Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Inauguração Complexo Educacional Atalaia
Início do conteúdo da página

Inauguração Complexo Educacional Atalaia

Complexo Educacional Atalaia é entregue à comunidade de Três Corações

dji1581349626927Na tarde da última sexta-feira, 28 de fevereiro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) inaugurou a segunda unidade do Campus Avançado Três Corações. Autoridades do município e dos poderes executivo, legislativo e judiciário; representantes de diversas instituições, inclusive da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC); e membros da comunidade acadêmica do Instituto, como reitor, pró-reitores, diretores sistêmicos e dos campi, servidores e estudantes, além da comunidade externa, participaram da solenidade de inauguração do Complexo Educacional Atalaia, uma estrutura com 7.311,25 m², cuja reforma e construção duraram mais de dois anos e custaram cerca de R$ 3,7 milhões. O local irá abrigar atividades administrativas, pedagógicas teóricas e práticas, sociais, culturais e esportivas do Campus Avançado Três Corações. Mais de 200 pessoas estiveram presentes no evento, no ginásio poliesportivo do Atalaia.

A estrutura Captura de tela inteira 02032020 122915

O novo complexo conta com quatro salas de aula; laboratórios de Mecânica (Usinagem, Desenho, Pneumática, Hidráulica, Metrologia, Ajustagem, entre outros); laboratório de Informática; ginásio poliesportivo; quatro salas administrativas e pedagógicas; três almoxarifados; áreas de convivência; auditório; circuito de câmeras de monitoramento; sistema de combate a incêndio e pânico; banheiros acessíveis; guarita para recepção e estacionamento. Todos esses setores já estão montados, equipados e, a partir deste mês de março, já irão receber alunos para as atividades curriculares.

O coordenador do curso Técnico de Mecânica acompanhou o processo de transferência dos maquinários que compõem os laboratórios do curso para o Atalaia e elogiou a mudança. “Com o Atalaia, criou-se um espaço que não tínhamos. Agora, temos condições plenas de reunir os alunos e dar uma aula com a presença de todos [antes, era necessário dividir os alunos em grupos durante as aulas práticas, pois os laboratórios não comportavam muitas pessoas]. E o mais importante é que estas aulas são ministradas com uma tecnologia atualizada”, explicou.

2020 inauguracao atalaia 2O estudante Iorran Correia Garcia, do 3º ano do curso Técnico em Mecânica, ficou entusiasmado com os novos laboratórios do Atalaia. “Este prédio é confortável, amplo, bem equipado. Com certeza, vai preparar a gente melhor para o mercado de trabalho”, avaliou.

O Complexo ainda possui outros espaços, como academia, vestiários, cozinha industrial e o refeitório estudantil, que só devem entrar em funcionamento, efetivamente, no segundo semestre, segundo o diretor-geral do Campus Avançado Três Corações, Francisco Vitor de Paula. “Estamos montando um processo para definir, por exemplo, a empresa que vai explorar o refeitório. Quanto à academia, o espaço já pode ser ocupado por aulas que não necessitem de equipamentos, pois estes ainda precisam ser adquiridos. Estamos realizados em inaugurar o Atalaia, mas o trabalho nunca termina, ainda temos muitos projetos para este lugar, como ver construído aqui um teatro de arena”, afirmou.

dji1581349620831Além disso, um dos diferenciais do Atalaia é possuir sistemas de armazenamento de água potável com capacidade para 70.000 litros e de águas pluviais para reuso, de 214.000 litros, como informou o coordenador-geral de obras de infraestrutura do IFSULDEMINAS, o engenheiro civil Paulo Roberto de Oliveira. “No quesito sustentabilidade, dentre os nossos campi, o de Três Corações, por causa do Atalaia, agora é o que tem a maior capacidade de armazenamento de águas pluviais para serem aproveitadas. Além disso, ainda iremos instalar no complexo placas fotovoltaicas, para a geração de energia solar”, explicou.

Solenidade

Apresentações musicais marcaram o início do evento. O Coral Vozes do Coração do IFSULDEMINAS - Campus Avançado Três Corações, composto por estudantes, servidores e comunidade, foi convidado a se apresentar. Em seguida, a banda de música da Escola de Sargentos das Armas de Três Corações, regida pelo maestro e subtenente Gonzaga, executou algumas músicas e o Hino Nacional Brasileiro. 

