Página inicial > Últimas notícias > Destaque no GreenMetric

Destaque no GreenMetric

IFSULDEMINAS se destaca entre as instituições brasileiras mais sustentáveis do mundo

Como resultado dos esforços do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) para uma gestão mais sustentável dos recursos, a instituição foi destaque, pelo segundo ano consecutivo, no ranking internacional – UI GreenMetric World University. A pesquisa realizada pela Universitas Indonesia avalia instituições de ensino superior de todo o mundo. Na lista divulgada nesta segunda-feira, 11 de dezembro, o IFSULDEMINAS ficou classificado entre as dez instituições brasileiras mais sustentáveis do mundo, sendo o único instituto federal a participar da pesquisa.

O ranking UI GreenMetric avalia itens como áreas verdes, tratamento de água, transportes no ambiente acadêmico, consumo de energia e gestão de resíduos e as atividade acadêmicas relacionadas ao meio ambiente. Trata-se de uma avaliação bem complexa das instituições. Na avaliação do IFSULDEMINAS, a maior nota obtida foi em função do consumo energético. Em maio deste ano, a instituição concluiu a implantação do projeto IF Solar com a instalação de painéis fotovoltaicos destinadas à geração de energia solar nas unidades. Foram instaladas um total de 10 usinas na Reitoria e nos campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e nos campi avançados de Carmo de Minas e Três Corações, representando uma economia aproximada de R$ 59.000,00 por mês e R$ 708.000,00 por ano.

Em funcionamento até o momento, as usinas já geraram a economia de R$ 420.000,00 ao IFSULDEMINAS. O sistema instalado em cada unidade teve o custo de R$ 467.438,56, ou seja, uma das usinas implementadas já foi praticamente paga. Para 2018, a expectativa é de poupar R$ 59.000,00 ao mês, totalizando R$ 708.000,00 ao final do ano. Neste ritmo, em pouco mais de quatro anos, a instituição deve obter o retorno total do investimento. “Estamos muito contentes com os resultados positivos que já aparecem tanto nas contas de energia, como no meio ambiente e também com o sucesso do projeto perante a comunidade interna e externa do IFSULDEMINAS, e que está sendo reconhecido como um sucesso”, comentou o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, Paulo Roberto Ceccon.

Devido à participação do IFSULDEMINAS no Green Metric (2016), o reitor Marcelo Bregagnoli foi convidado a participar do 3rd International Workshop on UI GreenMetric World University Rankings (IWGM), organizado pela Universitas Indonésia em Istambul, na Turquia, entre os dias 09 e 11 de abril deste ano. Na oportunidade, ele falou sobre a experiência com a adoção de práticas mais sustentáveis no IFSULDEMINAS. “O momento foi ímpar devido à interação com diversas outras instituições tradicionais, possibilitando conhecer a realidade de cada uma delas e suas particularidades", comentou.

Em comparação com a participação do IFSULDEMINAS no Ranking de 2016, o item que mais evoluiu foi a Gestão de Resíduos. De acordo com a integrante do Plano de Logística Sustentável (PLS) do IFSULDEMINAS, Pâmela Hélia de Oliveira, neste ano, houve um levantamento mais completo das informações junto aos campi. “O item evoluiu nesta análise porque as unidades apresentaram ao Greenmetric sua infraestrutura do setor compostagem, projetos de tratamento do resíduo sólido e líquido, o biodigestor, a coleta seletiva que contempla o descarte adequado de resíduos recicláveis e de compostagem, a destinação correta do lixo eletrônico, pilhas e baterias, o reaproveitamento de componentes eletrônicos, o descarte de lâmpadas fluorescentes e o armazenamento adequado dos resíduos tóxicos gerados em laboratórios”, comentou.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 13/12/2017

Saiba mais:

IFSULDEMINAS conclui a implantação do projeto IF Solar

Reitor do Instituto fala sobre sustentabilidade em Workshop na Turquia

IFSULDEMINAS apresenta suas práticas sustentáveis à equipe do Cefet/RJ

registrado em: