Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > PROEN > ENCCEJA 2019 - Informações
Início do conteúdo da página

ENCCEJA 2019 - Informações

Saiba como obter o certificado de conclusão de Ensino Médio do ENCCEJA e confira os tutorias que explicam como solicitar, acompanhar e autenticar seu certificado

Banner 750x195 enceja

 

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) é unidade Certificadora de Conclusão de Ensino Médio e de Declaração Parcial de Proficiência dos participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA/Nível Médio).

Quem pode solicitar o Certificado

1) participantes que tenham completado 18 anos até a data de realização da primeira prova do ENCCEJA;

2) não tenham concluído o ensino médio;

3) tenham atingido, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e tenham atingido, no mínimo, 5 pontos na redação.

 

A Declaração Parcial de Proficiência (com base no ENCCEJA 2017, 2018 e 2019) poderá ser solicitada pelos participantes que:

1) tenham completado 18 anos até a data de realização da primeira prova;

2) não tenham concluído o ensino médio;

3) tenham atingido no mínimo 100 pontos na área de conhecimento que deseja obter proficiência.

4) Para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias o participante necessita ter obtido, no mínimo, 100 pontos nesta área e, também, pelo menos 5 pontos na prova de redação, isso na mesma edição do exame.

 

Acesse abaixo os tutoriais para solicitar, acompanhar e autenticar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio 

 

Os interessados na Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou na Declaração Parcial de Proficiência, utilizando as notas do ENCCEJA, devem realizar a solicitação pelo link https://suap.ifsuldeminas.edu.br/encceja_ifg/selecionar_tipo_certificado/ na opção: “Solicitação de Certificado ENCCEJA”, disponível no portal do IFSULDEMINAS.

Para solicitação online do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e da Declaração Parcial de Proficiência, o participante necessitará dos seguintes documentos:

Arquivo digital do Boletim Individual do ENCCEJA.

No caso de aproveitamento de notas das edições anteriores do ENCCEJA (2017, 2018 e 2019) ou ENEM (2009 a 2016), cópia digitalizada da Declaração Parcial de Proficiência constando obrigatoriamente a nota obtida.

O participante - que escolheu o IFSULDEMINAS como Unidade Certificadora em todas as edições do ENCCEJA - estará dispensado de apresentar a Declaração Parcial de Proficiência no exame que vier a aproveitar sua nota, devendo apresentar o Boletim Individual do ENCCEJA de todas as edições.

O participante que não dispuser de condições para realizar sua inscrição pela internet, poderá utilizar o microcomputador de uma das Unidades do IFSULDEMINAS para a solicitação do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência.

 

Solicitação Presencial

Algumas situações não permitem que a solicitação do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e a Declaração Parcial de Proficiência sejam realizadas online. Nessas condições, o participante deverá comparecer presencialmente a uma das Unidades do IFSULDEMINAS e preencher o requerimento fornecido pela secretaria do campus.

Deve fazer a solicitação presencial o participante que apresentar-se nas seguintes situações:

- O nome ou CPF distintos do cadastrado no ato da inscrição no ENCCEJA

- Teve alteração de seu nome civil;

- Não escolheu o IFSULDEMINAS como Instituição Certificadora;

- 2ª via do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou da Declaração Parcial de Proficiência.

No caso da solicitação presencial, esta poderá ocorrer pelo próprio interessado ou mediante procuração simples. Os documentos necessários para a solicitação encontram-se disponíveis no Edital.

 

Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência com base no ENEM (2009 e 2016)

Os participantes que desejarem solicitar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio, ou a Declaração Parcial de Proficiência com base no ENEM (2009 e 2016), deverá atender aos requisitos do Edital 02/2017.

Texto: Equipe Proen/Encceja com revisão da Ascom 
Data: 11/12/2019
Texto atualizado em 20/12/2019

_______________________________________________________________________________________

Edital do ENCCEJA 2019 será publicado em 16/12/2019


- Resultado Encceja 2019: participantes 

enccejaO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou nesta sexta-feira, 06/12, o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA 2019) para consulta dos participantes.

O Edital do ENCCEJA 2019 será publicado no site do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) a partir do dia 16 de dezembro, segunda-feira. Nele constará todas as orientações para solicitação do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e da Declaração Parcial de Proficiência para os componentes que o participante obteve aprovação.

O IFSULDEMINAS não receberá, até a publicação de novo edital, as solicitações de certificação do ENCCEJA 2019. Neste sentido, informamos que o Edital nº 24/2018 não é válido para o ENCCEJA 2019, devendo o participante aguardar até o dia 16/12/2019 a publicação do novo edital.

 

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS

Data: 06/12/2019

Fim do conteúdo da página