Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos
Início do conteúdo da página

Projetos polo Embrapii IFSULDEMINAS

Projetos Concluídos

 

Jacu Digital

 Jacu Digital  O biorreator  Jacú Digital é  um equipamento para fermentação de café natural e cereja descascado, processo que ocorre por meio  de controladores e sensores 100% automatizados, o projeto foi criado a partir da parceria entre o Polo Agroindústria do Café, IFSULDEMINAS e a empresa CAMPOTECH. Todo o projeto foi pensado visando o processo de fermentação do café. Essa  prática deixou de ser somente para retirada da mucilagem do café, que poderia ser um complicador para a secagem, passando a ser uma solução de diversificação de café e seus sabores. Com parâmetros otimizados e culturas de leveduras adequadas para a fermentação, esses processos podem conferir atributos desejáveis à bebida. Conduzindo a uma maior diversificação de sabor e aroma do café.

A solução foi um equipamento eficiente que consegue dar condições de temperatura, movimentação de grãos e/ou aplicação das leveduras.O Jacú digital é único do mercado, totalmente automatizado, por meio de sensores digitais que monitoram  todo o processo de fermentação, levando em consideração diversos fatores, como o controle da temperatura, pressão, fluxo e pH. Todo o monitoramento pode ser feito remotamente por meio de um aplicativo.

Além de contar com um sistema inteligente, que informa todas as etapas, até a finalização de todo o processo, o sistema tem a opção de salvar informações de processos anteriores, para ser utilizado novamente em novos lotes maiores, mantendo a mesma qualidade, o que não era possível anteriormente em outros processos de fermentação.

Todo esse processo viabiliza ao produtor uma competitividade no mercado de cafés exóticos, elevando o acréscimo de 3 e 5 pontos, de acordo com a fermentação, na sua classificação e pontuação final.

Empresa Parceira: CAMPOTECH

Painel para colheita seletiva de café

 

Painel para colheita Seletiva Vitrine FAPEMIG

   O sistema (painel acoplado em diferentes máquinas de colheita de café ou outros grãos) promove a derriça mecânica de forma seletiva ou não dos grãos de café, como forma de aumentar a eficiência do processo de colheita, promovendo seletividade da mesma com maior economia no peso e maior versatilidade no processo. O sistema configura uma opção para a derriça mecanizada de café e demais drupas, com ajuste para colheita plena (derriça total dos frutos) ou seletiva (derriça dos grãos secos e maduros).  

Empresa Parceira: Pablo Rodrigues Dias

 

  Turbautobati – Barco Autônomo Batimétrico e verificação da Turbidez da água

 

Barco Turbautobati Vitrine FAPEMIG

  Um levantamento batimétrico consiste na determinação das profundidades de corpos hídricos e sua respectiva posição superficial. A turbidez da água com acurácia posicional é uma característica fundamental para iniciar a análise da potencialidade de uma irrigação de café e demais culturas com qualidade. O pH é outra característica importante para análise da água. Quando ácido demais, o pH pode deixar as folhas amareladas e impedem uma absorção saudável de ferro e nitrogênio. O pH alcalino faz com que os micronutrientes não fiquem disponíveis para a planta, causando uma maior incidência de doenças.Portanto, a organização/compilação de todos esses sinais de sensores em um único documento em tempo real torna-se fundamental para otimização de processos e custos com recursos humanos.

 Empresa parceira: CPE Equipamentos Topográficos Eireli

 

 Torrador Móbil: Stratto

 

Torrador Vitrine Fapemig

   Torrador de café para produção de torras de café especial com alta precisão, fácil manuseio e operação, com tecnologia agregada à simplicidade e baixo preço, torra de cafés especiais com critério, baixo consumo energético, torras bem-feitas sem necessidade de grandes conhecimentos do processo, acessível a cafeterias e Coffee Shop, fazendas de café e usos residenciais.

Empresa parceira: CARMOMAQ Indústria e Comércio de Peças e Máquinas Agrícolas Ltda

 

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página