Missão Moçambique

Representante do IFSULDEMINAS participa de Missão de Cooperação Internacional em Moçambique

A Missão tem como objetivos auxiliar a criação de um Centro de Inovação em Algodão e conhecer instalações de um futuro polo de ensino a distância na capital moçambicana

IMG 20190924 WA0021 CopiaCom a intenção de conhecer a realidade local do setor algodoeiro moçambicano e viabilizar oportunidades para contribuir para o aperfeiçoamento da cadeia produtiva, uma delegação brasileira realizou visitas técnicas nas cidades de Nampula, Namialo e Maputo, entre os dias 23 e 27 de setembro. O professor Sérgio Pedini, do Campus Poços de Caldas, integrou a delegação, em missão de cooperação internacional, representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).

O IFSULDEMINAS participa do programa do Conif de "Formação de Formadores da Área Agropecuária de Moçambique" desde 2017 e já recebeu dezenas de participantes em seus campi. O programa é coordenado pelo reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, no Conif. Confira reportagens institucionais sobre a capacitação de professores moçambicanos ocorridas em 2017 e em 2018, no IFSULDEMINAS.

Esta missão teve dois objetivos. Um foi o de auxiliar, juntamente com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), na instalação de um Centro de Inovação em Algodão no país africano, cultura muito importante para a economia local. Também participaram dessa ação professores dos Institutos Federais de Goiás e de Brasília. No encerramento da atividade, foi realizado um workshop para definir as diretrizes e ações do Centro, com a participação de diversos organismos governamentais moçambicanos.IMG 20190924 WA0031 Copia

Um segundo objetivo foi o de visitar o Instituto Dom Bosco, na capital Maputo, que será o polo presencial do curso de Especialização em Sistemas Agropecuários de Produção Agropecuária (sob coordenação do professor Pedini), a ser ofertado a distância pelo Campus Poços de Caldas, para formadores de Moçambique.

Toda missão foi coordenada e patrocinada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e do Instituto do Algodão de Moçambique (IAM). O Conif também ofereceu apoio logístico à missão.

Segundo Sérgio Pedini, "receber os moçambicanos em nossas instituições nos últimos anos tem sido um exercício de cooperação, mas, acima de tudo, um aprendizado de solidariedade e humanismo. Mas visitá-los, conhecer seu ambiente e suas dificuldades foi um ato de profunda transformação em minha vida e me motivou ainda mais a continuar colaborando e cooperando com o povo moçambicano".

Os próximos passos serão a elaboração do projeto de criação do Centro de Inovação em Algodão e a oferta do curso de especialização.

Texto: professor Sérgio Pedini - IFSULDEMINAS com revisão da Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 03/10/2019
registrado em: ,