Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Dúvidas Frequentes
Início do conteúdo da página

Processo Seletivo 2023/1º - Perguntas Frequentes

Versão para o vestibular 2023.1

 

01. Em que cidades são oferecidos cursos no IFSULDEMINAS?

O IFSULDEMINAS possui campus nas cidades de InconfidentesMachadoMuzambinhoPassosPoços de CaldasPouso AlegreCarmo de Minas (avançado)Três Corações (avançado).

02. Que tipos de cursos presenciais o IFSULDEMINAS oferece?

Para o vestibular, 2023.1. o IFSULDEMINAS oferta cursos superiores (bacharelado, licenciatura e tecnólogo)cursos técnicos de nível médio integrado e subsequente.

03. Quais cursos a distância o IFSULDEMINAS está oferecendo?

Para o vestibular 2023.1, está sendo oferecido o curso de Pedagogia (EaD), no Campus Machado e no Campus Campus Muzambinho

04. Como faço para estudar no IFSULDEMINAS?

  • Curso Técnico Integrado (para candidatos que já concluíram o Ensino Fundamental II - 9º ano): o ingresso ocorrerá por meio de uma prova com questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática, com conteúdos indicados na BNCC - Base Nacional Comum Curricular

  • Curso Técnico Subsequente (para candidatos que já concluíram o Ensino Médio): o ingresso ocorrerá por meio de análise curricular (notas do Ensino Médio).

  • Curso Superior (para candidatos que já concluíram o Ensino Médio): o ingresso ocorrerá por meio de uma prova com questões objetivas das disciplinas do Ensino Médio, abordando conteúdos indicados na BNCC - Base Nacional Comum Curricular - e uma Redação.

Todas as formas de ingresso são regidas por editais, publicados previamente no site do IFSULDEMINAS Reitoria e também nos sites dos campi de interesse.

05. O que são ações afirmativas?

Ações afirmativas são políticas sociais de combate a discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, para promover a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, entre outros. O IFSULDEMINAS adota 45% (quarenta e cinco por cento) do total das vagas à inclusão social via ação afirmativa voltada para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais.

06. Todos os cursos do IFSULDEMINAS são gratuitos?

Como uma Instituição Federal, todos os cursos ofertados são gratuitos e de qualidade.

07. O que é curso técnico subsequente (pós-Ensino Médio)?

O Curso Técnico Subsequente objetiva capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo. Estes cursos são voltados para alunos que já concluíram o Ensino Médio e desejam a capacitação técnica, em diferentes áreas do conhecimento.

08. O que é um curso técnico Integrado?

O Curso Técnico Integrado é voltado para alunos que, com uma única matrícula, irão cursar realizar a formação básica (por meio das disciplinas do Ensino Médio) e técnica (por meio de disciplinas técnicas de diferentes áreas), reunindo, assim, os conhecimentos do ensino médio às competências da educação profissional.

09. O IFSULDEMINAS tem vaga aberta para o meu curso de interesse?

Os cursos do IFSULDEMINAS são ofertados conforme demanda da sociedade. As vagas normalmente são disponibilizadas semestralmente, por meio de vestibular.

10. Quero fazer um curso técnico, porém não moro na cidade, a Instituição possui alojamento?

Alguns campi da instituição (Inconfidentes, Machado e Muzambinho) oferecem alojamento para uma parte de seus acadêmicos, após um processo de avaliação das condições socioeconômicas e da renda bruta familiar dos interessados.

  • No Campus Inconfidentes o setor responsável pelo alojamento é a Coordenação Geral de Assistência ao Educando, para obter mais informações, você pode entrar em contato pelo telefone 35 3464-9127;

  • No Campus Machado o coordenador é o Sérgio Luiz Santana de Almeida - Coordenador Geral de Assistência ao Educando - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

  • No Campus Muzambinho o setor é a Seção de Orientação Educacional, onde você pode solicitar mais informações pelo telefone 35 3571 5051.

Critérios para solicitar alojamento

a) estar regularmente matriculado em um dos cursos do IFSULDEMINAS

b) não possuir auxílio moradia do Programa Auxílio Financeiro.

c) realizar sua inscrição dentro do prazo e respeitar o processo estabelecido pelos editais

d) formalizar a inscrição através do preenchimento da Ficha de Inscrição e apresentar a documentação referente à situação socioeconômica da família;

e) comprovar a necessidade de obtenção de tal benefício, mediante comprovação da situação de vulnerabilidade social, por meio de demonstrativos de renda bruta familiar.

A secretaria do campus em que você deseja estudar sempre estará equipada com informações atualizadas a respeito das vagas e critérios para participar do programa de alojamento

11. Qual a diferença entre: Bacharelado, Tecnologia e Licenciatura?

Bacharelado – O profissional com o grau de bacharel pode atuar de maneira mais ampla no mercado de trabalho, pois os cursos desta modalidade são mais generalistas, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural.

Licenciatura – curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica.

Tecnológico – curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos.

12. Qual a diferença entre cursos técnicos e tecnológicos?

Curso técnico: Os cursos técnicos oferecem uma visão ampla e rápida de diversas áreas dentro de um curso específico, e tem a finalidade de incluir o aluno rapidamente no mercado de trabalho. É ideal para quem quer começar no mercado de trabalho ou se reciclar.

Curso superior de tecnologia: é um curso de graduação com duração menor que os do tipo bacharelado ou licenciatura. Os tecnólogos obtêm especialização profissional em áreas específicas orientadas ao mercado de trabalho. É preciso ter concluído o Ensino Médio para cursá-lo.

