Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PDI > Notícias > Atividades PDI 2024-2028
Início do conteúdo da página

Atividades PDI 2024-2028

Balanço sobre as atividades executadas para a construção do novo PDI

Reitoria Ativa Campus PoçosDesde março deste ano, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) iniciou a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que ditará os rumos da instituição nos próximos cinco anos.

O PDI é um instrumento de planejamento estratégico. Nele, constam a missão, a visão, os valores institucionais, as diretrizes pedagógicas, a estrutura organizacional, bem como os objetivos, os indicadores e as metas que irão orientar o IFSULDEMINAS de 2024 a 2028.

Como o PDI é um plano abrangente, que envolve todas as nove unidades da instituição, seu processo de elaboração precisa garantir a participação coletiva, democrática e colaborativa de toda a comunidade acadêmica. Para que isso ocorra, a Comissão de Estruturação e Mobilização do PDI adota uma metodologia de trabalho e um cronograma de atividades para serem cumpridas na reitoria e nos campi.

Reuniões de estruturação e diagnóstico

A equipe da Diretoria de Desenvolvimento e Relações Institucionais (DDRI), responsável por conduzir os trabalhos que envolvem o PDI, apresentou a proposta e as etapas de construção do documento aos campi durante o Projeto Reitoria Ativa, que consiste na ida da equipe de gestão da Reitoria às unidades. Foram detalhadas as especificidades do levantamento do inventário institucional, por meio da análise SWOT, usada para detectar as forças e fraquezas institucionais e as oportunidades e ameaças identificadas em cada um dos campi.

Oficinas com os setores institucionais

Após a tabulação de dados do diagnóstico SWOT, ocorreram oficinas na Reitoria nas quais foi repassado à gestão o feedback das informações levantadas junto à comunidade acadêmica e, a partir dessa exposição, iniciou-se a construção dos objetivos estratégicos institucionais. Na oportunidade, cada setor ficou responsável por indicar e apresentar três objetivos estratégicos de sua área de atuação.

Próxima etapa

Todos os objetivos estratégicos apresentados pelos setores encontram-se em discussão desde o dia 06/07, quando houve a primeira reunião para definir os dezesseis objetivos estratégicos institucionais. A previsão é que as Comissões de Elaboração do PDI voltem a se reunir em 24/07 para finalizar o texto sobre a construção dos objetivos e dos indicadores institucionais.

Texto: Dicom
Fotos: DDRI
Data: 10/07/2023
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página