Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Papo Tech - Cafeicultura

Papo Tech - Cafeicultura

IFSULDEMINAS é destaque na oferta de cursos e pesquisa na área de Café

podcast logoO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foi destaque em divulgação do Ministério da Educação (MEC) feita na última segunda-feira, dia 24/05. Na data, foi comemorado o Dia Nacional do Café, que é um dos principais produtos do agronegócio brasileiro e que gera diversas oportunidades no mercado de trabalho e na pesquisa, foco da Educação Profissional e Tecnológica. Para celebrar, o MEC lançou um podcast sobre o assunto, que pode ser conferido na íntegra por meio deste link: EP 02 - Papo Tech é MEC.

Ensino

Segundo dados do órgão federal, nos últimos cinco anos, houve mais de 14 mil matrículas nos cursos Técnico em Cafeicultura, superior de Tecnologia em Cafeicultura e nos 44 cursos distintos de qualificação profissional na área do Café, todos pertencentes ao catálogo de cursos da Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, no mesmo período, sobretudo na região Sudeste, houve aumento da oferta destas oportunidades em mais de 100 por cento, primordialmente no ensino público.

De acordo com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau, há, em todo o Brasil, oito instituições com expertise na área do Café e, entre elas, destacam-se dois Institutos da Rede Federal: o IFSULDEMINAS e o IFES. “Essas duas instituições são referência na produção e desenvolvimento de estudos na área do Café. Elas ficam em regiões relevantes e de grande notoriedade na produção de café no Brasil”.

Pesquisa

Além disso, o podcast expôs dados sobre as pesquisas para melhoramento da produção cafeeira e para a produção de tecnologias, ambas realizadas pelo Polo de Inovação Agroindústria do Café do IFSULDEMINAS, implantado em 2017. Os números apresentados mostram que houve, no polo, R$ 4.000.000,00 contratados em projetos, com a participação de R$ 1.800.000,00 vindos das empresas parceiras. O gerente de projetos da Setec/MEC, Fábio de Medeiros Souza, afirmou que o polo não proporciona apenas benefícios tecnológicos. “A participação dos estudantes contribui também para a excelência na prática profissional e para uma melhor preparação para o mundo do trabalho”.

Por último, o áudio ainda trouxe o depoimento de Fabiano Silva, egresso do IFSULDEMINAS, sobre como o curso Técnico em Cafeicultura o ajudou na atuação como produtor rural.

Saiba Mais

Confira mais informações sobre os cursos e o Polo Agroindústria do Café do IFSULDEMINAS clicando nos links a seguir:

- Curso Técnico em Cafeicultura EaD

- Curso Superior de Tecnologia em Cafeicultura