Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Notícias da PRODI... > Referência em Sustentabilidade
Início do conteúdo da página

Referência em Sustentabilidade

CEFET/RJ visita o IFSULDEMINAS para conhecer as práticas sustentáveis da instituição

Na última semana, entre os dias 17 e 18 de outubro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) recebeu a visita de uma equipe do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ. Com objetivo de conhecer as práticas sustentáveis do Instituto, a diretora de Gestão Estratégica da instituição, Úrsula Maruyama, o professor e membro do comitê de Sustentabilidade, Ronney Mancebo Boloy, e a estudante do curso de Gestão Ambiental e estagiária da Diretoria de gestão estratégica, Clara Lima, se reuniram com servidores da Reitoria para levantar informações e sanar dúvidas que orientem a implantação de uma política sustentável no CEFET/RJ.

“Sabemos que o Instituto está elencado entre as poucas instituições que são referência na questão de sustentabilidade, tendo destaque no ranking internacional, UI GreenMetric World University Ranking. Como assumi a diretoria de Gestão Estratégica, que é semelhante à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, criamos uma divisão voltada para estratégia da sustentabilidade institucional. Com isso, temos a proposta de implantar a agenda ambiental da administração pública, criar e propor um Plano de Logística Sustentável e também nos preparar e capacitar para fazer parte dos indicadores do GreenMetric. Então decidimos fazer essa visita para conhecer o IFSULDEMINAS e as ações de sustentabilidade desenvolvidas”, comentou a diretora de Gestão Estratégica do CEFET/RJ.

Reunião

IMG 9981A equipe foi recebida pelo diretor de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, Paulo Roberto Ceccon, o coordenador-geral de Licitação e Compras, Marco Antônio de Melo Azevedo, e pela ouvidora e participante do Plano de Logística Sustentável (PLS), Pâmela Hélia de Oliveira. Além disso, participaram do encontro, os idealizadores do Projeto Ambiental Pouso Alegre - Coleta Bituca, Fernando Rodrigues Dias e Edson Dias, e o engenheiro e sócio-diretor da empresa Alba – energia e automação, Fernando Augusto Campanharo Costa.

Em um primeiro momento, foi exibido o vídeo institucional para apresentação do IFSULDEMINAS. Em seguida, as pautas foram em torno das ações sustentáveis desenvolvidas pelo Instituto, como o Plano de Logística Sustentável (PLS). Também foi falado sobre o ranking internacional – UI GreenMetric World University Ranking, que sinaliza os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das instituições de ensino superior em todo o mundo, no qual o IFSULDEMINAS foi destaque, sendo o primeiro instituto federal participante e classificado na 217ª posição geral. (Saiba mais).

A implantação das usinas fotovoltaicas para geração de energia solar na instituição, o processo licitatório para aquisição dos painéis de implantação do Projeto IFSOLAR, bem como o sistema de captação de água pluvial da Reitoria, a coleta seletiva, entre outros assuntos foram destaques. O engenheiro da empresa Alba falou sobre a parte técnica da instalação das placas. Saiba mais sobre as práticas sustentáveis do IFSULDEMINAS.

Projeto Ambiental - Coleta Bituca

Aproveitando a oportunidade, a fim de buscar uma parceria com Instituto, os idealizadores do Projeto Ambiental Coleta Bituca explicaram sobre as etapas do projeto e a importância para Pouso Alegre. Eles explicaram que diversas bituqueiras foram distribuídas na cidade e favorecem a diminuição desse material no ambiente. Os responsáveis buscam uma parceria para realização de pesquisas sobre a reciclagem das bitucas para, assim, transformá-las em papel.

Pâmela Hélia de Oliveira, participante do Plano de Logística Sustentável (PLS), explicou que a possibilidade de parceria será analisada. “A proposta para fazer a reciclagem das bitucas de cigarro tem sido um desejo forte da Comissão do Plano de Gestão de Logística Sustentável, ao termos o contato com o brilhante projeto do Fernando, ficamos estimulados a buscar com mais afinco oportunidades que permitam concretizar esta proposta que muito colaborará para as ações de preservação do meio ambiente”.

Visitas

Algumas visitas também foram realizadas, a equipe do CEFET/RJ conheceu de perto as usinas solares da Reitoria e do Campus Pouso Alegre. Eles viram o funcionamento do sistema de capacitação de água pluvial da Reitoria. Conversaram também com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Luiz de Andrade Rezende, sobre ações como publicação científica, cartão pesquisador, olimpíadas e com pró-reitor de Ensino, Carlos Alberto Machado, sobre experiências no sentido de aperfeiçoar o atendimento à sociedade e troca de informações da área. Além disso, se reuniram com o coordenador-geral de Licitação e Compras, Marco Antônio de Melo Azevedo, para saberem mais detalhes sobre o Sistema de Requisição do IFSULDEMINAS (SIREQ) e com Leonardo Silva Manso para conhecerem como funciona o Plano de Gestão de Logística Sustentável.

Para Úrsula, o aprendizado no Instituto pode ser dividido em duas partes: “a técnica, todos processos e planejamento das ações e a segunda parte que considero mais importante, é justamente o espírito colaborativo e organizacional, isso que faz toda diferença para uma equipe bem-sucedida. O que temos, hoje, no CEFET/RJ são bons exemplos e ações, mais que estão isoladas, pois não tínhamos nenhuma iniciativa institucional que agregasse valor. Com a criação da Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI), a nossa intenção é consolidar as ações e sermos reconhecidos internacionalmente e externamente e, ao mesmo tempo, queremos nos tornar parceiros do IFSULDEMINAS.” Ela explicou que o próximo passo será fazer um estudo de viabilidade dos projetos para que as ações sejam implantadas o mais rápido possível. 

IMG 0005

O professor Dr. em Engenharia Mecânica, líder do grupo de pesquisa em Empreendedorismo, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia (GEEMAT/CNPq) e integrante do comitê de sustentabilidade, Ronney Mancebo Boloy explicou que, “ o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação exige que institutos e universidades federais de educação tenham um Plano de Logística Sustentável (PLS). Em nossa instituição, estamos buscando a implementação do PLS e como sabemos que o Instituto é referência em sustentabilidade, viemos verificar pessoalmente. Nas visitas, conhecemos o sistema de captação de águas das chuvas, usada para o reaproveitamento desse recurso, e projetos como o IF Solar e coleta seletiva. Nossa intenção é replicar tudo que aprendemos nos sete campi e na Reitoria do CEFET/RJ."

A estudante do terceiro período do curso de Gestão Ambiental do CEFET/Maracanã e também estagiária na Diretoria de Gestão estratégica acompanhou a visita e comentou que, “o IFSULDEMINAS têm muitas tecnologias voltadas para o meio ambiente. Fiquei impressionada. É muito bom ver os campi mais sustentáveis e se tratando de uma instituição pública, ter esse cuidado com o meio ambiente é um exemplo.”

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Institucional, Paulo Roberto Ceccon, a partir desse contato, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) disponibilizará capacitação profissional com o Sistema de Monitoramento de obras do Governo Federal (SIMEC Obras) e foi assinado um protocolo de intenções para troca de informações com as pró-reitorias de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Desenvolvimento Institucional e Administração.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
20/10/2017

Fim do conteúdo da página