Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas notícias > Notícias do ensino > Vestibular 2019/2º semestre
Início do conteúdo da página

Vestibular 2019/2º semestre

IFSULDEMINAS divulga as notas parciais dos cursos técnicos e superiores do Vestibular 2019/2º semestre

- Notas parciais - Cursos Técnicos 

- Notas parciais - Cursos Superiores

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga as notas parciais obtidas pelos candidatos que realizaram o Vestibular para o segundo semestre de 2019. Em função da anulação da prova de inglês, para dar tratamento isonômico a todos os candidatos, todas as questões de língua estrangeira foram anuladas, inclusive as de espanhol. As notas dos cursos técnicos e dos cursos superiores estão disponíveis.

O prazo para envio de recurso é até às 17h desta terça-feira, 28 de maio. O recurso deverá ser dirigido, por meio de requerimento (ANEXO XI), em primeira e única instância, à COPESE de cada campus, devendo este ser protocolado pessoalmente no campus escolhido, no período das 07h30 às 10h30 e das 13h30 às 17h, ou enviado por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) até as 17h. Os recursos enviados por e-mail somente serão aceitos se estiverem assinados de próprio punho pelo próprio candidato ou pelo representante legal, e em formato pdf. Não serão aceitos recursos enviados por correio.

Os candidatos estão listados em ordem alfabética de acordo com a modalidade de inscrição. As notas foram separadas por disciplina e redação.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
27/05/2019
Atualizado em: 28/05/2019

____________________________________________________________________________________________________

 

Confira os gabaritos do Vestibular 2019/2º semestre

- Gabaritos Cursos Técnicos

- Gabaritos Cursos Superiores

Publicado em: 08/05/2019

_______________________________________________________________________________________________________

Gabarito do Vestibular 2019/2º será divulgado dia 7/5

Dando prosseguimento ao edital do Vestibular 2019/2º, o IFSULDEMINAS divulgará o gabarito das provas nesta terça, dia 07/05, até as 19h. 

Publicado em 06/05/2019

_________________________________________________________________________________________

IFSULDEMINAS divulga a relação candidato/vaga do Vestibular 2019/2º

Candidatos já podem imprimir o Comprovante de Inscrição e conferir o resultado final dos pedidos de atendimento especializado/especial 

 

- Relação candidato/vaga - cursos técnicos

- Relação candidato/vaga - cursos superiores

- Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI)

- Resultado Final de Atendimento Especializado

 

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) recebeu mais de mil e quinhentos inscritos para disputarem as 339 vagas ofertadas no Vestibular 2019/2º semestre. São 255 oportunidades em cursos técnicos subsequentes presenciais nos municípios de Carmo de Minas, Muzambinho e Poços de Caldas. As 84 vagas restantes são para ingresso em cursos superiores presenciais ofertados no Campus Muzambinho (neste montante não estão incluídas as vagas via SiSU).

Entre os cursos superiores, o mais concorrido foi o de Medicina Veterinária do Campus Muzambinho, com aproximadamente 15,21 candidatos/vaga. Foram contabilizados 426 vestibulandos. Já entre os técnicos, o curso de Administração subsequente do Campus Poços de Caldas recebeu o maior número de inscrições, com 119 concorrentes e aproximadamente 3,4 candidatos/vaga para a disputa de 35 oportunidades.


Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI)

O CDI já está disponível para impressão no endereço eletrônico: www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular. É aconselhável que seja feita a impressão do comprovante até às 16h do dia 26 de abril. No comprovante constarão os horários, locais e a cidade que o candidato fará a prova e deverá ser apresentado no dia da prova, acompanhado de documento oficial de identificação original com foto. Os exames do Vestibular 2019/2º serão realizadas no domingo, 5 de maio de 2019, em um único período, das 8h30 às 12h30, nos seguintes locais:

- Campus Muzambinho: As provas serão realizadas no Campus Sede, Estrada Muzambinho, Km 35, Bairro Morro Preto, no CeCAES situado na Rua Dinah, 75 Bairro Canaã e na Unidade “Dr. José Januário de Magalhães”, na Rua Professor Salatiel de Almeida, 88 (ao lado Banco do Brasil).

- Campus Poços de Caldas: Local a ser divulgado

- Campus Avançado Carmo de Minas: no campus, no endereço Alameda Murilo Eugênio Rubião, s/nº, Bairro Chacrinha, CEP 37472-000

 

Atendimento Especializado e Específico

O IFSULDEMINAS também informa que já foi feita a análise final dos pedidos de atendimento especializado e especial e a relação de candidatos contemplados pode ser conferida na página do Vestibular 2019/2º.


Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS

Publicado em: 25/04/2018

_______________________________________________________________________________________________________

 

Anexo III dos Editais do Vestibular 2019/2º semestre é retificado

- Anexo III retificado- publicado em 09/04/2019

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa a retificação dos Editais que regulamentam o Vestibular 2019/2º Semestre. A mudança ocorreu no Anexo III dos Editais, que traz o modelo de etiqueta para envio dos documentos para solocitar atendimento especializado/específico e para concorrer pelo sistema de ações afirmativas ou pelo PcD Geral (pessoas com deficiência).

Publicado em 15/04/2019

______________________________________________________________________________________________________________________

 

IFSULDEMINAS oferta mais de 300 vagas no Vestibular 2019/2º semestre para cursos técnicos e superiores

As oportunidades são para 10 cursos oferecidos nos campi Muzambinho, Poços de Caldas e Carmo de Minas. 

- Edital 54/2019 - cursos técnicos subsequentes - retificado em 09/04/2019

- Edital 55/2019 - cursos superiores - retificado em 09/04/2019

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga os editais 54/2019 e 55/2019 que regulamentam o Vestibular 2019/2º semestre. Ao todo, são oferecidas 339 vagas, sendo 255 em cursos técnicos subsequentes presenciais nos municípios de Carmo de Minas, Muzambinho e Poços de Caldas. As 84 vagas restantes são para ingresso em cursos superiores presenciais ofertados no Campus Muzambinho (neste montante não estão incluídas as vagas via SiSU).

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas no período de 06 de março a 11 de abril de 2019. Os candidatos deverão acessar a página vestibular.ifsuldeminas.edu.br/, utilizar os documentos de identificação (RG e CPF) e preencher todos os dados solicitados no formulário. Ao final do processo, será necessário emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, no valor de R$ 30,00 para os cursos técnicos e R$ 60,00 para cursos superiores. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 12 de abril 2019 em qualquer agência bancária ou lotérica. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFSULDEMINAS, já que todos os cursos ofertados pela instituição são gratuitos. Para os candidatos que não possuem acesso à internet, os campi disponibilizarão um computador.

Isenção da taxa de inscrição

O candidato que tiver renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e tiver concluído o ensino médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada poderá solicitar a Isenção da Taxa de Inscrição, por meio de requerimento próprio (anexo II do edital), no período de 06 de março a 19 de março de 2019. Os documentos deverão ser encaminhados à Copese do campus escolhido, pessoalmente ou via Correios (Sedex com AR), nos seguintes endereços:

- Campus Muzambinho: (Campus Sede, Estrada Muzambinho, Km 35, Bairro Morro Preto CEP 37890-000);

- Campus Poços de Caldas, (Rua Dirce Pereira Rosa, 300, Jardim Esperança CEP 37713-100);

- Campus Avançado Carmo de Minas (Alameda Murilo Eugênio Rubião, s/no, Bairro Chacrinha, CEP 37472-000).

A partir do dia 27 de março, a lista com o resultado parcial dos pedidos será divulgada na página do vestibular. O resultado final será publicado a partir do dia 02 de abril. Caso o pedido seja deferido, o candidato deve desconsiderar a GRU. No caso de indeferimento, o pagamento deve ser efetuado em uma agência bancária ou lotérica até o dia 12 de abril de 2019. Não há ressarcimento de valores, caso os candidatos contemplados com a isenção efetuem o pagamento da GRU antes da divulgação do resultado final.

Ações afirmativas e PcD Geral

Do total de vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado em escolas públicas, integralmente, o Ensino Fundamental, para os processos seletivos dos cursos técnicos, e o Ensino Médio, para o ingresso em cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% das vagas serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo.

Para a comprovação da escolaridade, renda e deficiência de que tratam as vagas de ação afirmativa e do PcD Geral, é obrigatório ao candidato apresentar a documentação no campus escolhido para seu processo seletivo, em envelope lacrado e identificado com a etiqueta constante no Anexo III. Os documentos deverão ser entregues no mesmo momento e local da entrega dos documentos para realização da matrícula (o cronograma de matrículas será divulgado posteriormente). Entregas fora desse prazo causarão a perda do direito do candidato de concorrer às vagas reservadas. As documentações específicas para as vagas reservadas estão descritas no item 8 do edital.

Confira a playlist abaixo e esclareça suas dúvidas sobre as vagas reservadas:

Provas

As provas do Vestibular 2019/2º serão realizadas no domingo, dia 5 de maio de 2019, em um único período, das 08h30 às 12h30. Nesse dia, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que estará disponível a partir de 25 de abril na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, onde os interessados em se preparar para o exame também encontrarão o conteúdo programático e as provas anteriores.

No momento da inscrição do vestibular, o candidato poderá escolher um, dos três locais disponíveis, para realizar a prova, que será aplicada em na sede do Campus Muzambinho; na cidade de Poços de Caldas (local a ser divulgado após a confirmação das inscrições) e no Campus Avançado Carmo de Minas. Não será permitido ao candidato realizar a prova em local diferente do escolhido no ato da inscrição e estabelecido no comprovante definitivo de inscrição.

Cronograma do Vestibular

 Evento Data/Período
Pedidos de isenção de taxa de inscrição 06/03/2019 a 19/03/2019
Inscrição para o Processo Seletivo 06/03/2019 a 11/04/2019
Resultado Parcial dos pedidos de isenção de taxa de inscrição A partir de 27/03/2019
Resultado Final dos pedidos de isenção de taxa de inscrição A partir de 02/04/2019
Último dia para pagamento da taxa de inscrição 12/04/2019
Período para retirada do Comprovante Definitivo de Inscrição A partir de 25/04/2019
Divulgação da relação Candidato/Vaga A partir de 25/04/2019
Prova 05/05/2019
Divulgação do gabarito da prova objetiva 06/05/2019
Divulgação do gabarito após recursos Até 20/05/2019
Divulgação das notas A partir de 24/05/2019
Resultado Parcial A partir de 03/06/2019

Conheça o IFSULDEMINAS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas é uma instituição pública de ensino criada em 2008, a partir da fusão de três antigas escolas agrotécnicas nos municípios de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Atualmente, o IFSULDEMINAS também possui campi nas cidades de Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e campi avançados em Três Corações e Carmo de Minas. Além disso, atua em parceria com as prefeituras por meio de polos de rede em mais de 80 cidades. São cerca de 44 mil estudantes matriculados, 190 cursos ofertados e mais de 178 municípios atendidos na região. Reconhecido pela educação profissional aliada à formação humanística, o Instituto articula suas ações em função do desenvolvimento regional, proporcionando educação pública, gratuita e de qualidade que vai desde o curso técnico (Integrado ou Subsequente ao Ensino Médio) à pós-graduação.

Confira o quadro de vagas abaixo!

quadro de vagas


Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
Data: 01/03/2019

Fim do conteúdo da página