JET Programme

JET Programme é um programa do governo japonês que visa promover o enriquecimento do intercâmbio cultural, o ensino de línguas estrangeiras e a mútua compreensão entre as nações.

Os aprovados na seleção JET serão contratados como funcionários públicos especiais em repartições públicas regionais e atuarão como CIRs (Coordenadores de Relações Internacionais) no Japão.  A principal função dos Jetistas consiste em divulgar a cultura brasileira através de palestras e aulas de língua portuguesa ou organizando eventos e servindo como tradutor e intérprete.

O coordenador de relações internacionais é responsável pelas atividades de internacionalização e atua em repartições do governo local ou em instituições correlatas (contratantes).

Aconselhar crianças brasileiras em escolas japonesas e prestar assistência a trabalhadores brasileiros residentes na região.

Assessorar projetos relacionados às atividades de internacionalização realizadas pelo contratante. (Ex.: edição / tradução / supervisão de publicações em língua estrangeira; colaboração / auxílio nos programas de intercâmbio internacional; atuação como intérprete em visitas de estrangeiros e em eventos, etc.)

Colaborar no ensino da língua estrangeira para a comunidade local e funcionários da instituição contratante.

Auxiliar no planejamento e participar das atividades de grupos locais ou organizações envolvidas com o intercâmbio internacional.

Assessorar e criar atividades de intercâmbio relacionadas à conscientização e à compreensão das culturas estrangeiras aos residentes locais; e suporte aos estrangeiros residentes.

Outras responsabilidades definidas pelo contratante.

Data Limite

21 de dezembro de 2021.

Elegibilidade

Interesse claro pelo Japão e desejo de aprimorar os conhecimentos sobre o país.

Estar motivado a iniciar e participar de atividades de intercâmbio internacional na comunidade local.

Fluência na língua japonesa (equivalente a nível acima de N2 do Teste de Proficiência de Língua Japonesa - JLPT).

Boa saúde física e mental.

Capacidade de adaptação às condições de moradia e trabalho no Japão.

Respeitar as leis japonesas.

Nacionalidade brasileira (Aquele que possui a dupla cidadania japonesa deverá renunciar à nacionalidade japonesa antes de assinar o Termo de Compromisso do JET Programme).

Dominar a pronúncia, ritmo, entonação e expressão oral da língua portuguesa, além do domínio da gramática normativa e boa redação.

Não ter participado do JET Programme após 2019 e caso tenha participado em anos anteriores, o período total de participação no programa deverá ser inferior a 5 anos.

Não ser desistente do JET Programme em anos anteriores, após o recebimento da notificação do local de atuação. Contudo, poderá ser aberta uma exceção, caso seja constatado uma razão inevitável para a desistência.

Até o momento da inscrição,  não ter residido no Japão, após 2012, por mais de 06 anos totalizados.

Formação universitária ou conclusão até a data de partida a ser determinada pelo Governo Japonês.

Candidato deve ser residente e domiciliado da jurisdição do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais(com excessão ao Triangulo Mineiro)); residentes de outros estados, verifique o consulado do Japão de sua jurisdição.

Valor Financiado

O participante contratado pela repartição do governo local é considerado um funcionário público especial e a sua remuneração, a despesa da passagem aérea de ida-e-volta, etc. são custeadas pelo contratante.

Passagem aérea: Passagem aérea de ida-e-volta
Remuneração anual: aprox. 3.360.000 ienes no 1º ano, 3.600.000 ienes no 2º ano e 3.900.000 no 3º ano
Horário de trabalho:  aprox..35 horas semanais (Normalmente, 02 dias de descanso - sáb, dom e feriados, podendo variar de acordo com o governo local.)

Período do Contrato inicial: 01 ano
O período do contrato, a princípio é de 01 ano. Havendo acordo entre o contratante e o participante, o contrato poderá ser renovado por até 2 vezes. E, em casos muito especiais, por até 4 vezes. O total máximo permitido é de 5 anos.

Forma de Solicitação

Em função da pandemia do COVID-19, solicitamos que, preferencialmente, o formulário e os documentos exigidos dos residentes no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais (exceto Triângulo Mineiro) sejam enviados pelo correio, e os mesmos devem chegar até o último dia da inscrição, para o endereço abaixo:

Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro
Praia do Flamengo 200 - 6ºandar, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ - 22210-901