13. Posso estar matriculado ao mesmo tempo em duas instituições de ensino superior?

A Lei Federal nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, proíbe que uma mesma pessoa ocupe, na condição de estudante, duas vagas, simultaneamente, no curso de graduação, em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional. (Fonte: Lei Federal nº 12.089, de 11 de novembro de 2009). No entanto, é importante consultar no edital do processo seletivo quais as regras estabelecidas para efetivar uma matrícula, quando classificado.

14. O que é SISU?

Pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação), os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem concorrer a vagas ofertadas em instituições públicas de ensino superior participantes do SISU. O IFSULDEMINAS é uma instituição pública de ensino superior participante do SISU, que disponibiliza 70% das vagas para os vestibulandos que escolhem esta modalidade de ingresso.

15. O que é e como funciona o Auxílio Estudantil?

O auxílio estudantil é destinado aos alunos que apresentam quadro de vulnerabilidade social e que estejam regularmente matriculados no IFSULDEMINAS. Tanto alunos de cursos presenciais, quanto os à distância podem receber o auxílio desde que se enquadrem nos quesitos de vulnerabilidade social, apresentando a documentação exigida no edital que irá participar.

São lançados anualmente editais para identificar e selecionar estudantes que permanecem em situação de vulnerabilidade socioeconômica e atendam aos critérios para concessão dos auxílios no ano letivo de 2017.

Requisito: Estar regularmente matriculado no IFSULDEMINAS, exclusivamente aos estudantes contemplados nos Editais 25/2015, 38/2015 e 01/2016 do Programa Auxílio Estudantil e que estão recebendo auxílio estudantil.

16. Gostaria de conseguir o certificado do ensino médio pelo ENEM, e a entidade certificadora IFSULDEMINAS, como devo proceder?

A Pró Reitoria de Ensino é o setor responsável em dirimir dúvidas sobre este assunto, você pode acessar aqui para saber mais.

17. Perdi o prazo de pagamento da GRU do vestibular, posso imprimir a segunda via? Vocês podem me enviar uma segunda via?

De acordo com cada edital, pode-se imprimir a GRU, acessando a sua inscrição pelo sistema, até a data limite publicada oficialmente no edital, e efetuar o pagamento respeitando o horário bancário. Após o prazo limite para impressão e pagamento da GRU, o Instituto não enviará a guia, ou disponibilizará conta bancária para depósito. Respeitando os prazos previamente publicados e o princípio da Igualdade e isonomia.

18. Quais documentos são necessários para minha matrícula e quando começa as aulas?

A documentação exigida para cada campus e curso encontra-se indicado no edital, no item “Solicitação de matrícula” podendo o interessado também entrar em contato com a secretaria de cada campus para saber maiores informações. A data de início das aulas também é uma informação que deve ser apurada pela secretaria do campus que disponibilizará o curso.

19. Minha pergunta não consta neste local, como faço?

Mande a sua pergunta no seguinte contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   pelo telefone 35 3449 6189 (Reitoria).

20. Se eu optar pelo ingresso pela Nota do ENEM, como o IFSULDEMINAS vai saber minha maior nota do ENEM?

O sistema de vestibulares puxa as notas direto do INEP, portanto, fique tranquilo, que a nota considerada será a maior. Se algo ocorrer de errado, o candidato pode recorrer e indicar a edição que deveria ter sido considerada, que procederemos à correção.

21. Posso participar de mais de uma forma de ingresso para o superior, por exemplo ENEM e PROVA?

Sim! Fica a critério do candidato optar por uma ou mais de uma modalidade de ingresso. Porém, neste caso, devem ser emitidas e pagas duas GRU’s para pagamento de taxa, uma para cada inscrição.

22. Eu faltei no ENEM em alguma edição, mas em outra eu fiz a prova toda, isso me prejudica?

Não. Será selecionada a nota da edição em que o candidato obteve melhor desempenho. Então, onde houver falta, será descartado.

23. Posso somar minha nota da prova com o ENEM?

Não. Cada forma de ingresso é isolada e não existe essa possibilidade.

24. Não tenho condições de pagar a taxa de inscrição, e agora?

Os candidatos podem pedir isenção da taxa de inscrição no prazo previsto pelo edital. Caso perca o prazo, para os cursos Superiores a concorrência pelo SISU é gratuita e para os cursos Técnicos Subsequentes também não será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo 2023/1.

25. O que é o Número de Inscrição Externa que aparece para mim?

É o número da sua inscrição mais recente no ENEM.

26. Não consigo acessar o gov.br, e agora?

Clique aqui para saber mais sobre o gov.br , que nesse post tem um item só dedicado a ele.

27. Cancelei minha inscrição, e agora não consigo fazer mais?

Consegue sim, basta enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , que iremos reativar sua inscrição.

28. Errei a minha inscrição, e agora?

Em quase todos os dados, basta acessar o site de inscrição, entrar com seu usuário gov.br, clicar em Acompanhar/alterar inscrição e corrigir. Se não conseguir, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

29. Não encontro as profissões corretas para informar na inscrição, e agora?

As profissões disponibilizadas nas inscrições são determinadas pelo portal Gov.br e o IFSULDEMINAS não tem como alterar ou corrigir. Escolha aquela que mais se aproxime da profissão, ou a opção “outros” e prossiga, essa informação não interfere na inscrição.

registrado em:
Fim do conteúdo da página