Página inicial > PROEX > Cooperação com Moçambique

Cooperação com Moçambique

IFSULDEMINAS recebe professores moçambicanos para capacitação e intercâmbio

1 Foto1Pelo segundo ano, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participa da ação simplificada Brasil - Moçambique (Bramotec), um Programa de Formação de Formadores na área agrícola, resultado de uma parceria entre os dois países. Para participar da ação, desembarcaram no Brasil, na última semana, 30 professores moçambicanos. Quatro deles, foram recebidos, no Campus Muzambinho, pelo reitor do Instituto e coordenador-geral do programa, professor Marcelo Bregagnoli.

Os professores serão capacitados sobre temas como irrigação, sistemas de produção, solos cultivados, mecanização agrícola, extensão agrária e cooperativismo. Participarão das aulas no Campus Muzambinho até o dia 30 de outubro, quando seguirão para outra etapa de capacitação no Campus Inconfidentes. Entre os dias 12 e 23 de novembro, participarão de atividades no Campus Machado. Logo após, seguirão para o Instituto Federal de Minas Gerais - Bambuí.

Os demais professores serão recebidos pelos institutos federais do Maranhão, Ceará, Sertão do Pernambuco, Rondônia, Roraima, Norte de Minas Gerais, Goiano, Sul Rio Grandense, Catarinense, Espírito Santo, Fluminense, Sudeste de Minas e Rio de Janeiro.

1 Foto 2A proposta é apresentar metodologias de ensino trabalhadas no contexto educacional brasileiro e proporcionar uma vivência sobre a estruturação dos institutos federais. Em 2017, o grupo de 30 moçambicanos foi recepcionado pelo IFSULDEMINAS, que ficou responsável pela primeira etapa de nivelamento, adaptação e alinhamento dos conhecimentos. Bregagnoli comentou que a ação foi considerada tão bem sucedida que culminou na segunda edição deste ano.

Além de melhorar a qualidade da educação profissional de Moçambique, por meio da capacitação de formadores moçambicanos, o programa proporciona a troca de experiência e saberes, promovendo o desenvolvimento institucional e acadêmico das instituições da Rede Federal.

As primeiras experiências

Foto 7João Carlos da Silva, professor do Campus Muzambinho, comentou que os moçambicanos estão encantados com o País e com campus. “Tem sido muito proveitoso, tanto no aspecto teórico como prático. De fato, um bom intercâmbio de conhecimentos e experiências. Eles são ótimos professores e excelentes profissionais”.

“Pelo que percebi eles têm poucos recursos quanto a equipamentos, mas são extremamente interessados, aplicados e com boa base de conhecimento geral. Eles estão gostando muito, dizem que somos muito acolhedores e de muita simpatia”, disse o professor Francisco Vitor de Paula, que está responsável pelas aulas de Mecanização.

Sobre a ação

O convênio foi firmado pelo Governo Africano, por meio da Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP), com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e contou com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE).

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 26/10/2018