O que é Ação Afirmativa?
Ações afirmativas são políticas sociais de combate a discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, para promover a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, entre outros.
Desde a publicação da Lei 12.711/2012, o IFSULDEMINAS adota a política de ações afirmativas em seus processos seletivos, reservando 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas e por pessoas com deficiência do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais.
Os outros 50% são destinados à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservados para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. É na hora da inscrição do processo seletivo que o candidato deve optar por concorrer por meio das ações afirmativas, ou pela reserva de vagas destinadas às pessoas com deficiência (PcD Geral), ou pela ampla concorrência.
No resumo ilustrativo a seguir, você vê como ocorre a distribuição de vagas de um fictício curso do Instituto, com oferta total de 100 vagas.
Assista aos vídeos abaixo para conhecer mais sobre as Ações Afirmativas.
O que é Ação Afirmativa? |
Modalidades de Ações Afirmativas |
Candidatos com renda por pessoa igual ou menor a 1,5 salário mínimo
|
Pretos, pardos ou indígenas |
Pessoas com deficiência |
Redes Sociais