Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos > Jacu Digital
Início do conteúdo da página

Jacu Digital

Biorreator para fermentação de café natural e cereja descascado.

Jacu Digital IFSULDEMINAS 2O biorreator  Jacú Digital é  um equipamento para fermentação de café natural e cereja descascado, processo que ocorre por meio  de controladores e sensores 100% automatizados, o projeto foi criado a partir da parceria entre o Polo Agroindústria do Café, IFSULDEMINAS e a empresa CAMPOTECH. Todo o projeto foi pensado visando o processo de fermentação do café. Essa  prática deixou de ser somente para retirada da mucilagem do café, que poderia ser um complicador para a secagem, passando a ser uma solução de diversificação de café e seus sabores. Com parâmetros otimizados e culturas de leveduras adequadas para a fermentação, esses processos podem conferir atributos desejáveis à bebida. Conduzindo a uma maior diversificação de sabor e aroma do café.

A solução foi um equipamento eficiente que consegue dar condições de temperatura, movimentação de grãos e/ou aplicação das leveduras. O Jacú digital é único do mercado, totalmente automatizado, por meio de sensores digitais que monitoram  todo o processo de fermentação, levando em consideração diversos fatores, como o controle da temperatura, pressão, fluxo e pH. Todo o monitoramento pode ser feito remotamente por meio de um aplicativo.

Além de contar com um sistema inteligente, que informa todas as etapas, até a finalização de todo o processo, o sistema tem a opção de salvar informações de processos anteriores, para ser utilizado novamente em novos lotes maiores, mantendo a mesma qualidade, o que não era possível anteriormente em outros processos de fermentação.

Todo esse processo viabiliza ao produtor uma competitividade no mercado de cafés exóticos, elevando o acréscimo de 3 e 5 pontos, de acordo com a fermentação, na sua classificação e pontuação final.

Empresa Parceira: CAMPOTECH

 

Fim do conteúdo da página