Durante a cerimônia, foi relembrada a criação e desenvolvimento do IFSULDEMINAS, destacando como foi a chegada do Instituto a Três Corações e a trajetória de transformação da antiga fábrica de calçados da cidade, abandonada há mais de 20 anos, na segunda unidade de ensino do Campus Avançado. Tais informações, inclusive, foram apresentadas em um vídeo, disponível abaixo, que também mostrou ‘o antes e o depois’ da obra do Atalaia.

 Captura de tela inteira 02032020 081820

A transformação do imóvel emocionou moradores locais, como o senhor Francisco Aluísio de Souza, 51 anos, ex-aluno do campus e que foi com a sobrinha prestigiar a cerimônia. “Isso aqui era um barracão derrubado, onde circulavam pessoas suspeitas. Agora, vai trazer oportunidades para a vida de muita gente”, alegrou-se.2020 inauguracao atalaia 3

A emoção também foi compartilhada pelo prefeito municipal Claudio Cosme Pereira de Souza, em cuja gestão ocorreram as negociações para dar utilidade pública ao imóvel, a desapropriação do prédio do Atalaia e sua posterior doação ao IFSULDEMINAS. “Este é um momento que marcará para sempre a história de Três Corações, com a inauguração de um complexo que vai servir não só à cidade, mas a toda região. A gente só vai vencer a desigualdade se a gente tiver Educação e investimento maciço na Educação”, ressaltou.

Homenagens

2020 inauguracao atalaia 35Receberam agradecimentos especiais o diretor-geral de Três Corações, Francisco Vitor de Paula, representando todos os servidores colaboradores da unidade; o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli; o engenheiro Paulo Roberto de Oliveira, representando todos os servidores e colaboradores da reitoria; o vereador de Três Corações, Maurício Miguel Gabdem; o prefeito da cidade, Cláudio Souza; o juiz de direito de Três Corações, Reginaldo Nakajima; e o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Tomás Dias Sant’ana.

As placas de homenagem foram entregues como símbolo de reconhecimento pelos serviços prestados ao IFSULDEMINAS na efetivação da obra que ampliou o campus avançado.

Alguns dos homenageados foram convidados a compor a mesa de honra da solenidade: o reitor do IFSULDEMINAS; o diretor-geral do Campus Avançado Três Corações; o prefeito municipal; e o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal. Junto deles estavam os deputados federais Odair Cunha e Reginaldo Lopes; os deputados estaduais Ulisses Gomes e professor Cleiton Oliveira e o juiz de direito da 3ª vara cível da comarca de Três Corações, Reginaldo Mikio Nakajima.  

2020 inauguracao atalaia 81Em nome de todas as autoridades do Poder Legislativo presentes, o deputado federal Odair Cunha discursou e lembrou que esteve em Três Corações, em 2013, na entrega do primeiro prédio do campus avançado e que voltava, agora, para confirmar a escolha certa em levar o IFSULDEMINAS para aquela microrregião. "Naquela época, conseguimos entender que havia uma demanda importante do município para receber os cursos que passaram a ser ofertados pelo IFSULDEMINAS. Desde então, podemos dizer que aqui há investimento sério, determinação. Muitas mãos, de muitas instituições, que atuaram de maneira decisiva para ter esta oportunidade que estamos vivenciando. Celebramos aqui, hoje, intituições sérias, parcerias importantes, que transformam a vida de muitas pessoas e do nosso mundo sul mineiro", afirmou.

2020 inauguracao atalaia 79Ao fazer o uso da palavra, o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Breganoli reforçou a importância das parcerias estabelecidas para concretizar o projeto de ampliação do campus avançado. “Foi uma conquista coletiva! O prefeito municipal, em um ato de coragem, em 2017, resolveu fazer a aquisição da área e doá-la para o IFSULDEMINAS, sabendo que a gente não tinha recurso para fazer toda essa reforma, que foi necessária, e ainda investir em equipamentos, justamente num momento de redução de investimento. Ele confiou no nosso trabalho, que foi o de buscar recursos, em Brasília, usando como argumento os excelentes indicadores da instituição, que convenceram o Governo sobre realizar o investimento. O desafio foi grande, mas aí está a estrutura, muito bem montada, que comporta tanto o viés do ensino prático, preparando o aluno para o mundo do trabalho, quanto o viés social, cultural e esportivo, envolvendo à sociedade e chamando-a para dentro da instituição".

