Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Proex > Editais > Editais - Outros - PROEX > Edital 221/2025 - Edital de seleção de propostas para publicação de livros do IFSULDEMINAS
Início do conteúdo da página

Edital 221/2025 - Edital de seleção de propostas para publicação de livros do IFSULDEMINAS

O IFSULDEMINAS, por meio das Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e Ensino (PROEN), torna pública a seleção de propostas de livros para publicação em formato impresso ou eletrônico no ano de 2025

 

Cronograma é retificado. Veja novas datas!

 

Quem pode se inscrever

- Servidores efetivos e estudantes regularmente matriculados no IFSULDEMINAS; 

- Egressos que tenham colado grau a partir do ano de 2023 (item 3.6)

- Propostas podem ser de autoria individual ou coletiva, desde que o primeiro autor seja vinculado ao IFSULDEMINAS (item 3.5); 

- Cada proponente poderá submeter apenas uma proposta (item 4.4)

Requisitos para Inscrição

- Obra original com perfil acadêmico, técnico-científico ou cultural, de qualquer área do conhecimento, preferencialmente relacionada à atuação profissional no IFSULDEMINAS (item 2.3.a)

- Textos derivados de dissertações, teses ou TCCs devem estar adaptados para formato de livro e revisados (item 2.3.b)

- Não serão aceitos livros didáticos, reedições, monografias não adaptadas ou obras em desacordo com os princípios da Administração Pública Federal (item 2.5)

- Arquivo nos formatos ODT, DOC ou DOCX, fonte Arial 12, espaçamento 1,5, conforme normas da ABNT, com no mínimo 70 e no máximo 200 páginas (item 3.3); 

- Documentação obrigatória:

- Formulário de submissão (Anexo I);

- Termo de entrega e compromisso (Anexo II);

- Autorização de uso de imagem/conteúdo de terceiros (Anexo III);

- Sugestão de capa (opcional – item 3.4.g e Anexo III);

- O arquivo completo da obra deve ser disponibilizado em formato PDF, em um drive com acesso livre, cujo link será enviado no formulário de inscrição (item 4.5);

- O proponente é responsável por garantir o acesso ao drive; caso contrário, a proposta será desclassificada (item 4.6)

Processo de Seleção

Etapas:

- Homologação das submissões conforme critérios do edital (item 6.1)

- Avaliação pela Comissão Julgadora com base em:

- Relevância institucional (item 7.1.a);

- Problemática e contexto regional (item 7.1.b);

- Tema e eixo temático (item 7.1.c);

- Qualidade acadêmica, objetivos, resultados, pertinência, clareza e rigor científico (itens 7.1.d a 7.1.i);

- A Comissão Avaliadora é a instância final decisória (item 7.3);

- Serão selecionadas até 6 obras: 3 impressas e 3 e-books (item 8.2);

- A publicação poderá ser ampliada conforme disponibilidade orçamentária (item 8.3)

Publicação e Direitos Autorais

- Tiragem inicial: 500 exemplares por obra (item 8.4)

- 15% dos exemplares serão destinados aos autores como direitos autorais (item 8.4)

- Obras serão publicadas com recursos próprios do IFSULDEMINAS, mediante disponibilidade orçamentária (item 11.2)

- Autores devem ceder os direitos patrimoniais gratuitamente à instituição, respeitando os direitos morais (Anexo II – item 1)

- A obra deve estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei nº 13).

Cronograma

Evento Data
Lançamento do edital 08/08/2025
Submissão de propostas 08/08 a 24/11/2025 (até 18h)
Homologação das submissões 01/12/2025
Recurso sobre homologação 01/12 a 02/12 08/12/2025
Resultado final da homologação 03/12 10/12/2025
Resultado preliminar 23/02 07/04/2026
Recurso sobre resultado preliminar 23/02 07/04 a 02/03 14/04/2026
Resultado final 09/03 23/04/2026
Lançamento das obras Até 12 meses após resultado final
 
 
Dúvidas e informações adicionais podem ser enviadas para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fim do conteúdo da página
Salvar
Preferências do usuário sobre cookies
Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar conforme o esperado.
Aceitar todos
Recusar todos
Ler mais
Analytics
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Google Analytics
Aceitar
Recusar
Marketing
Conjunto de técnicas que têm por objeto a estratégia comercial e em particular o estudo de mercado.
Google
Aceitar
Recusar
Facebook
Aceitar
Recusar
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
Cookies
Aceitar
Recusar