Especialização Técnica

Divulgados conteúdo programático da prova e matriz curricular do Curso de Especialização Técnica em Produtor de Café Gourmet

São oferecidas 30 vagas e inscrições gratuitas seguem até dia 20 de agosto

- Edital retificado

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga alterações no Edital 107/2018, que trata sobre processo seletivo para o curso de Especialização Técnica em Produtor de Café Gourmet com Ênfase em Análise de Qualidade, oferecido pelo campus Muzambinho.

Modalidade Semipresencial
O objetivo do curso é preparar o profissional para atuar com a classificação da qualidade dos cafés. Esse aprendizado requer treinamentos práticos, com preparo de amostras, torração e degustação dos cafés. Portanto, embora o curso seja denominado na modalidade EaD, apenas 29% da carga horária do curso será ofertada no ambiente virtual de aprendizagem. Para todo o curso estão previstos, além da aula inaugural, 17 encontros presenciais e 62 horas de treinamento nos laboratórios, a serem agendados para o aluno.

Matriz Curricular
A Especialização Técnica tem duração de um ano e prevê o ensino, durante o primeiro período do curso, das disciplinas Manejo I e II e Análise da qualidade do café I, que abordarão temas, como: produção de mudas, material genético, manejo de pragas e doenças do café, certificação e degustação. A matriz curricular pode ser acessada neste link.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 20 de agosto de 2018, acessando o portal.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, opção “Inscrições”. Basta preencher todos os campos obrigatórios apresentados na Ficha de Inscrição e confirmar. Para candidatos que não tenham acesso à Internet, o campus disponibilizará computadores.

A prova
O Processo Seletivo será classificatório e eliminatório, sendo realizado em uma única etapa de prova, regido pela Comissão Permanente de Processo Seletivo (COPESE) do IFSULDEMINAS. A prova será constituída de 20 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas (prova objetiva), que cobrarão exclusivamente conhecimento específico da área de cafeicultura (o conteúdo programático pode ser acessado aqui).

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 03/08/2018

___________________________________________________________________________________

IFSULDEMINAS divulga processo seletivo para Especialização Técnica em Produtor de Café Gourmet

Técnicos em Agropecuária, Agricultura e Cafeicultura podem se inscrever até 20 de agosto

Edital 107/2018

Nesta sexta-feira, 27 de julho, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga o edital para o processo seletivo do curso de Especialização Técnica em Produtor de Café Gourmet com Ênfase em Análise de Qualidade. São 30 vagas disponibilizadas pelo Campus Muzambinho na modalidade de educação a distância. Poderão se inscrever candidatos que tenham concluído os seguintes cursos: Técnico em Agropecuária, Técnico em Cafeicultura e Técnico em Agricultura.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de 28 de julho a 20 de agosto de 2018, acessando o portal.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, opção “Inscrições”. Basta preencher todos os campos obrigatórios apresentados na Ficha de Inscrição e confirmar. Para candidatos que não tenham acesso à Internet, o campus disponibilizará computadores.

Documentos

a) Número do RG e CPF do candidato. Não serão aceitos RG e CPF de terceiros, mesmo que de parentes.

b) Estrangeiro: número da carteira de estrangeiro ou número do passaporte visado. Obs.: O candidato deverá, obrigatoriamente, possuir endereço de e-mail, para receber possíveis comunicações sobre o processo seletivo. O e-mail não pode ser @bol ou @uol.

Sobre a seleção

O Processo Seletivo será classificatório e eliminatório, sendo realizado em uma única etapa de prova, regido pela Comissão Permanente de Processo Seletivo (COPESE) do IFSULDEMINAS. Um percentual de 30% das questões da prova será destinada ao conhecimento específico da área de cafeicultura.

Ações Afirmativas

50% serão reservadas à inclusão social pelas por meio da política de ações afirmativas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinados à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservados para candidatos(as) com deficiências (PcD Geral), que não estudaram em escolas públicas, comprovadas por laudo, conforme estabelecido no Decreto 3.298/1999 e descrita no item 6 desse edital.

Sobre o curso

A especialização visa a capacitação de técnicos em Agropecuária, Agricultura e Cafeicultura para a análise da qualidade do café, na fase que antecede a comercialização. Os estudantes receberão conhecimentos específico sobre classificação e degustação de café para que possam buscar oportunidades de associar o produto ao mercado com o qual se identificam

Inscrições:

28/07/2018 a 20/08/2018

Divulgação do gabarito da prova objetiva:

03/09/2018

Período para retirada do comprovante definitivo de inscrição

A partir de 29/08/2018

Relaçao candidato/vaga

A partir de 29/08/2018

Processo seletivo

02/09/2018