Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Organizadores
Início do conteúdo da página

Restaura Mantiqueira - organizadores

Banner site Restaura Mantiqueira

 

Organizadores

 

 

Logo IFSULDEMINAS 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) foi constituído pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que delimitou seus serviços educacionais dentre aqueles pertencentes à educação profissional, técnica de nível médio e superior, e estabeleceu sua finalidade de fortalecer o arranjo produtivo, social e cultural regional.” (PDI, 2014, p.22). A instituição se organiza como autarquia educacional multicampi (oito campi) e possui a missão de “promover a excelência na oferta da educação profissional e tecnológica, em todos os níveis, formando cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas, articulando ensino, pesquisa e extensão e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Sul de Minas Gerais”.

 

TNC logomarca

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental, dedicada à preservação em grande escala das terras e água das quais a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções inovadoras e práticas para os desafios da atualidade, para que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 73 países, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e outros parceiros. No Brasil, onde atua há mais de 30 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas, com o objetivo de compatibilizar a conservação dos ecossistemas naturais com o desenvolvimento econômico e social dessas regiões. O trabalho da TNC concentra-se em ações ligadas à Restauração Ecológica, Segurança Hídrica e Agropecuária Sustentável, além de Infraestrutura e Terras Indígenas. Saiba mais sobre a TNC em

 

LOGO caminhos da semente

A Iniciativa Caminhos da Semente é uma rede de pessoas e organizações com objetivo de dar escala à restauração ecológica no Brasil, com foco no método de semeadura direta. A Iniciativa nasceu a partir de um Plano de Ação Estratégico elaborado em 2019, com contribuições de mais de 250 atores de 160 organizações, dos setores privado e público, relacionados com a restauração ecológica. Coordenada pela Agroicone em parceria com Instituto Socioambiental (ISA) e Embrapa, além do apoio de diversas organizações parceiras. Também conta com um Comitê de Especialistas formado por representantes de governo, empresas, pesquisa e terceiro setor para guiar estrategicamente as atividades. Com horizonte de 5 anos, esse Plano ambiciona superar os gargalos atuais, de diferentes naturezas, e alavancar a restauração ecológica com semeadura direta.

 

Conservador da Mantiqueira 1

O Plano Conservador da Mantiqueira (PCM) é um projeto criado em 2016, pela TNC e a Prefeitura de Extrema/MG, em parceria com o IFSULDEMINAS e várias outras instituições, com o objetivo de promover a restauração florestal de espécies nativas, em cerca de 1.200.000 hectares na área de influência da Serra da Mantiqueira em 425 municípios dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, utilizando a expertise do município de Extrema na execução do Projeto Conservador das Águas — primeira experiência brasileira de projeto de restauração florestal utilizando o mecanismo de pagamento por serviço ambiental (PSA).

 WRI Brasil logo 4c

O World Resources Institute (WRI) Brasil é um instituto de pesquisa que transforma grandes ideias em ações para promover a proteção do meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. Atua no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades. Alia excelência técnica à articulação política e trabalha em parceria com governos, empresas, academia e sociedade civil. O WRI Brasil faz parte do World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa com atuação em mais de 60 países. O WRI conta com o conhecimento de aproximadamente 1000 profissionais em escritórios no Brasil, China, Estados Unidos, Europa, México, Índia, Indonésia e África.

WWF Logo Large RGB 72dpi

O WWF-Brasil é uma organização brasileira da sociedade civil e sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro onde sociedade e natureza vivam em harmonia. Criada em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF (Fundo Mundial para a Natureza), presente em mais de 100 países.

 

Logomarca Emater A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG) é a maior empresa pública do setor no Brasil. Fundada em 1948 está presente em 93% dos municípios mineiros. Vinculada ao Governo do Estado de Minas Gerais, tem a Missão de Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio de Assistência Técnica e Extensão rural, com o foco principal no atendimento e fortalecimento da Agricultura Familiar. Atua em parcerias com as Prefeituras, Ministérios, Instituições de Ensino/Pesquisa , entidades de classe, Associações, Cooperativas e ONGs.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página