Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o 1º Seminário
Início do conteúdo da página

Restaura Mantiqueira - 1º Seminário

Banner site Restaura Mantiqueira

 

I Seminário “Restaura Mantiqueira” - Oportunidades, Desafios, Ensino, e Extensão na Década de Restauração

 

O 1º Seminário Restaura Mantiqueira (SRM) visa difundir o conhecimento na área florestal e avanços científicos e tecnológicos da Restauração de Ecossistemas, no Brasil e no mundo, assim como apresentar projetos e pesquisas em desenvolvimento na região do Sul de Minas, como, por exemplo , as desenvolvido pelo “Projeto de Pesquisa Muvucar - Avaliação da Custo Efetividade e Aperfeiçoamento de Técnicas de Restauração”.

O projeto Muvucar, promovido pelo IFSULDEMINAS e a TNC, contando com o apoio da Iniciativa Caminhos da Semente, busca desenvolver uma série de estudos para o aperfeiçoamento e a inovação em práticas de restauração ecológica no âmbito da Mata Atlântica. Também busca gerar oportunidades para melhoria da qualidade de vida das populações da região Sul do Estado de Minas Gerais, de maneira a contribuir com importantes iniciativas de restauração regionais, a exemplo do projeto Raízes do Mogi. Tal ação é  desenvolvida pelo WWF, com objetivo de  restaurar áreas dentro da Bacia hidrográfica do Alto Mogi e fortalecer as empresas juniores do IFSULDEMINAS para atuação na cadeia de restauração florestal.

Ambos projetos e Seminário integram as ações do Plano Conservador da Mantiqueira (PCM), criado em 2016, e que surgiu após uma experiência da expansão do projeto Conservador das Águas, da prefeitura de Extrema (MG). O PCM tem o objetivo de promover a restauração florestal em cerca de 1.500.000 hectares na área de influência da Serra da Mantiqueira, em 425 municípios de MG, SP e RJ. 

O Seminário Restaura Mantiqueira remete ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 15 – vida terrestre, que tem como objetivos: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade e alude, também, à Década da Restauração de Ecossistemas, período de 2021 a 2030, declarada pelos Estados Membros da ONU. Esta Década das Nações Unidas inspirará e apoiará governos, agências da ONU, ONGs, sociedade civil, crianças e jovens, empresas do setor privado, povos indígenas, agricultores, grupos de mulheres, comunidades locais e indivíduos globalmente, para colaborar e desenvolver os conjuntos de habilidades apropriados para catalisar e implementar com sucesso iniciativas de restauração em todo o mundo. 

Público alvo Data Carga horária Local
Alunos do ensino técnico, graduação, pós-graduação e profissionais da área florestal e interessados 
23, 24 e 25 de agosto de 2021 
9 horas
(3h em cada encontro)
Plataforma Zoom e  
 
Fim do conteúdo da página