidatos/vaga. Já para os cursos técnicos subsequentes, com duração de um ano e meio, foram ofertadas 160 vagas distribuídas para: Técnico em Administração, Agropecuária, Contabilidade e Edificações.

Os primeiros candidatos começaram a chegar por volta das 7 h e contaram com o auxílio de diversos agentes para orientá-los no deslocamento na unidade, sem problemas com o trânsito. O campus contou com a participação de 80 pessoas, entre servidores e colaboradores externos. Três candidatos ficaram indispostos durante a prova e foram atendidos pela equipe especializada disponibilizada, contando com um enfermeiro, um técnico em enfermagem e ambulância. Dentre os que solicitaram atendimento especial, houve uma mãe em fase de amamentação.

Expectativa dos candidatos

Lidiane Barroso Orlando veio da cidade mineira de Campanha para prestar vestibular para o curso Técnico em Agropecuária, área com que se identifica graças a exemplos familiares. Segundo ela, o desejo de ingressar no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho surgiu de conversas com amigos que se formaram aqui e lhe recomendaram a instituição.

Já Gabriel Henrique Leo Palma, que possui formação Técnica em Agropecuária pelo próprio Campus , concorreu ao superior em Cafeicultura. “Meu interesse pelo ramo vem de família e da vontade de continuar estudando na instituição, que é completa nos aspectos estruturais e didáticos”. O Coordenador da Comissão Permanente de Seleção (COPESE) do Campus Muzambinho, Carlos Esaú dos Santos,destacou que todo o processo ocorreu dentro do previsto.

Carmo de Minas recebeu 75 candidatos

Já o Carmo Avançado Carmo de Minas recebeu 97 inscrições, sendo deste total 75 presentes. De acordo com a coordenadora da Copese, Arthemisa Freitas Guimarães Costa o vestibular ocorreu de forma tranquila. “Não houve nenhuma ocorrência. Os candidatos estavam bem concentrados na expectativa de conseguirem suas vagas”, disse. Paulo Vitor é da cidade de São Lourenço e busca uma profissionalização com o curso Técnico em Alimentos; o candidato disse que “soube do curso por meio de amigo e estou bem confiante”. Já Andresa Cristina de Oliveira Guerra concorreu a uma vaga do curso Técnico em Administração. Ela é de Lambari e soube da prova pelas redes sociais. “Concluí o Ensino Médio em 2018 e decidi continuar os estudos, estudei bastante para fazer a prova”.

20190505 092153

Mais de 160 presentes no Campus Poços de Caldas

No Campus Poços de Caldas, as provas do Vestibular 2019/2º semestre aconteceram em clima de normalidade. Concorreram às 35 vagas oferecidas pelo curso subsequente de Técnico em Administração 119 candidatos. Também estiveram presentes 48 inscritos que residem em Poços de Caldas e optaram por cursos superiores de outros campi do IFSULDEMINAS, os quais disputaram as 84 vagas disponíveis para este nível.

Os portões foram abertos às 7h30 e fechados às 8h30. Todos os candidatos iniciaram as provas às 8h45 e tiveram o tempo de 4h para concluírem. A candidata Thaís Cristina Rodrigues optou pelo curso Técnico em Administração, pois segundo ela, a excelente estrutura e o quadro de professores qualificados influenciaram sua escolha. “Eu escolhi fazer o vestibular do IFSULDEMINAS por saber que, além da Instituição ser referência na região e na formação dos profissionais, oferece ensino gratuito e de qualidade. Também tenho acompanhado as excelentes notas recebidas nas avaliações do Ministério da Educação. Isso me dá segurança e certeza que escolhi a instituição certa”, disse Thaís.

Já Vinícius da Silva Moura, atento às exigências do mercado, não perdeu tempo e escolheu o curso Técnico em Administração. “O mercado para a área de administração é muito amplo, e sempre gostei de lidar com pessoas, processos, negociações, números, dentre outros temas. E o curso engloba tudo”.

Pâmela Fernandes Batista, candidata ao curso de Medicina Veterinária, gostou muito da ideia de não ter que se deslocar até o Campus Muzambinho para prestar a prova. “Ter a oportunidade de fazer a prova na cidade em que se mora, reduz muito a possibilidade de ausência. Parabenizo o IFSULDEMINAS pela iniciativa, assim como eu, acredito que todos os outros candidatos concordam que o procedimento oportuniza o acesso democrático à Instituição”, disse Pâmela.

A prova para os cursos técnicos verificou conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática. Acrescentado a essas disciplinas, os candidatos aos cursos superiores foram avaliados nas disciplinas de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Química, Física, Geografia e História. Em ambos os exames, os candidatos foram avaliados pela redação, cuja temática deste vestibular foi “Os benefícios da qualidade de vida no ambiente de trabalho”, para o curso técnico; e “As relações familiares e sua importância para a sociedade”, para os cursos superiores. O IFSULDEMINAS divulgou o gabarito das provas nessa terça, dia 07/05, até às 19h.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
09/05/2019