2020 inauguracao atalaia 67Para finalizar, Bregagnoli explicou o significado do nome Atalaia. “Significa sentinela, aquele que observa. Eu evoco toda a população tricordiana para que cada um seja um atalaia e passe a nos observar, ser sentinela em cima do nosso trabalho. Eu tenho certeza de que, a partir do momento que todos conhecerem o que é feito aqui dentro, vocês vão valorizar e defender com mais veemência nossa instituição”, finalizou.

O representante da Setec também se pronunciou e, durante entrevista, informou que passou os últimos dois dias em visita às instalações dos campi Machado, Muzambinho, Poços de Caldas e Três Corações. Sant'ana disse ter ficado admirado com as atividades e estruturas locais. Além disso, exaltou o trabalho do IFSULDEMINAS na utilização da verba - de cerca de R$ 3,4 milhões - enviada, por meio de Termos de Execução Descentralizada, pela secretaria do Governo Federal para a execução da reforma do Atalaia. “O dinheiro foi bem aplicado; aquilo que foi passado para o Instituto foi efetivado da melhor forma. Estou bastante impressionado, de forma muito positiva, com a estrutura extremamente eficaz do Atalaia. Tenho certeza de que os alunos vão ficar impressionados também. A Rede está numa fase de consolidação, ou seja, a gente pretende finalizar as estruturas que estavam em andamento, que é bem o caso de Três Corações,  apoiando por meio de verbas”, enfatizou.

2020 inauguracao atalaia 75O representante do Governo também exaltou o trabalho pioneiro da gestão do IFSULDEMINAS quanto ao desenvolvimento sustentável dentro da Rede Federal. “Reconheço, em nome do MEC, o trabalho de energia renovável realizado por este Instituto, que teve repercussão em todo o país e permitiu que, no ano passado, a Setec investisse aproximadamente R$ 76 milhões na aquisição de usinas de energia fotovoltaicas pra toda a Rede (confira a reportagem sobre o tema). Assim ocorreu também com as universidades, que aproveitaram o trabalho iniciado pelo IFSULDEMINAS e também investiram montante aproximado na aquisição dessas placas. Em momentos de restrição orçamentária, essa ação é fundamental para garantir o nosso desenvolvimento, garantindo que as instituições reduzam o gasto com energia elétrica. Além disso, vou levar para a Rede Federal mais uma ação iniciada no IFSULDEMINAS, que envolve a captação de água pluvial e seu reuso, que seguramente será levada à toda a Rede", apontou.

2020 inauguracao atalaia 85Ato simbólico

Como ato final, houve o descerramento simbólico da placa que oficializou a inauguração do Complexo Educacional Atalaia, realizado pelo reitor do IFSULDEMINAS, pelo diretor-geral do Campus Avançado Três Corações, pelo diretor de Desenvolvimento da Rede e pelo prefeito de Três Corações.

Parabenizações

O congressista e presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Institutos Federais, o deputado federal Reginaldo Lopes, comentou sobre a importância da expansão da Rede Federal. "O grande desafio do Brasil é enfrentar as desigualdades e, talvez, o melhor instrumento para enfrentá-las seja a Rede Federal de Ensino Tecnológico e Profissionalizante, uma instituição de ensino verticalizada extraordinária. O que Três Corações ganha hoje é o aumento do potencial de cuidar de sua juventude, por meio da oferta de uma formação integral, inserindo o jovem de maneira efetiva e qualificada no mundo do trabalho".2020 inauguracao atalaia 87

Além dos parlamentares citados, também esteve presente na solenidade o deputado estadual Cristiano Silveira. O governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, e a ex-secretária de Educação do Estado e ex-reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazolla, não puderam comparecer à cerimônia, mas enviaram mensagens, em vídeo, parabenizando o IFSULDEMINAS pela inauguração do Complexo Educacional.

 

 

Confira abaixo mais fotos do evento:

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Fotos: Gabriel Pesoti e Leandro de Oliveira
Data: 02/03/2020

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página