ENCCEJA - Informações
Saiba como obter o certificado de conclusão de Ensino Médio do ENCCEJA e confira os tutorias que explicam como solicitar, acompanhar e autenticar seu certificado
Nota |
ENCCEJA 2024
Resultado da prova do ENCCEJA 2024 sairá dia 23/12, segunda-feira, por meio deste link
|
O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) é unidade Certificadora de Conclusão de Ensino Médio e de Declaração Parcial de Proficiência dos participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA/Nível Médio).
Quem pode solicitar o Certificado
1) participantes que tenham completado 18 anos até a data de realização da primeira prova do ENCCEJA;
2) não tenham concluído o ensino médio;
3) tenham atingido, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e tenham atingido, no mínimo, 5 pontos na redação.
A Declaração Parcial de Proficiência (com base no ENCCEJA 2017, 2018, 2019, 2020, 2022, 2023 e 2024) poderá ser solicitada pelos participantes que:
1) tenham completado 18 anos até a data de realização da primeira prova;
2) não tenham concluído o ensino médio;
3) tenham atingido no mínimo 100 pontos na área de conhecimento que deseja obter proficiência.
4) Para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias o participante necessita ter obtido, no mínimo, 100 pontos nesta área e, também, pelo menos 5 pontos na prova de redação, isso na mesma edição do exame.
Acesse abaixo os tutoriais para solicitar, acompanhar e autenticar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio
Tutorial | Tutorial | Tutorial |
Os interessados na Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou na Declaração Parcial de Proficiência, utilizando as notas do ENCCEJA, devem realizar a solicitação por meio deste link na opção: “Solicitação de Certificado ENCCEJA”, disponível no portal do IFSULDEMINAS.
Para solicitação online do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e da Declaração Parcial de Proficiência, o participante necessitará dos seguintes documentos:
Arquivo digital do Boletim Individual do ENCCEJA.
No caso de aproveitamento de notas das edições anteriores do ENCCEJA (2017, 2018, 2019, 2020, 2022 e 2023) ou ENEM (2009 a 2016), cópia digitalizada da Declaração Parcial de Proficiência constando obrigatoriamente a nota obtida ou a Declaração Parcial de Proficiência.
O participante que não dispuser de condições para realizar sua inscrição pela internet, poderá utilizar o microcomputador de uma das Unidades do IFSULDEMINAS para a solicitação do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência.
Importante: Deve-se informar corretamente o e-mail no ato da solicitação, pois o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e a Declaração Parcial de Proficiência serão recebidas por e-mail.
Solicitação Presencial
Algumas situações não permitem que a solicitação do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e a Declaração Parcial de Proficiência sejam realizadas online. Nessas condições, o participante deverá comparecer presencialmente a uma das Unidades do IFSULDEMINAS e preencher o requerimento fornecido pela secretaria do campus.
Deve fazer a solicitação presencial o participante que apresentar-se nas seguintes situações:
- O nome ou CPF distintos do cadastrado no ato da inscrição no ENCCEJA;
- Teve alteração de seu nome civil;
- Não escolheu o IFSULDEMINAS como Instituição Certificadora;
- Aproveitamento de nota de outros exames supletivos (ex: CESEC), quando as notas destes forem anteriores a data da realização da prova do ENCCEJA;
- 2ª via do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou da Declaração Parcial de Proficiência.
No caso da solicitação presencial, esta poderá ocorrer pelo próprio interessado ou mediante procuração simples. Os documentos necessários para a solicitação encontram-se disponíveis no Edital.
Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência com base no ENEM (2009 e 2016)
Os participantes que desejarem solicitar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio, ou a Declaração Parcial de Proficiência com base no ENEM (2009 e 2016), deverá atender aos requisitos do Edital 02/2017.
- Faça sua solicitação de certificação aqui!
Redes Sociais