Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

O que é Ação Afirmativa?

Ações afirmativas são políticas sociais de combate a discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, para promover a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, entre outros.

Desde a publicação da Lei 12.711/2012, o IFSULDEMINAS adota a política de ações afirmativas em seus processos seletivos, reservando 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais.

Os outros 50% são destinados à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservados para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. É na hora da inscrição do processo seletivo que o candidato deve optar por concorrer por meio das ações afirmativas, ou pela reserva de vagas destinadas às pessoas com deficiência (PcD Geral), ou pela ampla concorrência.

No resumo ilustrativo a seguir, você vê como ocorre a distribuição de vagas de um fictício curso do Instituto, com oferta total de 100 vagas.

Infografico acoes afirmativas vagas

botaoquiz

Assista aos vídeos abaixo para conhecer mais sobre as Ações Afirmativas.

 O que é Ação Afirmativa?

Modalidades de Ações Afirmativas

Candidatos com renda por pessoa igual ou menor a 1,5 salário mínimo
 

Pretos, pardos ou indígenas

 

Pessoas com deficiência  

registrado em:
Fim do conteúdo da página