Jovem Aprendiz - XCMG
IFSULDEMINAS e fábrica XCMG firmam convênio para oferta de Curso Técnico em Mecânica Industrial EaD para jovens aprendizes
No dia 29 de novembro, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) firmou convênio de cooperação técnica com a indústria de máquinas pesadas chinesa Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG), cuja filial brasileira está localizada em Pouso Alegre (MG).
O convênio estabelece uma parceria de cooperação, entre as instituições, para o Programa Jovem Aprendiz, um projeto do Governo Federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00), com o objetivo de inserir o estudante no mundo do trabalho, desde que ele esteja matriculado em um curso de aprendizagem profissional oferecido por instituições formadoras legalmente qualificadas, como o IFSULDEMINAS.
Pelo convênio, o Instituto abrirá uma turma exclusiva do Curso Técnico em Mecânica Industrial, na modalidade a distância (EaD), para jovens aprendizes que irão atuar na XCMG. A iniciativa foi articulada pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS junto ao Campus Três Corações, unidade do Instituto responsável pela oferta do curso.
Cerimônia de assinatura
O reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, e o diretor cultural da XCMG, Gu Chong, assinaram o termo de cooperação na sede da XCMG do Brasil. Estiveram presentes na cerimônia o diretor-geral do Campus Três Corações, Carlos José dos Santos, o coordenador do Curso Técnico em Mecânica do IFSULDEMINAS, Edilson Cândido, o docente Adriano Baldim e o técnico em Laboratório de Mecânica, Hugo Luiz Oliveira. A XCMG também foi representada por Zhang Ping (gerente de Recursos Humanos - RH), Shangning Mao (especialista de RH), Thais Barbosa (coordenadora de RH) e Joice de Sá (analista de RH).
Para o reitor Cleber Ávila Barbosa, a parceria firmada entre o Instituto e a XCMG demonstra o compromisso do IFSULDEMINAS com a qualificação profissional e a conexão com o mundo do trabalho. “A promoção do Programa Jovem Aprendiz é algo extraordinário, pois os estudantes que atuarão como aprendizes terão a oportunidade de aliar teoria e prática, vivenciando experiências diretas na empresa. Além disso, esse tipo de ação promove a permanência e o êxito dos nossos estudantes dos cursos técnicos subsequentes, pela promoção da formação rápida e eficiente para ingresso no mercado profissional”, destacou o dirigente.
Características do convênio
A previsão é que o IFSULDEMINAS lance o edital de seleção dos estudantes no início de 2025, com a oferta de 45 vagas, e que as atividades acadêmicas e trabalhistas comecem ainda no primeiro trimestre do ano que vem.
Todos os classificados no processo seletivo serão contratados como jovens aprendizes pela XCMG, que fabrica principalmente cinco famílias de produtos: caminhão guindaste, carregadeira, escavadeira, motoniveladora e rolo compactador.
Na fábrica, os aprendizes atuarão em diversos departamentos da produção, nas áreas de montagem, usinagem, pintura e solda. De acordo com a analista de RH da XCMG, essa experiência permitirá que os aprendizes acompanhem processos produtivos de ponta a ponta, incluindo atividades em solda robotizada e o manuseio de máquinas com as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado. "Acreditamos que, assim como a XCMG, o IFSULDEMINAS prioriza a preparação das futuras gerações para os desafios do mundo profissional. Essa parceria representa uma excelente oportunidade de integrar novos talentos à empresa, enquanto contribuímos para a formação de cidadãos preparados para os desafios do mercado de trabalho e da sociedade", afirmou Joice de Sá.
O vínculo empregatício com a XCMG, que se estende por todo o período do curso (1,5 ano), irá garantir aos jovens aprendizes diversos benefícios, como carteira de trabalho assinada; carga horária de trabalho reduzida; salário mínimo por hora trabalhada (incluindo a carga horária acadêmica); vale transporte; férias; 13° salário; e recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Curso Técnico em Mecânica Industrial
O curso técnico ofertado pelo convênio será na modalidade subsequente, para jovens de 18 a 22 anos que já concluíram o Ensino Médio. O curso será oferecido pelo Campus Três Corações na modalidade EaD, com 80% da carga horária realizada de forma online e 20%, presencial.
De acordo com o coordenador do Curso Técnico em Mecânica, o professor Edilson Cândido, as atividades presenciais serão realizadas tanto na fábrica da XCMG, como no Campus Três Corações. No campus, há uma infraestrutura composta por laboratórios de Ajustagem e Usinagem, Hidropneumática, Automação, Metalografia, Ensaios Mecânicos, CAD e CAM, Metrologia, Soldagem, Máquinas e Motores. “Em cada laboratório estão disponíveis as ferramentas necessárias para operação de cada equipamento. Nos laboratórios de mecânica há também equipamentos como fornos para tratamento térmico, um motor automotivo em corte, sistemas mecânicos e elementos de máquina em exposição, que possibilitam aos alunos a realização de diversas atividades práticas”, descreveu o coordenador.
Já as aulas online e o conteúdo didático serão oferecidos no ambiente virtual de aprendizagem AVA - IFSULDEMINAS. “Os professores de cada disciplina do curso utilizarão materiais em diversas mídias, conforme planejamento pedagógico. Nos materiais constará o conteúdo que o aluno precisa estudar, materiais complementares e exercícios para fixação da matéria estudada. O AVA ainda permitirá a interação entre aluno-professor e aluno-aluno por meio da participação em bate-papo e em fóruns de discussão, além da troca de questionamentos e orientações”, completou o coordenador.
Histórico
A celebração de parcerias com empresas para contratação de estudantes é uma ação que está no radar do IFSULDEMINAS constantemente. Este é o segundo convênio celebrado pelo Instituto com empresas da região para a qualificação profissional vinculada ao Programa Jovem Aprendiz.
O pioneirismo veio com a turma do Curso Técnico Subsequente em Química, ofertada pelo Campus Pouso Alegre em parceria com a farmacêutica Cimed em 2023. “O convênio atual trata de uma parceria similar à celebrada com a farmacêutica. Todavia, o diferencial do convênio com a XCMG é a oferta de um curso de forma remota, o que torna tal parceria inédita no IFSULDEMINAS e fora dele. Não existem experiências similares no Brasil, com parceria celebrada em processo seletivo para formar uma turma integral de aprendizes” enfatizou Michelle Marques, diretora de Extensão do IFSULDEMINAS.
A iniciativa bem-sucedida com a Cimed e a pactuação desta nova parceria com a XCMG pelo Programa Jovem Aprendiz evidenciam formas de colaboração que o IFSULDEMINAS vem desenvolvendo junto ao setor produtivo. “Esse tipo de parceria reforça a importância de dialogarmos, sempre, com o arranjo produtivo local para fortalecermos a qualidade do nosso ensino e promover o desenvolvimento regional”, concluiu o reitor.
Redes Sociais