Página inicial > PDI > Notícias > Página PDI 2019 - 2023

Página PDI 2019 - 2023

IFSULDEMINAS lança página sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019 - 2023

Notícias e documentos referentes à construção do PDI ficarão disponíveis para consulta on-line

reuniao dde e depesCom o objetivo de dar publicidade às etapas de construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), foi lançada nesta segunda-feira, dia 04 de junho, no portal institucional, uma página dedicada ao PDI. Para acessá-la, basta digitar o endereço portal.ifsuldeminas.edu.br/pdi ou clicar no link "PDI", localizado no Menu de serviços, na parte superior direita do portal.

O que é o PDI?

O PDI é um documento legal, usado como ferramenta estratégica de planejamento e gestão. Neste documento norteador, elaborado para um determinado período, deve constar a identidade da instituição, incluindo itens como filosofia de trabalho, missão a que se propõe, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades acadêmicas que o instituto desenvolve e/ou pretende desenvolver ao longo desse prazo. No caso do IFSULDEMINAS, a elaboração do PDI foi concebida para o período de cinco anos (2019-2023).

O coordenador-geral da Comissão de Elaboração do PDI e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFSULDEMINAS, Flávio Calheiros, explica as etapas de construção do novo Plano, iniciadas em 2017. Desde então, foi criada uma metodologia de trabalho que engloba três fases: a de Estruturação (quando foram criadas as comissões de gerenciamento e elaboração dos conteúdos temáticos); a de Diálogos (que prevê a realização de assembleias consultivas nos campi) e a Plenária Final (quando ocorrem as deliberações finais sobre o documento base elaborado pelas comissões temáticas). "Estamos finalizando a primeira fase, foi um trabalho que demandou um dialógo interno para organização das informações. Houve necessidade de um trabalho intenso de vários setores da Reitoria e que, em alguns momentos, contou com a colaboração de servidores dos campi", comentou o pró-reitor.

Conteúdos

A página do PDI foi colocada no ar a fim de registrar, divulgar, dar transparência, permitir sugestões da comunidade e tornar fácil o acesso a todos os materiais e fases de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional.  Mesmo após finalizados os trabalhos, a página continuará no portal do lFSULDEMINAS, abrigando o PDI vigente, os planos antigos e a metodologia atual adotada para elaborar o último Plano. Para o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, "essa página de divulgação do PDI é um marco na história do IFSULDEMINAS, algo pioneiro no desenvolvimento desse documento institucional. Além disso, mostra o compromentimento da gestão em dar publicidade aos seus atos e oportunizar a participação de toda a comunidade na construção do documento. Esperamos que toda a comunidade do IFSULDEMINAS possa contribuir para que tenhamos um PDI forte e que atenda as nossas demandas e demonstre a importância da nossa instituição para toda a sociedade sul-mineira".

No menu principal é possível encontrar a legislação que regulamenta a construção do PDI, o planejamento estratégico utilizado, o cronograma de trabalho, as notícias sobre as fases do processo e documentos oficiais, como relatórios de gestão e antigos PDIs do IFSULDEMINAS.

Lembrando que o Plano de Desenvolvimento Institucional é uma construção coletiva, O IFSULDEMINAS convida a comunidade interna e externa a clicar e assistir ao vídeo “O que é o PDI?”, que também encontra-se disponível na nova página.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 04/06/2018